Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

OS 50 ANOS DA BOSSA NOVA

.

Aclamado pela crítica, bem recebido pelo público, recorde de vendas desde o lançamento, as regravações de clássicos da Bossa Nova de autoria de Antônio Carlos Jobim com parcerias com Vinícius de Moraes, principalmente, o DVD de Roberto carlos e Caetano Veloso, dois ícones da Música Popular Brasileira é um pouco de tudo que acontece em comemoração ao cinquentenário da Bossa Nova. Não se deve esquecer que a chamada Bossa Nova foi um movimento musical cuja consolidação se deve a um número maior de músicos bastante talentosos.

A seguir um vídeo pouco conhecido dentre os muitos que estão no YouTube a disposição de todos que se interessem, disponibilizamos em destaque nessa postagem. Aproveitem e deliciem-se.

.
Um autêntico trio de Jazz executando a Bossa Nova brasileira...

Mais um ótimo exemplo de como pessoas, artistas de culturas diferentes, podem e se apropriam da Arte produzida por outros , muitas vezes distantes de sua própria cultura e região geográfica e com muita propriedade.

WAVE de Antônio Carlos Jobim

.

TRANSCULTURALIDADE NA ARTE

.

"Appassionata"



Já tocamos nesse assunto em postagens anteriores. Acho entretanto, relevante falar sobre isso mais uma vez. Há um movimento, uma tendência quase geral, em valorizar, não no sentido ideal, a arte particular de cada povo, região, classe social, grupo, gueto, etc, com o a intenção de abolir as diferenças e os preconceitos possíveis, principalmente com relação ao que é produzido pelas chamadas minorias, sejam étnicas ou econômicas. Muito compreensível tudo isso. Porém caimos em algumas contradições como, por exemplo, não poder dizer que algo é ruim ( as vezes não seria politicamente correto ). Todo mundo mostra o que faz, se orgulha das porcarias que são feitas, das asneiras que são ditas ou produzidas e tudo bem.

Vamos ao ponto seguinte: é claro e aceitável e válido que os diversos grupos humanos, sejam marcadamente étnicos,ou sócio-econômicos, nacionais, regionais, ou que seja, produzam e contribuam com a sua criatividade, com novos elementos estéticos, etc. Por outro lado, a humanidade como todo,e isso podemos afirmar com certeza, busca a excelencia em tudo o que faz ou produz e na Arte não é diferente. O célebre músico Sivuca, já falecido, uma vez perguntado sobre o folclore ou a música folclórica deu uma resposta que por não ser politicamente correta, a mídia e educadores não fazem nenhuma questão de repercutir. Palavras suas em um documentário veiculado pela Tv Cultura:.." a música folclórica não serve para nada se não for revestida dos elementos da música erudita". Chocado? Sempre que converso com alguém sobre o assunto e repito a informação do Maestro Sinvuca, que tocou a vida toda música popular por todo o Nordeste Brasileiro e por todo o país, exterior também, e não era uma pessoa ignorante, professores de Arte e de História torcem os narizes.

Porém visto pelo lado correto ele está absolutamente correto. Não dá para alongar esse assunto no momento mas dá para citar exemplos gerais. As diversas contribuições particulares, sejam por determinada etnia, negros no Brasil,em Cuba, nos Estados Unidos da América ,possibilitaram o desenvolvimento de uma música esplendorosa cuja base é a Música Ocidental como linguagem e todos
os elementos construídos pela música erudita. Exigir que índios, negros, agricultores, pigmeus,
aborígenes australianos, pessoas do Norte do Brasil, Ásia Central, Esquimós, etc , obrigatoriamente se fechem em suas tradições e passado,para que todos olhem para eles como animais em extinção em um zoológico, é um crime injustificável ainda que aparente uma defesa da identidade de um grupo ou cultura particular. A propósito, com base nessas idéias as quais eu critico, o dinheiro público está sendo gasto as pampas com produções culturais de qualidade duvidosa, só por ser feita por gente pobre e de agromerados sem elementos que construam algo positivo. E o que está sendo gasto não é pouco. Também espaços nas tvs públicas estão sendo destinados a esse tipo de produção desqualificada. Olhem que o que estou dizendo não tem nada com preconceito. A população marginalizada econômicamente sempre produziu e contribuiu com linguagens artísticas que hoje são reconhecidas e que desde o seu nascedoro já contia elementos poisitivos, senão vejam o eemplo do samba, do jazz, do rock , do gospel, do tango, etc.


Como exemplo disso tudo, o vídeo acima, em que um grupo de músicos de origem oriental, executam uma música que não é de sua cultura, e de forma espetacular.
A música é a canção " Appassionata". Isso sim , na minha opinião ,que é extremamente válido e maravilhoso, quando alguém vai além e se apropria livremente da Arte produzida por outro podendo agregar a sua própria Arte, advinda de seu grupo ético,sua região ou país.



.

sábado, 17 de janeiro de 2009

IMAGINAÇÃO UM ELEMENTO PARA O FAZER ARTÍSTICO

.
O nosso propósito, vale a pena reiterar, é o de falar da Arte de um modo prático e facilmente compreensível a qualquer pessoa sem fugir a necessária abordagem teórica, que todo artista de verdade deveria ser capaz de fazer. Achei na internet, um dia desse, uma pérola como, felizmente há em meio a tanto lixo. Um médico prestou os devidos esclarecimentos acerca da boa saúde intestinal de um ser humano. Em cinco décadas de minha vida nunca tinha ouvido certas coisas, simples e importantes, que toda e qualquer ser humano deveria saber. Assim é com a Arte.Muitas vezes graduados em Arte se aprofundam em certos aspectos da Arte e esquecem ou pulam, aspectos práticos e diretos e muitas vezes mais importantes para o fazer artístico, dele artista e para as pessoas em geral. Quase sempre, em uma aula, ou outro ambiente em que a Arte seja objeto de atenção, inquiro as pessoas "o que é a Arte?" e normalmente as respostas são as mais improváveis, gerais , simples "achismos".

A postagem atual é para falar de uma coisa que move o artista, a imaginação, que o faz criar a partir do nada e que o diferencia das demais pessoas, a imaginação. Essa
mesma capacidade pode se traduzir em um laço quando esse mesmo artista se perde nas suas "verdades". Tal fato é perceptível em uma série de livros escritos por um mesmo autor, em uma série de canções, ao longo de uma carreira, em uma novela televisiva, em um filme. Os telespectadores, espectadores em uma sala de cinema, leitores, sem perceberem o processo, tomam como verdade aquilo que o autor coloca em sua obra.
.

Ao ser anunciada a estréia de uma nova novela muitas vezes se enaltece a capacidade de tal autor ou autora discutir determinados assuntos através da trama. para o público certas opiniões ou tendências do autor podem soar como verdades dirigindo a partir de então a opinião e o comportamento das pessoas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

OS MELHORES MUSICAIS E VÌDEOS

.

BOA MÙSICA, MÙSICA DE QUALIDADE...
.....


Essa postagem tem como objetivo atender um pedido de um leitor de nosso blog. Ele e outros apreciaram muito alguns vídeos em especial e para não ter que ficar indo ou voltando e vê-los todos em qualquer PC, mostrar a amigos e familiares em qualquer lugar, que tal uma solução prática para isso?

Experimentemos uma, que se der certo, irá funcionar daqui para frente sem atualizações para lá de complicadas... Basta ir em marcadores e escolher "AAA Musicais-Vídeos" que aparecerá sempre ao alto, quase no topo da lista de palavras.

Segue então a lista de todos os vídeos com os marcadores "AAA Musicais-Vídeos01...02...03",etc. Se não ficar prático, a gente usa outra estratégia, ok?

Então...os melhores e mais interessantes vídeos do ArtecompontoVocê!!!

.

domingo, 11 de janeiro de 2009

ARTE MUITA COISA PARA SER FALADA

No Brasil, mas também em muitos outros lugares do mundo, a compreensão do que a Arte significa é algo verdadeiramnte distante da maioria das pessoas. Somente quem tem acesso a uma educação melhor e que privilegie tal conhecimento é que, de fato,tem uma compreensão melhor do que a Arte siginifica e qual a sua importância na existência humana. De fato, por outro lado, todo povo, toda cultura produz e consome Arte mas de modo inconsciente sem ter a dimensão do que isso significa. É como alguém que ouve uma ópera, o aúdio da mesma, o som da orquestra, as vozes dos cantores e coral, sente algo e não sabe o que, não entende as palavras e não conhece o contexto em que foi escrita,as idéias e sentimentos do autor.Nesse blog é um dos pontos que mais me interessa pontuar, enfatizar: a necessidade de se dar a real importância a compreensão da Arte.Não forçar as pessoas a fazerem Arte. Nem todos, na verdade a maioria não serão artistas, e destes os que forem muitos serão medíocres, mas sim que todos entendam o que consome como sonsumidores de Arte. Se beneficiem dessa compreensão que é exatamente a troca de idéias, experiências, ampliação da visão de mundo, que as mensagens expressas através da Arte, por inumeráveis autores,de culturas e épocas diferentes, crenças diferentes,experincias diferentes, podem enriquecer as nossas curtas e limitadas vidas.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A ARTE PRESENTE NO DIA A DIA

.


Qual a importância da arte na vida de cada um de nós? Quais os espaços que ela ( a Arte) ocupa em nosso dia a dia?

A resposta a essa pergunta, aparentemente simples, passa pela observação no nosso comportamento e no comportamento das pessoas a nossa volta. Uma olhada no comportamento de populações de outras partes do mundo, de outras culturas ajudará a compreensão desse fenômeno.

Quando estamos alegres recorremos a Arte, ou particularmente a uma de suas linguagens. Quando tristes também. Quando nos debruçamos pensando no passado, no futuro ou ainda no presente, uma canção, um texto literário,uma crônica, poesia, letra de canção,filme,etc.

Quantas vezes durante o ano de 2008, assistimos um filme,ouvimos uma peça musical, analisamos uma letra de uma canção. Rimos ao assistirmos uma comédia ou nos emocionamos com um drama, seja e,m um filme ou peça teatral. Que equipamentos, muitas vezes caros, nos dispomos a adquirir para ouvirmos uma música com som de qualidade, assistir um filme com imagem superior? Para quem pode e entende de arte, pode ter adquirido uma obra de arte importante...quem gosta de música e toca algum instrumento pode ter comprado um instrumento musical ou adquirido um de melhor qualidade. Quem sabe aprendido a executar mais uma peça musical importante, estudado uma partitura interessante, uma novo arranjo,etc.

Embora seja apenas um marco relativo, e nós precisamos de marcos como esse para delimitar a nossa existência...

A Arte como fenômeno nos permite ter uma compreensão de quem somos, das nossas possibilidades e limitações.

.
Finalmente uma versão em espanhol de uma canção belíssima, cujo tema original não é lá essas coisas, com o grupo Il Divo. Vale como beleza estética e sonora com ênfase no lirismo da letra. Própria para um dia do ano, enfim para a vida.




.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores