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segunda-feira, 23 de junho de 2008

Justas homenagens

A emoção faz parte da nossa experiência humana. Não é inteligente desprezar o seu
valor.

Pensando nisso,não sou tocado facilmente por qualquer coisa ou qualquer fato,
mas sou tocado por alguma coisa verdadeiramente quando essa coisa, esse fato
é verdadeiramente importante.

Na minha opinião há duas coisas importantes a se comemorar nesse momento por parte
de nós brasileiros:

A primeira, hoje 23 de junho comemora-se no Brasil, e no mundo os 50 anos da Bossanova com a gravação da canção
"Chega de Saudades" de Tom Jobim e Vinícius de Morais cantada por João Gilberto.

A segunda, ao final de 2007, Oscar Niemeyer fez 100 anos e o nono gênio ainda vivo
continua vivo e produzindo. Me emociona ao vê-lo, ouvir seus depoimentos, contemplar
a sua obra. O temperamento , a sabedoria, lembra muito meu pai,menos de dez anos mais
novo. Lembro de Tom Jobim, vejo meu filho de quinze anos se emocionar e perceber por
si mesmo a beleza e o misto de complexidade e simplicidade de Tom Jobim. Falta falar
de Tom Jobim, de Vinícius de Morais, de Francisco Buarque de Holanda, Chico Buarque
de Holanda...


O Brasil tem Artistas de verdade e não sabe...tem obras primas e a grande parte de
seu povo não sabe.
No lugar deles são fabricadas celebridades ridículas, MCs, Djs,RAPs, etc, imitações baratas dos originais da made in USA que não são na maioria grandes coisas. Não é discriminação nem simples preconceito, mesmo porque ao meu olhar não escapa nenhuma coisa ruim ou boa.

Não costumo ignorar as coisas como se elas simplesmente não existissem.O meu olhar é para um mundo nu. Exatamente como como ele é, como as pessoas são...as vezes, infelizmente...

O que é ruim é a substituição daquilo que é bom , construtivo, pelo ruim, falso,
pelo lixo...

O vídeo a seguir é o registro do encontro, da conversa, de dois grandes artistas
revelando a nós os momentos que viveram juntos e como eles vêem as coisas, a vida , o mundo.

Uma pequena conversa entre Oscar Niemeyer e Chico Buarque de Holanda



O Artista possui ferramentas que os não artistas não possuem

Sempre falei aqui das capacidades que fazem diferença entre o artista e
a pessoa comum, o não artista. Na verdade não são indivíduos iguais.

Podemos pensar que certas características não ligadas à cultura, à epoca
e o lugar onde um ser humano nasce e vive o faz particular e diferente na
sua vida. Assim é o artista.

Para um pintor a cor que os seus olhos vêem possui um valor
e uma importância maior que para a pessoa comum.

O som para o músico, a forma para o arquiteto, o tecido para o
estilista ou desinger de roupas, a palavra para o escritor,
a texto para o ator, a luz para o fotógrafo,a sequência de
uma cena para o cineasta, etc.

Quando o artista verdadeiro usa esses elementos, a cor quando usada pelo pintor,
a forma quando usada pelo arquiteto, a linha quando usada pelo desenhista;
ele os usa de modo nobre e com uma força muito maior que qualquer outra pessoa usaria.

As outras pessoas, os outros seres humanos até passam a ver, a ouvir,
a perceber aquilo que não viam, não percebiam.
Esse é o poder da Arte.

Agora todos esses elementos passam a ser reais para cada um deles ,
em uma medida sempre menor, é verdade, mas sempre por meio do talento do artista.

Como exemplo, um vídeo que registra o músico Steven Tyler do AeroSmith em uma
Igreja Evangélica Negra Ameericana cantando ao vivo em um culto "Amazing Grace".

Notem a força da sua maneira de cantar e interpletar a canção. Notem o prazer do músico em cantar junto aos músicos da igreja e a emoção demonstrada ao final da apresentação.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Como somos afetados pela Arte



Toda a nossa apreensão da realidade passa pelos sentidos. Podemos dizer que a nossa percepção
do mundo que nos rodeia passa, obrigatoriamente, pelos cinco sentidos : visão, audição, tato,
paladar e olfato. Podemos sobreviver com alguma adaptação a falta ou perda de um deles.


Culturalmente apreciamos e consideramos um ou outro sentido mais importante que os demais
sentidos.

A falta ou a perda de outros entretanto, talvez por ser menos comum e menos aparente, causa menos
preconceito e discriminação por parte de outras pessoas.

Por exemplo: se alguém perde ou por problemas genéticos não tem o sentido do paladar,
( muito raro ) as pessoas não saberão se alguém não disser a elas que essa pessoa tem esse
problema. O mesmo não acontece com a perda da visão ou da audição. Todas as pessoas ao
redor saberão se determinada pessoa não vê ou não ouve, enfim se tem uma deficiência visual
ou auditiva.


Os sentidos são nossas janelas para o mundo, para a vida, para a realidade, ou parte
dela.
A Arte é destinada aos sentidos se pensarmos nela de modo mais objetivo. O artista
percebe o mundo, pensa no que percebe desse mundo e expressa em alguma obra de arte por
ele produzida. Essa obra de arte é um apelo, um chamado, um convite aos sentidos dos
outros seres humanos. Eles podem ver, tocar, ouvir, até sentir o cheiro da tinta, da pedra,
do metal, etc.

Desse modo podemos dizer que o artista ao sentir o mundo através dos seus sentidos, ao
colocar na sua obra artística o que sentiu faz com que quem a vê, a toca, ouve, ou até
sente o cheiro do material usado, faz com que o espectador, o ouvinte sinta através dos
seus sentidos com uma intensidade muito maior do que ,ele sozinho, perceberia o mundo.

A arte ,então amplifica o que foi sentido por um indivíduo , fazendo que muitos outros
indivíduos percebam aquilo que não foi imediatamente percebido
no dia a dia.

Por isso precisamos da Arte, do trabalho e da produção artística dos artistas. Lembrando
também que a Arte é apenas meio, mídia, e não ela própria, a mensagem, a idéia, o sentimento,
a expressão.

domingo, 15 de junho de 2008

A Arte vale muito para poucos no Brasil! Infelizmente!

O último roubo de importantes obras de Arte ocorrido no Brasil na cidade de São Paulo, em reportagem completa.

A maioria da população brasileira não teve ou ainda não tem uma educação ideal em Arte.

O resultado disso e que a grande maioria da população não sabe o verdadeiro
valor ou importância de uma obra de arte.

Por outro lado, infelizmente, alguns sabem muito bem o quanto elas valem e quanto, aparentemente, são igoradas pelo público em geral e roubam essas obras de arte.
Na verdade escolhem muito bem, sabem quanto cada uma delas valem, quais as mais importantes, etc. Quem são os colecionadores que as comprariam e quanto pargariam
por elas no mercado negro de obras de arte.

Estudam e avaliam a segurança dos lugares onde elas estão expostas e escolhem
a melhor estratégia para roubar essas obras. Muitas vezes sob os olhos de todos,
do público que vai a esses lugares e do frágil esquema de segurança.

Também as pessoas que desejam ter essas obras compram de ladrões que sabem o
que devem roubar e a quem vender essas mesmas obras de arte.

Vídeo com detalhes do roubo no mais importante jornal de televisão da tv brasileira atualmente, o telejornal matinal "Fala Brasil" da Rede Record de Televisão.

O ENSINO DE ARTE TEM PROBLEMAS NO BRASIL MAS IMPORTANTES OBRAS SÃO ROUBADAS MAIS UMA VEZ




AJUDEM A ENCONTRAR ESSAS OBRAS!


As obras de Lasar Segal (esquerda, no alto), Di Cavalcanti (direita, no alto) e as duas gravuras de Picasso foram levadas na tarde desta quinta-feira (12) da Estação Pinacoteca, no Centro de SP (Foto: Divulgação) De acordo com informe da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura, todas as obras possuíam seguro, no valor total de US$ 568,4 mil - “Mulheres na janela” (seguro de US$ 500 mil), “O pintor e seu modelo” (US$ 4,2 mil), “Minotauro, bebedor e mulheres” (US$ 4,2 mil) e “Casal” (US$ 60 mil). Na minha última postagem disse alguma coisa sobre os problemas que há no ensino de arte, principalmente no ensino público brasileiro, particularmente no que se refere ao que ensinar, como ensinar, em que espaços, tempo de ensino e quem serão os profissionais capazes de dar essas aulas. A discussão é grande e envolve opiniões bastante diferentes e também interesses e ansiedades diferentes.

Voltarei a esse assunto posteriormente. Agora quero falar de um assunto ligado aos problemas do ensino de Arte que é a falta de compreensão do que seja a Arte exatamente, o seu valor, a importância social da Arte e a implicação na vida de cada uma das pessoas, sejam ricas ou pobres, urbanas ou habitantes de um meio rural, cultas ou incultas, com melhor ou pior educação. Embora o Brasil tenha um acervo e produção cultural proporcional a sua extensão territorial e as múltilas influências dos povos que formam a sua imensa população, a ingnorância acerca da Arte é patente em todos os meios sociais. É fácil deduzir o desprezo que resulta em um menor cuidado e proteção dessas obras de Arte que finalmente resulta em um investimento menor na segurança de museus onde essas obras, que são patrimônio cultural da humanidade, podem ser facilmente roubadas e correm o risco de, como foi em um importante roubo anterior, nem ao menos reconhecidas, podendo ser danificadas ou destruidas. No dia 20 de dezembro do ano passado, duas telas valiosas foram furtadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Entre 5h09 e 5h12 daquele dia, durante a troca do turno dos vigias, criminosos levaram os quadros “O Lavrador de Café”, de Candido Portinari e “O Retrato de Suzanne Bloch”, de Pablo Picasso. Três ladrões invadiram o prédio e roubaram as pinturas. Avaliadas em US$ 55 milhões, ou cerca de R$ 100 milhões, as telas estão entre as mais importantes e famosas do acervo do museu.

Já recuperados esses dois quadros, enquanto desaparecidos, correram o risco de não
serem reconhecidos pela maior parte da população, podendo ficar perdidos ou serem
danificados ou destruídos por acidente, conforme comprovam notícias através da mídia na época.

Assista o Vídeo com a notícia do roubo das obras de Arte através de uma importante rede de Tv Brasileira, Rede Record de Televisão.


sexta-feira, 13 de junho de 2008

O ENSINO DE ARTE é importante?



A tela nessa postagem é do pintor brasileiro Ernesto de Iori. Trata-se de um óleo sobre tela pintado em 1943. O título dessa pintura é "Marinha" e o tamanho do quadro é de 22 x 27 cm.
Essa pintura está a venda no site "Pinturas brasileiras" o qual divulgo com muito prazer.

A Arte, conforme o censo comum, está sempre direta ou indiretamente ligada ao lazer.
E o que é "lazer"? Bem, o espaço e o meio, talvez sejam inadequados para desenvolver
uma idéia e mostrar uma visão mais completa, mais abrangente do termo. Pesquisadores,
cientistas, acadêmicos tentam ( e não estão de pleno acordo ) dizer-nos o que seja
exatamente "LAZER".

Lazer pode em primeiro lugar significar DESCANSO. Todos querem ter dinheiro, ganhar um
bom prémio em alguma grande loteria para, enfim , não fazer nada pelo resto de suas vidas.

Então, finalmente, a vida de trabalho e cansaço será inteira de pleno LAZER. Prazer
em não fazer nada, absolutamente NADA.

A segunda definição é que LAZER também é fazer algo que se goste muito, algo que o
indivíduo tenha muito prazer, prazer genuíno, verdadeiro, que faça sem ser obrigado,
sem compulsão que seria uma dependência, um vício. O prazer vindo do vício, da
dependência, não é positivo. Já o prazer produtivo, que é um tipo de prazer
que existe junto com a construção do ser, esse é positivo.

A terceira definição é que o LAZER é aquilo que confere qualidade de vida ao indivíduo.


Por que estou lembrando estas coisas?

Simples: a arte é procurada sempre pelo seu lado lúdico, ou seja prazeiroso. Tanto por quem a quer exercer como profissão, no caso próprio artista, como por quem é consumidor de arte ( assiste um filme, uma peça de teatro, ouve uma canção , lê uma poesia, um romance, contempla uma obra arquitetônica, consome um tipo de moda
etc ).

Daí vamos diretamente a um outro ponto: deveria ser naturalmente bom ensinar e
aprender sobre a Arte.

Não é o que está acontecendo com os professores da rede pública de educação
em Belo Horizonte, Minas Gerais,Brasil - pessoas de todo o mundo estão lendo esse blog e se perguntam o que está acontecendo entre eles e seus alunos?

As angústias, conflitos e insatisfações várias afloraram em um dos nossos últimos encontros.

Os problemas não são poucos e nem poucas as dificuldades em passar para
as próximas gerações aquilo que, segundo o censo comum, é prazer , é LAZER.


Gente que gosta do que faz, gente que talvez mais que outros profissionais fizeram um a escolha clara daquilo que estariam investindo a sua única vida, seu intelecto, e suas aptidões naturais além de um penoso e demorado aprendizado ,
não está conseguindo ver o resultado de suas melhores expectativas: simplesmente ensinar o que sabem, o que amam , o que tem prazer.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Arte e o Homem

Pergunta-se : Qual o objetivo da arte? A que ou a quem ela, a Arte, dirige o seu olhar,
concentra os seus esforços?

A resposta : toda a Arte dirige-se ao homem, ao ser humano, as suas relações
com ele mesmo, interroga, pergunta acerca de sua natureza, força, presença no mundo
e seu destino.

Ao artista se impõe a sensibilidade, a criatividade, e o exercício em uma técnica
que deverá servir a um objetivo: apresentar a obra de um modo cada vez mais complexo

e subjetivo para que o expectador, o ouvinte, o leitor, dialogue através da obra com
o seu autor e veja a sim mesmo, veja o outro, veja toda uma espécie, a espécie humana.

Um pintor cria uma cor, elabora uma composição, desenvolve um tema. Assim outros
artistas ao empregarem suas respectivas linguagens, aprimoram, melhoram , se tornam
únicos e insuperáveis naquilo que criaram e desenvolveram.

Para pensarmos melhor sobre o assunto, vejamos o vídeo de duas atletas, as quais,
desenvolveram ao máximo suas habilidades e a capacidade de fazerem seus músculos e
tendões proporcionarem uma grande elasticidade além de mostrarem toda a beleza de
um corpo feminino. Corpo a ser usado na dança, na acrobacia, enfim na expressão
corporal.


O vídeo abaixo é uma homenagem a preparação, sem a qual não há
expressão por parte do verdadeiro artista em toda a sua força.

Duas garotas ginastas, de uma família circense mostram como é a sua rotina de treinos
e ensaios para apresentações. O espetáculo circense reune música ,teatro,
ginástica e dança além de outras expressões artísticas.


O artista prepara-se para expressar-se enquanto se apropria e aprimora a sua técnica e então tudo o que tem a dizer , a mostrar, explode diante de nós com toda a sua beleza e complexidade.

terça-feira, 10 de junho de 2008

A Arte uma incógnita



A ilustração ao lado é apenas um modificação de uma placa sinalizadora de trânsito. Não faz parte dos sinais internacionais de trânsito mas traz em si uma fortemensagem: NÃO BEBA AO DIRIGIR O SEU CARRO.

O Desenhista, de modo sutil e inteligente, criou um novo sinal, que sem palavras, e de forma eloqüente e forte transmite essa mensagem. Será muito bom se alguém ao vê-la decidir corretamente: não beber bebida alcóolica se for dirigir um automóvel.

A Arte é uma linguagem
mas socialmente é uma instituição e um fenômeno social.
Está presente em todos os setores da sociedade mas a maioria das pessoas ignora completamente o que ela seja e sua verdadeira importância.

Pense nas diversas atividades humanas e como a Arte se mostra presente e importante. Pense no caso de sua retirada o que restaria, por exemplo na liturgia religiosa, aos momentos de lazer, a educação, à propaganda, ao esporte, etc.

Para a maioria das pessoas, infelizmente, a Arte permanece uma incógnita...uma ilustre desconhecida!

Lamentável mas é um fato.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Artistas de verdade



Temos falado sempre nesse Blog sobre o que significa ser um verdadeiro artista,
contrapondo ao modo errôneo como a mídia constrói falsos artistas e celebridades.

Aos nossos alunos temos dito que, ao contrário do que pensam a maioria das pessoas
os verdadeiros artistas são pessoas que escolheram uma das linguagens da arte como
aquela que, através dela, se expessariam. Após aprimorarem as técnicas e a gramática de cada uma dessas linguagens, depois de muito tempo, após terem desenvolvido de forma plena as suas habilidades conseguem através delas se expressarem.

Para mostrar esse fato apresentamos o casal de artistas Djalma e Magda Colaneri
mais uma vez premiados pela consagrada revista Top of Business com o premio
TOP OF BUSINES pelo sucesso empresarial da maior fábrica de instrumentos
de percussão para orquestras sinfônicas e filarmônicas da América Latina.

Essa fábrica especializada em instrumentos musicais de alta tecnologia tem se
firmado com enorme e reconhecido sucesso ao lado de uma carreira
sólida, dele como músico erudito e dela como cantora consagrada e reconhecida.

Aos dois como artistas que são e empresários do ramo musical, o nosso reconhecimento
como artistas completos e exemplos de verdadeiros artistas.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O Fazer Artístico


A Arte como linguagem é um meio pelo qual os seres humanos podem se expressar, de um modo cuja complexidade simbólica pode ser explorada mais profundamente.

Entretanto, o fazer artístico compreende fases diferentes e distintas as quais são:

compreender a linguagem

dominar a técnica da linguagem escolhida

expressar através dela explorando todas as suas possibilidades

desenvolver a técnica

expressar-se de maneira mais e mais sofisticada.


Isso é real em qualquer linguagem da arte escolhida ( música, dança, teatro, pintura, escultura, arquitetura, moda, etc )

Muitas pessoas candidatas a artistas simplesmente permanecem em uma dessas etapas e não avançam nas suas carreiras. Observando artistas ao longo da história humana comprovamos tais etapas e as reconhecemos.

Muitos candidatos a artistas apenas permanecem como operários da Arte, dominando apenas a técnica e nunca conseguindo que o que fazem expressem de verdade o que sentem e o que tenham a expressar ao mundo.


Por Helvécio S. Pereira



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segunda-feira, 2 de junho de 2008

Novamente o emblemático Artista

Há certas coisas que são incorporadas inconscientemente pelas pessoas. Isso acontece, geralmente,
quando não se fala sobre determinado assunto. Quando não se fala profundamente sobre algo o
que passa a prevalecer é uma idéia ,um pensamento não claro e que revela uma visão irreal
e disforme daquela realidade.

Existe, ainda um pensamento de que o artista não é uma pessoa normal, cuja vida não é normal,
cujos compromissos e relação com as pessoas não sejam também normais. Algumas pessoas pensam
com sinceridade que uma obra artística é resultado de uma mente com características de um
místico , de uma pessoa que tenha visões, uma pessoa que não reaja , que não se comporte como uma pessoa absolutamente normal, que tenha crenças normais, hábitos normais, enfim comportamentos normais.

Pessoas que pesam assim desconhece a única linha que realmente separa artistas dos não-artistas que é exatamente o desejo incontrolável de se expressar as outras pessoas, de se expessar ao mundo.

Então esse artista escolherá uma linguagem da arte que lhe estiver disponível dentro de
sua cultura, sociedade, nível econômico, etc.


Por que estou falando sobre isso? assisti uma palestra em que foi dito que um dos trabalhos de
um artista excêntrico foi valorizado como algo capaz de transformar todas as esferas da sociedade
sendo que , pela biografia do artista citado, o mesmo, era uma pessoa alheia a organização social
como a conhecemos e com a qual convivemos em grande parte do mundo. O mesmo não acontece quando
assistimos um filme cujo roteiro foi escrito por alguém bem informado, inteligente, culto.

É assim na música, na literatura, no cinema, no teatro, na arquitetura, na moda, no paisagismo,
na moda, etc.

Os muito excêntricos são perigosos em qualquer área da vida humana, até na religião. Religiosos que não são cidadãos normais, pais e mães de famílias como as demais pessoas, que trabalhem como as demais pessoas...que paguem suas contas, que
tenham filhos adolescentes, enfim que tenham todos os desafios que todas as pessoas têm...assim como artistas que não tenham uma vida normal, desconfie deles.

Você pode perguntar então: o "normal" é sempre o certo? Nem sempre. Mas não tente negar que haja um modo normal das coisas apenas para afirmar o excêntrico, o irracional. Não existe como característica a obrigatoriedade do artista ser um indivíduo sem censo, louco, alienado, diferente das demais pessoas. Existiram e existem excessões, mas são excessões por tantos outros motivos como no caso de Van Gog cuja doença não foi a razão da sua genialidade mas um obstáculo a genialidade que não se concretizou.

É assim na arte. É assim na vida de um artista. Você trataria dos seus dentes em um dentista que não se mostrasse normal, equilibrado? ou se consultaria com um médico excêntrico demais?

Lembrei a meus alunos que o vocalista do Iron Maden é piloto de grandes aeronaves,
trabalha, inclusive em uma importante companhia da Europa viajando por todo o
mundo, passando pelas mais importantes cidades e aeroportos do mundo.

Ou seja: como cidadão, como um ser humano, é uma pessoa absolutamente normal, do ponto de vista médico, psicológico, etc. Como os músicos de seu conjunto musical voariam com ele? Confiariam as suas vidas a um louco?
Na última viagem de apresentações pelo mundo ele pilotou um grande avião levando o seu conjunto musical de rock pelas principais cidades do mundo por nada menos que três meses.
Milhares de pessoas assistiram as suas apresentações, inclusive no Brasil na cidade de São Paulo no ano de 2007.

Os seus milhares de fãs em todo o mundo não conseguem separar, talvez, uma coisa da outra: o palco, a perfórmace, da vida de cidadão do artista.

Mas deveriam!

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