Navegue pelas diversas páginas

sábado, 29 de novembro de 2008

A ARTE E AS PERDAS / SANTA CATARINA,UM HOMEM PERDE A MULHER GRÁVIDA, UM FILHO DE 9 ANOS E UMA FILHA

.

Na postagem anterior falei rapidamente sobre a possibilidade real da Arte ser meio de expressão da experiência humana, seja de prazer ou de dor. Óbviamente a noticia a que me refiro está em todos os jornais e revistas, rádios e tvs mas eu particularmente vi as palavras e o choro desse homem na Rede Record no local dos fatos.


Suponho que as mesmas palavras não possam ser repetidas em entrevista a outro canal pelo simples fato de fazer o homem repetir as mesmas coisas e deixar aflorar toda a emoção mais uma vez só para dar a mesma notícia novamente. Poderia ser através de qualquer canal, internet, o que fosse. A dor é a mesma. Não a sentimos na mesma extensão mas a imaginamos e não a desejamos. Em certa medida sofremos juntos. Sabemos que não há volta nem consolo, só o prosseguir, que óbviamente não seria fácil para nenhum ser humano.Por ser inda jovem há uma possibilidade maior de superação, mas não será fácil.


Compreender as verdadeiras razões e aceitar os fatos sem transferência de culpa ou se autodestruir e ainda visualizar as reais possibilidades de reconstrução será algo demorado e difícil. Mas haverá uma chance de sobreviver com muitas feridas e cicatrizes. Sozinho, sem ajuda, sem conforto, sem fé, impossível.Nossas orações devem ser por ele e por todas as outras pessoas.

Gostaria de repercutir uma canção que fala da dor da perda, que por destino atingirá cada um de nós, indiferentemente da circunstância, mais dia menos dia. é o artista, o verdadeiro artista, sentido a dor, chorando conosco, dando-nos consolo e esperança.


Michael W. Smith com a canção LIVE FOREVER.



.

SE SE SENTIR TOCADO E NÃO LHE FIZER FALTA PARTICIPE E APOIE A CAMPANHA DA REDE RECORD E DO INSTITUTO RESSOAR DE SOCORRO AO ESTADO DE SANTA CATARINA.


COMO FAZÊ-LO?
INFORMAÇÕES E NÚMERO DA CONTA NOS INSTITUCIONAIS DIÁRIOS DA REDE ROCORD DE TELEVISÃO E DA RECORD NEWS DIARIAMENTE.

E ATENÇÃO! CONTAS FALSAS ESTÃO SENDO ENVIADAS POR E-MAILS,ÓRGÃOS DE IMPRENSA ESTÃO DENUNCIANDO E CASOS ESTÃO SENDO INVESTIGADOS PELA POLÍCIA...

APOIE E AJUDE CAMPANHAS CONFIÁVEIS COMO DA REDE RECORD QUE SÃO FISCALIZADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.


.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A ARTE COMO EXPRESSÃO DE DOR - AJUDEM AS VÍTIMAS DE SANTA CATARINA

.

.

Eventualmente, na experiência humana, ninguém se furta totalmente ao fato de passar ou testemunhar momentos de extrema dor ou sofrimento. Com os meios de comunicação existentes podemos saber dos desastres e tragédias no momento em que as mesmas acontecem e de certo modo, de certa medida sofrermos, ainda que parcialmente junto com as pessoas envolvidas ou vitimadas pelos desastres e outras fatalidades.

Na história da Arte vemos as muitas obras que permaneceram como expressão e testemunho de vitórias, de contemplação da natureza, de crença e de dor. Isso é compreensível já que a verdadeira Arte e o verdadeiro artista possuem como característica uma "verdade" e refletem aquilo que vivemos como indivíduos ou como sociedade.

Não são poucos os momentos de dor que atingem indivíduos, famílias ou parcela de uma ou outra sociedade e Arte não pode ser alienada, os artistas não podem deixar de ser verdadeiros e não apenas celebridades que produzem algo a ser consumido por uma população também alienada.

O verdadeiro artista conhece melhor a experiência humana pois sobre ela se debruça, chora ou sorri, sofre ou sonha.


Aproveito esse espaço para repercutir o apelo a todos que ajudem os brasileiros vitimados direta ou indiretamente pelos desastres naturais em Santa Catarina.

Peço que apoiem toda campanha séria em prol daquelas pessoas incluindo a campanha lançada pela Rede Record de televisão lançada no dia 27 de novembro de 2008.

Durante toda a programação da Rede Record e da Record News a conta do Banco Bradesco está sendo veiculada. Por favor, não custará nada e toda ajuda, qualquer quantidade é bem vinda!

.

sábado, 22 de novembro de 2008

Um Artista Ed Mota entrevistado pela maravilhosa Maria Cândida

.

O objetivo é sempre falar sobre a Arte e como já disse em outras vezes, de modo diferente do que normalmente se ouve falando dela, de modo mais claro, mais direto, mais prático e menos teórico, mais próximo de quem quer entender a Arte que consome no dia a dia. Pessoalmente não tenho ídolos ou seja não sou exatamente fã de alguém em especial. Não quero dizer que seja errado ser fã de um artista mas eu não sou. Penso que isso seja muito bom pois posso contemplar o trabalho de um artista independentemente dele ser um "medalhão", ter feito coisas interessantes no passado ou o contrário. Olho para aquilo que o artista produziu sem préconceitos. Premios como "almoço com tal artista", "um dia na casa de artista tal" , jamais gostaria de ganhar e se ganhasse não iria. Só uma vez pedi um autógrafo para uma pessoa famosa e acabei dando o objeto autografado para uma outra pessoa sem maiores traumas. Admiro o trabalho das pessoas e como elas são, a sua sinceridade e verdade.

Adorei a entrevista feita pela Maria Cândida no canal Record News com o cantor Ed Mota o sobrinho do Tim Maia, multi-instrumentista, cantor apaixonado por black music e colecionador de viniz e de filmes em DVD. Sobre várias coisas, naturalmente, penso diferente do Ed Mota, quanto a outras surpreendentemente as nossas ídéias e opiniões são coincidentes. Gostei de várias coisas, das perguntas inteligentes e bem pontuais da querida Maria Cândida a quem seria redudante parabenizar, e do que Ed Mota pensa sobre a Arte, o artista, música,etc. Espero que todos os que acessam esse blog vejam com carinho essa entrevista. Abaixo a primeira parte e no site da Record News, aba entrevista você terá acesso as outras duas partes da entrevista.

Reconhecendo outras linguagens da Arte: A MODA

.

Sempre retomamos assuntos que abordam desde uma compreensão melhor da Arte até uma relação melhor e mais clara com artistas verdadeiros e com as obras produzidas por eles. Isto porque compartilhamos da idéia que a maioria das pessoas embora, como todas as demais, são consumidoras de Arte mas nem sempre compreendem a verdadeira relação da Arte consigo mesmas, com a vida.


Se perguntássemos a alguém se pintura é Arte a resposta certamente seria sim. Um quadro com uma paisagem ou um retrato, a óleo ou têmpera é facilmente reconhecido como trabalho artístico. Igualmente uma escultura em uma praça, no interior ou ainda integrada a arquitetura de uma igreja ou outro templo religioso. Da mesma forma um desenho de paisagem ou retrato. Porém há áreas da Arte ou mais especificamente linguagens desenvolvidas dentro da Arte, portanto linguagens da Arte que pessoas com menos informação acerca da Arte teriam dificuldades compreensíveis em reconhecê-las como Arte.Para citar apenas algumas: a Arquitetura, o paisagismo como parte da linguagem da Arquitetura, e a Moda.

No que diz respeito a Moda as vezes nem o artista cuja mente é a fonte criadora é reconhecido como tal. Vale lembrar que a moda é uma linguagem mais consumida e que mais influencia diretamente o comportamento das pessoas.A moda mais que a música,que modernamente é outra linguagem da Arte que contemporaneamente não conseguimos viver
sem tê-la como fenômeno integrado as nossas vidas, idependentemente da classe social,nível de escolaridade,interfere no modo como cada indivíduo vê a si mesmo e o grupo a qual se sente integrado.

É exatamente sobre esse assunto que tenho enorme prazer em divulgar um evento que considero de enorme importãncia para alargamento toda compreensão da Arte como fenômeno humano e linguagem altamente complexa.

A ARTE NA MODA E A MODA NA ARTE é um evento que acontecerá em breve e que convida a participação de artistas que trabalham com outras linguagens bem como profissionais da área de moda como estilistas e outros. Abaixo o cartaz do evento que convida a sua participação.




Se você está interessado em maiores informações esteja atento. Divulgaremos essas informações em novas postagens ou pesquise diretamente na internet.

.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Grammy Latino 9ª edição : Soraya Moraes

.

.


O meu propósito, aqui nesse blog, é o de sempre considerar as questões relativas à Arte de modo alternativo, pelo menos a maior parte do que se escreve e se fala sobre ela. Claro que nunca de modo impensado e irresponsável. A intenção é sempre focar um lado pouco enfatizado ou valorizado. Como indivíduos em uma sociedade estamos imersos e sujeitos a cultura e a produção artística feita por ela. Produção artística que reflete a modo como o mundo é visto e pensado por ela. Registra também as mudanças e transformações. Esse registro é indireto, às vezes imediato, às vezes ligeiramente tardio. Nesse universo coisas indiretamente relacionadas podem vir a tona, se tornar manifestas. A festa de premiação brasileira do Latin Grammy foi um mico comparada a sua versão original transmitida concomitantemente. De tropeção, erros de texto, anúncio de prêmios, envelopes que ninguém conseguia abrir facilmente, um suposto ( e de mau gosto ) sequestro da apresentadora, que já foi linda tudo coroado com pretensão do apresentador e mentor do CQC. No entanto gostaria de falar sobre a grande e inusitada surpresa. O Grammy é um prêmio comercial. Engana-se quem pense que o Grammy premia o que há realmente há de melhor na música ocidental. Contudo um cantor, uma cantora, uma canção escolhida, um album, não passa pelo público desconhecedor de música, mas pelos membros da academia que são ,de fato, todos músicos profissionais, artistas do meio musical com gravações na industria fonográfica. Essa gente toda entende de música diferentemente da maioria do público consumidor. De repente o inesperado: uma cantora brasileira, pastora de uma Igreja evangélica pentecostal, com experiência em canto congrecacional, trabalho de estúdio, gravações, arranjos e composição é indicada em três gramofones ( o troféu do Grammy ) e leva os três! E é o quarto da sua carreira em dois anos consecutivos. Melhor disco em lingua espanhola, melhor disco em lingua portuguesa e melhor canção brasileira! O Grammy não é assim tão verdadeiro mas não consegue ser tão falso. A distinção conseguida por Soraya Moraes foi autêntica. Num meio cheio de contradições como é hoje o meio artístico quando alguém consegue chamar para si a atenção de tantos pares que não são exatamente ignorantes pelo que fazem, música, isso é autêntico.

Uma informação adicional que poucos veículos de comunicação fizeram o favor de publicar: cada vencedor do Grammy leva para casa uma estatueta porém o seu produtor
( do disco ou canção em particular ) também leva um para casa. No caso da cantora Soraya Moraes, o produtor dos discos e da canção vencedora é o seu próprio marido, daí como resultado talvez seja a única artista brasileira a ter em sua casa oito estatuetas do grammy em apenas duas edições consecutivas, ou seja, em dois anos consecutivos apenas.




.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Arte, Debates

.


Debates são contribuitivos, na maioria das vezes, quando pelo menos provocam reflexão relacionada a um problema.Qualquer debate se torna desnecessário quando algo funciona bem, reconhecidamente bem. E esse funcionar bem não é baseado em opiniões mas em através de claros resultados. Ninguém reclama da economia se todos tem dinheiro no bolso,relativo poder aquisitivo e nenhum conflito familiar resultante de carências matteriais.

Todos, ou pelo menos, boa parte dos artistas verdadeiros, profissionais que se ocupam da educação artística ( não a matéria, a disciplina mas da necessidade natural das pessoas de conhecerem esse fenômeno humano que é a produção de obras que fazem parte do dizer artístico,sabem que algo não vai bem. Cada vez mais distante é o conhecimento artístico das pessoas que foi substituido pelas colunas de fofoca acerca de celebridades, facilmente confundidas como artistas pela população em geral. Nem de longe isso é conhecer e compreender a Arte.

Por outro lado a dúvida entre o fazer artístico, o pensar a Arte e "ler" a Arte, a sua produção como um todo. Esquece-se ou desconhece-se o embate histórico entre produzir novos artistas, entre usar a Arte como elemento terapêutico e entre fornecer informações acerca da Arte. A primeira opção é improvável ou seja de forçar a todas as pessoas a serem artistas,produzirem como artistas, desenharem, comporem, executar música em algum instrumento,etc.


No segundo caso a cada dia uma atividade livre, da moda, alienada de qualquer contexto que a arte poderia ser inserida. No terceiro casofornecer ao aluno uma enxurrada de informações sem uso prático acerca de obras , biografia de artistas, críticas acerca de produções artísticas, movimentos, novidades, etc. Em medida errada não produz a educação e a compreensão desejável. Tem-se a imprensão que foi ensinado Arte as pessoas e que esse aprendizado se tornou algo construtivo nas suas vidas, e isso de fato não aconteceu. Repito: é pelos resultados que se afere o trabalho feito.Temos e ainda teremos uma geração de adultos e jovens que não sabem,não entendem absolutamente nada acerca da Arte e pior: muitas vezes tiveram uma orientação completamente estapafurdia acerca da Arte. Ccompreender a Arte, pensar a Arteoisa difícil de consertar depois.

Afinal o que ensinar? O que aprender? Que significado e importância tem a Arte na vida de cada um de nós? O que é a Arte afinal de contas?

.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Arte produto da Cultura e da Genética

.


.

Confira os seguintes eventos artísticos:



.

Muita importância tem se dado a cultura como elemento determinante
do tipo de Arte produzida por um povo em determinada época em deter
minado lugar. Não são poucos os fatores que de modo complexo se interagem
produzindo aquilo que se tem como música, escultura, pintura, desenho,
moda, arquitetura, literatura,etc.

Entretanto além da cultura há a genética que individualmente ou de modo
macro faz com que seres humanos se interessem ou sejam capazes de forma
particular produzir um ou outro fazer artístico.É indubitável que para
que alguém produza música deva ter um perfil cerebral e sentidos,no caso
ouvidos, capazes de serem sensibilizados pelo som de forma particular ao
comparadamente aos demais seres humanos. Da mesma forma a visão para pin
tores e desenhistas, corpo com seus ossos e músculos para os bailarinos,
imaginação para compositores, escritores e poetas, e assim por diante.

Ao examinar-se a biografia de artistas renomados ou até comuns descobre-se
facilmente que tal inclinação para um ou outro tipo de arte se manifesta
bem prematuramente, desde a infância. Qual a importância disso?

A Arte produzida em algum lugar é resultado das características genéticas
dos indivíduos que compõem ou predominam nesse agrupamento humano,somados
a ela a cultura produzida ou absorvida. Daí a diversidade e a diferença
marcante entre uma Arte produzida por um povo e outra produzida por outro
povo. Também a partir disso pode-se concluir corretamente que a Arte espon
tâneamente produzida é o mais fiel retrato do que determinado povo SENTE,
PENSA e ACREDITA, enfim a sua leitura de mundo.

.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores