By Helvécio Santos / A Arte é tratada diariamente sob um enfoque direto e de fácil apreensão. Vídeos,imagens,dicas,links e tudo mais para você ficar atualizado. Divirta-se e recomende a seus amigos!
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quinta-feira, 22 de outubro de 2009
BELA, A FEIA É SUCESSO NA MÍDIA ESCRITA E UM DOS PRODUTOS MAIS COMENTADOS DA REDE RECORD
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
ACORDE PARA A ARTE...CAMPANHA DE INHOTIM UM LUGAR ONDE SE RESPIRA ARTE
Para mais informações clique aqui Jornal Hoje em Dia
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
PHOTOSHOP SEM AVISO É CRIME E PODE DAR MULTA
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
ARTE COM PONTO VOCÊ UM BLOG SOBRE ARTE DIFERENTE
terça-feira, 26 de maio de 2009
A MÚSICA UM INCRÍVEL MISTÉRIO
Estou trabalhando com os alunos, em duas escolas diferentes, a notação musical. A técnica e as normas do registro de uma peça musical de modo a possibilitar sua execução em qualquer época de forma fiel a que foi concebida pelo seu compositor. A surpresa por essa simples informação ter-lhes sido omitida, como se ela não existisse ou fosse de fato inalcansável.
O ensino de música sempre teve e tem seus problemas. Se facilitado, perde-se a qualidade. Se exigida ao máximo a competência técnica se torna proibitiva e elitista. Imagine, e há, seleção para maestro auxiliar de osquestra, com canditados de altíssimo nível, haver "bomba", reprovação em alguma das etapas. Para quem estudou música de forma acadêmica, possui currículo, propidade técnica, não bastaria classificá-los e escolher o melhor? Por essas e outras, por usar métodos tradicionais e terrivelmente cansativos, que afastam o aluno e não apresentam tanta eficiência ou por facilitar demais e omitir elementos importantes é que osoportunitas de prantão lançam exurradas de pseudos músicos-artistas, fabricados aos bortbotões e a juventude ignorante consome irracionalmente, sem nehuma crítica ou profundidade. Avançamos técnicamente na produção e reprodução do som, refinamento instrumental, transmissão e não temos o que nos dar a nós mesmos. É mais que patente o vácuo musical contemporâneo, exetuando-se raríssimas vezes.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
MÚSICA ERUDITA PARA TODOS COM A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
MÚSICA ERUDITA PARA TODOS
FILARMÔNICA INAUGURA A SÉRIE
CONCERTOS PARA A JUVENTUDE
Destaque para solo de eufônio, espécie de tuba, porém pouco conhecido
A formação de plateia entusiasta da música sinfônica faz-se com intensa programação preocupada em ensinar e flexibilizar o acesso à música clássica. Ciente disso, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais dá início à série Concertos para a Juventude, que reserva manhãs de domingo para levar aos jovens a música erudita de alta qualidade. Em cada concerto, a presença de um jovem solista em espaço acessível à comunidade, o que democratiza o convívio com a orquestra e seus músicos, tornando cada vez menor a distância entre a população e o conjunto orquestral. No repertório, peças alegres e de agradável colorido sinfônico.
Acontece no domingo próximo, dia 24 de maio, o concerto inaugural da série, com regência do maestro Fabio Costa e tendo como solista convidado o eufonista Rafael Mendes. A apresentação tem início às 11 horas, no auditório do Instituto de Educação, situado à Rua Pernambuco, 47 – Funcionários. No programa, obras de Smetana, Arban, Curnow, Mendelssohn, Brahms, Mozart, Dvorák e Nopomuceno.
O REGENTE FABIO COSTA
Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras. Nos EUA, em 2000 e 2003, foi Maestro Associado da Sinfônica de Spokane e Diretor de Orquestras da Eastern Washington University, quando regeu mais de 80 concertos para um público de mais de 70 mil pessoas.
Fabio Costa recebeu seu treinamento em regência orquestral e correpetição pela prestigiosa Academia de Música de Viena. Entre produções de ópera dirigidas, destaca-se no Brasil uma elogiada produção de “Fosca” em 2006, no Teatro Amazonas de Manaus. Como compositor, Fabio Costa possui uma extensa obra e recentemente venceu o II Concurso Cláudio Santoro de Composição Musical, da Academia Brasileira de Música, com a obra Salmo da Terra.
O SOLISTA
Com apenas 23 anos, o eufonista Rafael Dias Mendes foi vencedor da quarta edição do Prelúdio, programa da TV Cultura sobre música clássica, e terceiro colocado na quinta edição do Prêmio Weril. Rafael começou a estudar música aos dez anos; já se apresentou com grandes orquestras, como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo [OSESP], Orquestra Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Campinas. Em 2006 Rafael foi finalista do programa Furnas Geração Musical. Em setembro de 2008, Rafael se apresentou como artista convidado do 4º Encontro Internacional de Tubas e Eufônios, em Buenos Aires, na Argentina. Atualmente é membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Pouco conhecido pelo público em geral, o eufônio é um instrumento da família dos metais, pertencente à classe das tubas. Apresenta timbre similar ao trombone, porém mais suave, delicado. Também é conhecido como tuba tenor, possui o tubo mais largo e o bocal mais profundo. Presença comum em bandas, raras são as oportunidades em que eufonistas se apresentam como solistas.
O REPERTÓRIO
O concerto inaugural da série Concertos para a Juventude começa com obra do compositor tcheco Bedrich Smetana [1824-1884]. Na ocasião, os músicos irão executar a dança nº 3 da peça A Noiva Vendida. Escrita em 1866, trata-se de uma ópera cômica cuja estreia aconteceu na cidade de Praga. Após poucos anos, tornou-se a principal ópera tcheca. Quando criança, Smetana começa seus estudos em piano e violino. Mais tarde, após a morte prematura de dois filhos, entra em depressão e dedica-se de mais intensamente à composição. Com o decorrer dos anos, realiza vários concertos e recitais. Por agravamento de uma sífilis, acaba perdendo a audição. Smetana é considerado o pai musical da escola tcheca.
As variações que o trompetista francês Joseph Jean Baptist Laurent Arban [1825-1889] fez para a peça Carnaval de Veneza vêm na sequência. Arban foi também professor e maestro e nasceu numa época em que o trompete passava pela transição: agora ganhava válvulas. Arban estudou no Conservatório de Paris e ali deu aulas a partir de 1869. Seu método de estudos é extremamente conhecido dos músicos especializados. Seu solo de trompete até hoje é lembrado e listado entre as melhores performances do instrumento. Arban faleceu em Paris no ano de 1889.
O norte-americano James Curnow [1943] elaborou variações para a peça Eufônio e Orquestra, as quais fazem parte deste repertório. Curnow nasceu em Michigan e recebeu suas primeiras lições de música em escolas públicas. Regente e compositor, já se apresentou na Europa e em vários países, tais como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Escreveu mais de duzentas peças publicadas em diversos países.
A quarta peça do concerto é o segundo movimento da Sinfonia nº 3, do alemão Jakob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy [1809-1847]. Compositor, músico, pintor, escritor, esportista: Mendelssohn era um homem refinado e versátil, filho de banqueiro com grande riqueza. Passou sua infância num entorno de grande efervescência cultural, cujos pais influentes tinham em casa com frequência as principais mentes pensantes da Alemanha da época. De expressivo talento musical, começou a compor aos nove anos; aos treze já havia publicado sua primeira peça. Além de compositor, era também pianista e maestro. A peça Sinfonia nº 3 foi composta em 1842, tendo como inspiração uma viagem que o compositor fez à Escócia. Trata-se de uma obra notável pelo sombrio colorido nórdico; o músico dedicou-a à rainha Vitória. Mendelssohn era costumeiramente chamado de “segundo Mozart” por alguns iniciados da época. Era entusiasta da obra de Bach e foi responsável pela descoberta das partituras do músico barroco, o que resultou numa récita no ano de 1829. Em 2009 é lembrado o bicentenário de Mendelssohn, cuja morte deu-se aos 38 anos de idade em decorrência do agravamento de uma trombose cerebral, após a morte de sua irmã, fato que o deixou muito abatido.
Em seguida, a Filarmônica executa o terceiro movimento da peça Sinfonia nº 2, do alemão Johannes Brahms [1833-1891]. A obra tem orquestração leve e brilhante, lembrando Mozart. Composta em 1877 – quando o compositor passava férias no campo –, é considerada a mais lírica de suas quatro sinfonias. Possui atmosfera bucólica, por isso muitos a caracterizam como pastoral. Brahms ocupava espaço central na música feita na segunda metade do século XIX. Tendo a melancolia e riqueza temática como peças importantes, sua obra é lembrada pela competente união entre a expressividade romântica e a preocupação formal clássica. Nasceu em 1833 na cidade de Viena, cujo pai – contrabaixista profissional – percebeu no filho dons musicais logo aos sete anos de idade. Brahms fez seu primeiro concerto público aos dez anos e sempre acompanhava seu pai nos locais em que ele se apresentava, geralmente tabernas e bordéis. Não tardou para que começasse a tocar profissionalmente com o pai, levando em paralelo seus estudos da música. Tido como gênio por alguns de seus mestres, a partir de 1868 começa a ser reconhecido como grande compositor. Em 1872 é convidado a dirigir a Sociedade dos Amigos da Música, famosa instituição vienense. Três anos mais tarde estreia sua Primeira Sinfonia com retumbante sucesso, que o torna conhecido como o sucessor de Beethoven. Seu estilo de modulação fez dele um compositor inovador, revolucionário. Dedicou-se a quase todos os gêneros da música sinfônica, à exceção da ópera e balé. Foi também diretor da Singakademie de Viena. Brahms morre aos 63 anos, de câncer no fígado, em abril de 1897.
Como sexta peça do concerto, o quarto movimento da Sinfonia nº 36, de Wolfgang Amadeus Mozart [1756-1791]. Nascido na Áustria e conhecido pelos seus dons prodigiosos – compunha desde os cinco anos de idade –, Mozart produziu a Sinfonia nº 36 especialmente para executá-la na cidade austríaca de Linz, no ano de 1783. Composta em apenas três dias, é um exemplo de arte clássica, considerada também um monumento sinfônico. Não há quem questione o posto de gênio ocupado pelo compositor austríaco, presença inquestionável em qualquer lista dos maiores nomes da história universal da música sinfônica. De personalidade forte, Mozart era incansável na composição de suas peças. Durante toda sua vida foi considerado fenômeno. Aos doze anos já era considerado um compositor de qualidade fora do comum, com uma técnica própria de composição. Suas composições têm intensidade característica: momentos melancólicos e dramáticos distribuem-se com eloquência por suas linhas musicais.
O compositor tcheco Antonín Dvorák [1841-1904] estará representado com parte de sua peça Danças Eslavas(duas danças). O mais conhecido compositor tcheco começou a compor essa obra em 1878, inspirado por certa proximidade com o folclore morávio. Amigo pessoal de Brahms, Dvorák usava a cultura local como fonte de inspiração para suas composições. Dvorák foi diretor do Conservatório de Música de Nova York de 1892 a 1895. Morreu aos 63 anos, em Praga.
O Guaratuja, do brasileiro Alberto Nepomuceno [1864-1920], encerra o programa do concerto inaugural da série. Considerada a primeira ópera verdadeiramente brasileira no que tange à música, ambientação e utilização da língua portuguesa, O Garatuja é uma comédia lírica dividida em três atos e baseada em obra homônima do escritor José de Alencar. A peça tem ritmos populares como inspiração de sua composição. Sua primeira execução data de 26 de outubro de 1904. Nascido em Fortaleza, Nepomuceno é considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. Seu pai – violinista, professor, organista – foi quem o influenciou ao estudo da música. Começa, então, a dedicar-se ao piano e violino, com apenas oito anos de idade. Na fase adulta, participou do movimento abolicionista e colaborou com jornais da época. Em 1885, muda-se para o Rio de Janeiro e é nomeado professor de piano do Beethoven Club. Três anos mais tarde, viaja à Europa no intuito de ampliar seus conhecimentos musicais. Passou por Roma, Paris e Berlim, estudando harmonia, piano, composição e órgão. Foi grande divulgador da cultura brasileira mundo afora. Como diretor do Instituto Nacional de Música, participou do início da reforma do Hino Nacional Brasileiro, em 1907. Nepomuceno faleceu aos 56 anos de idade.
A ORQUESTRA
Desde a sua criação, em fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta excelência artística e vigorosa programação. Sob regência do maestro Fabio Mechetti – reconhecido pelo trabalho à frente de grandes orquestras dos EUA, Europa e Ásia e recentemente premiado como melhor regente brasileiro de 2008, pelo Prêmio Carlos Gomes – instrumentistas mineiros se juntaram a músicos de diversas partes do Brasil e do mundo para construir, em Minas, uma Orquestra que se pauta pelo rigor e excelência artísticos e por apresentar ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo.
Durante a Temporada 2009 serão realizados 53 concertos, divididos entre as séries Allegro e Vivace, Concertos Didáticos, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque, turnês no interior e fora do Estado. Neste ano, a Filarmônica já recebeu convidados de extremo gabarito no mundo musical, tais como o pianista norte-americano Terrence Wilson – que se apresentou pela primeira no Brasil –, o violoncelista Márcio Carneiro ao lado do regente convidado Ira Levin, a soprano Eliane Coelho, cantora lírica de reconhecimento mundial, o pianista Ricardo Castro e o maestro Carlos Moreno.
SERVIÇO:
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Concertos para a Juventude
Regente: Fabio Costa
Solista: Rafael Mendes
Data: 24 de maio, às 11h
Local: Auditório do Instituto de Educação
Rua Pernambuco, 47 – Funcionários.
Entrada franca
Mais informações sobre a Orquestra Filarmônica: www.filarmonica.art.br
Obrigado pela atenção. Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, favor entrar em contato com Noir Comunicação Total: (31) 3297-1013 / 3297-1014 / 9612-7229 ou através dos e-mails: noir@noir.com.br e noir@seven.com.br. Acesse o site: www.noir.com.br
Ângela Azevedo Flávia Mayer Ludmila Azevedo Rafael Rocha Rafael Oliveira
(31) 9114-7229 (31) 9704-5023 (31) 9967-9753 (31) 8628-6062 (31)8818-723
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Queremos publicar seu comentário e perguntas...
quarta-feira, 13 de maio de 2009
OBRAS DE ARTE ROUBADAS DE UMA MANSÃO EM SÃO PAULO SÃO DEVOLVIDAS
Obras de arte roubadas da mansão de Ilde Maksoud são abandonadas em São Paulo
13/05 às 03h48 CBN, SPTV, O GloboSÃO PAULO - As obras de arte roubadas da mansão de Ilde Maksoud , nos Jardins, foram abandonadas num terreno na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, nesta madrugada. Vigias da TV Record disseram ter recebido por telefone uma denúncia anônima. Quando chegaram ao local, encontraram as obras de arte aparentemente intactas. A polícia foi avisada e levou os quadros para uma delegacia no centro da cidade.
A polícia aguarda a avaliação de especialistas para confirmar se as obras são mesmo, 'O Cangaceiro' e 'Retrato de Maria', de Cândido Portinari, e 'Crucificação de Jesus', do pintor Orlando Teruz. Mário Palumbo Júnior, do Grupo de Operações Especiais (Goe), afirma que aparentemente elas não sofreram maiores danos.
Funcionários da TV Record disseram ter recebido por telefone uma denúncia anônima. Quando chegaram ao local, encontraram as obras de arte aparentemente intactas. A polícia foi avisada e levou os quadros para uma delegacia no centro da cidade.
Nesta terça, o delegado Dejar Gomes Neto, responsável pelo inquérito que apura o roubo das quatro obras de arte disse que já havia avisado a Interpol, a Polícia Internacional, sobre o crime, para evitar que fossem levadas para fora do país.
O retrato-falado de três integrantes do bando que assaltou a mansão foi divulgado.De acordo com a polícia, os ladrões que levaram as obras de arte conheciam empregados da casa da família Maksoud
terça-feira, 12 de maio de 2009
MÚSICA ERUDITA EM ESPAÇO NOBRE
e o acesso ao povo é subsidiado, o que é compreensivel. Aí a moeda tem dois lados e já explico. Um Cd de um cantor popular"x" custa mais de dez dólares e uma entrada para um espetáculo com orquestra e cantores eruditos com preços subsidiados, dez reais. Compreendendo as intenções que é a de propiciar acesso a esse tipo de música e espetáculo, estamos porém educando ao contrário, dizendo indiretamente que esse tipo de música vale menos que a outra. Mas tudo bem, voltaremos a essa discussão em outro momento.
Recebi via e-mail dados acerca do espetáculo e tenho o maior prazer em tornar público o evento abaixo. Espero que um grande público possa prestigiar o espetáculo.
A Fundação artística propicia a oportunidade única de asssistir a preços acessíveis um grande espetáculo dia 15 em Belo Horizonte no Palácio da s Artes.
Nesta semana, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará um concerto especial
celebrando os 200 anos da morte do compositor Joseph Haydn.
A magnífica obra A Criação será apresentada no dia 15 de maio, sexta-feira, no
Palácio das Artes, às 20h30, sob regência do maestro convidado Aylton Escobar e com
participação do Coral Lírico de Minas Gerais, da soprano Carmen Monarcha, do tenor
Sérgio Weintraub e do baixo Carlos Eduardo Marcos.
Como parte do Festival Haydn, os ingressos para este concerto estão com preços
reduzidos: Platéia I: R$30,00, Platéia II: R$20,00 e Platéia Superior R$10,00, sendo
aplicada também a meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos.
A Orquestra Filarmônica tem, ainda, o prazer de oferecer uma palestra sobre a obra
"A Criação", com o Prof. Moacyr Laterza Filho - pianista, cravista, doutor em letras
e professor de música na FEA e UEMG.
O evento - gratuito para assinantes e seus convidados - será realizado na próxima
terça-feira, dia 12 de maio, às 19h30, na Sala Sérgio Magnani da Fundação de
Educação Artística - Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários.
Contamos com sua participação.
Atenciosamente,
CAROLINA DEBROT
Assessora de Relacionamento
Instituto Cultural Filarmônica
(31) 32134777
filarmonica@filarmonica.art.br
www.filarmonica.art.br
domingo, 10 de maio de 2009
RECORD INVESTE EM REALITY SHOWS.VEM AÍ A FAZENDA
domingo, 3 de maio de 2009
A ARTE É IMPORTANTE II
Acabo de ver na televisão uma reportagem falando sobre um músico, agora morador de rua em Nova York, um talento e um gênio, ex-estudante da melhor universidade de música da cidade. Ele foi parar nas ruas por causa de um tipo mais grave de esquizofrenia. Por que falo dele? É dele a frase: "Beethoven está morto, mas a sua música vive, como a estátua da liberdade está viva..." Antes de prosseguir, o que é a Arte afinal, com "A" maiúsculo sim senhor? Afora toda a tentativa de divinizar a Arte, como isso ou aquilo, a Arte é fundamentalmente uma linguagem. Aliás uma linguagem como a Matemática. Sim senhor, sim senhora. Como a Música é uma linguagem também, aliás também, uma linguagem da Arte. Confuso? Não o fique. A Arte como linguagem é meio, alternativa, para se expressar (dizer) qualquer coisa do mesmo modo como utilizamos outra linguagem,a linguagem oral. Só que em outro nível. Não "ler" uma obra de Arte é como ser analfabeto nessa linguagem. Assemelha-se ao analfabetismo em compreender as enormes diferenças entre o microcosmo e o macrocosmo ou as proporções geométricas sem a matemática. E ser Artista é importante? Sim o Artista é aquele que consegue dizer, expressar, o que SENTE, PENSA e o que ACREDITA através dessa linguagem.
O mundo seria melhor ou pior com a Arte? Depende. A Arte por si é apenas meio. Depende dos Artistas, do que estarão dizendo através de sua arte ( obra ) seja música, cinema, desenho, pintura, escultura, moda, arquitetura, dança,literatura, teatro,etc.
...
quinta-feira, 23 de abril de 2009
"OUR BODY" A ARTE INCOMPREENDIDA, PROIBIDA NA FRANÇA
O magistrado baseou a sua decisão numa lei de Dezembro de 2008 que alarga os direitos das pessoas aos cadáveres. O responsável, citado pelo Le Monde, acredita que "o espaço destinado pela lei aos cadáveres é o cemitério" ou a cremação. O juiz acrescenta que a comercialização dos corpos é "um atentado ao respeito dos cadáveres".
A exposição deverá encerrar em 24 horas, tendo uma multa de 20 mil euros por cada dia de atraso. A decisão também implica a condução dos 17 corpos de homens e mulheres chineses às autoridades públicas. A multa acresce mais 50 mil euros por dia de atraso na sua entrega.
Esta decisão vem após a chamada de atenção de duas associações francesas contra a pena de morte, que temem que estes sejam cadáveres de pessoas condenadas à morte na China.
A organização explica que tem toda a documentação necessária sobre os corpos e que foi a China que os doou à ciência.
submetidos a uma técnica de conservação com polímeros, o qual evita o processo de decomposição natural.
Os corpos se apresentam dissecados em diferentes posições que
permitem apreciar os diferentes órgãos.
Trata-se de uma amostra anatômica educativa com caráter científico, segundo seu empresário, Pascal Bernardin, quem disse que apelaria a decisão.
Apresentada nesta capital desde 12 de fevereiro último, a
exibição devia finalizar no dia 10 de maio para ser exposta no Parque Floral, situado nos arredores de Paris, até agosto próximo.Desde sua inauguração, organizações de direitos humanos franceses realizaram protestos levando-as aos tribunais com o argumento que os mortos devem ser tratados com dignidade e decência.
Our Body teve apresentações prévias em Marselha (sudeste), e Lyon (centro-este).
terça-feira, 14 de abril de 2009
DUO VIOLINO PIANO NA FUNDAÇÃO ARTÍSTICA (Paulo Thomaz e Danilo Abreu).
Continua a temporada musical no Marques Bar Cultural, nesta quinta-feira 09 de abril, a partir de 21:00 - DUO Violino e Piano (Paulo Thomaz e Danilo Abreu).
Ótima oportunidade para quem fica em BH nessa véspera de feriado longo, para curtir a noite com boa música num ambiente aconchegante e opções variadas no cardápio!
O Marques Bar cultural fica no bairro Sto Antônio, Rua Marques de Maricá, 56, próximo à Av. do Contorno, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Release
Numa temporada de muito sucesso, os músicos Danilo Abreu (Piano) e Paulo Thomaz (Violino) celebram uma parceria afinadíssima com arranjos sofisticados para canções de autores como Chick Corea, Duke Ellington, Dave Brubeck, Tom Jobim e toda a turma da Bossa-Nova trazendo popularidade com muita classe. Destaque para as leituras de clássicos como JS Bach e Villa Lobos, interpretados na linguagem jazzistica do DUO, aclamado toda quinta-feira no palco intimista do Marques Bar Cultural em Belo Horizonte.
E tem gente que paga caro para ouvir música ruim e falsos artistas...
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Obra de arte polemiza JESUS CRISTO
Escultura de Cristo numa cadeira elétrica provoca polêmica
domingo, 5 de abril de 2009
ENTREVISTA RECORD NEWS CULTURA MOACYR LUZ
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A implicância de certos setores da imprensa contra as empresas do grupo Record, chega a ser injusta e descarada, somente pelo fato delas estarem ligadas a Igreja Universal do Reino de Deus.
O que é legal e deveria a ser louvado, é justamente o fato de de um grupo de envangélicos
taxados de "fundamentalistas" se mostrarem, na prática, os mais abertos a cultura e a todas as manifestações sociais e culturais. Afinal a sociedade é constituída de gente de todas as religiões, pessoas sem religão, pessoas com diferentes experiências e visão de mundo e que devem aprender a conviver em sociedade, aprendendo umas com as outras, em paz e prazeiroisamente.
Um bom exemplo, é sem dúvida a Record News, que tem qualidade e não se dobra a modismos para conquistar o IBOPE por alguma apelação.
Arnaldo Duram entrevistou e foi ao ar nesse domingo, 05 de abril, Moacyr Luz, 51, compositor premiado, escritor, carioca e apaixonado pelo
Rio de janeiro, jornalista,etc,etc, e fundamentalmente um artista e já digo porque.
Um artista verdadeiro, como sempre digo para os meus alunos, é alguém que olha para a sociedade, para as pessoas, e percebe as coisas, catalizando tudo, costumes, valores, história e registrando isso através de uma das muitas linguagens da Arte, no caso específico, samba, letra, canção.
O samba não é o principal estilo musical que eu ouça nos meus momentos de ouvir música, ou que eu colecione mas quando ouço presto atenção nas letras, no tema de cada canção e consigo ver a história, os valores, a boa melancolia, de pessoas que legitimamente constituem uma parcela importante do povo brasileiro.
Moacyr Luz além de músico é uma pessoa que nos conta casos de uma maneira agradabilíssima. Vale muito a pena assistir o programa, por tudo que foi dito, contado, etc. Vale a pena mesmo. Fez aulas de violão aos quinze anos com Hélio Belmiro, que em determinada época, por tocar Jazz, Bossanova, foi considerado um dos quatro maiores guitarristas do mundo (violonistas aqui para nós brasileiros ). No programa, que deverá estar diposnibilizado no segundo semestre desse ano, no mega portal da Tv Record que substituirá O Mundo Record.
Espero sinceramente que contra tudo e todos, contra o preconceito que em última instância, é injustiça, contine a dar a sociedade uma importante contribuição a cultura brasileira. Parabéns Record News, parabéns grupo Record.
Horários do programa Record News Cultura: Sábados 10 da noite e domingo 8 da manhã na Record News. Em Belo Horizonte canal 27 UHF.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
O DESENHO - USO DAS TECNOLOGIAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS I
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Nas centenas de aulas que dou todos os anos para as mais diferentes turmas de alunos é notória a facilidade que alguns têm para o desenho. Essas pessoas são, de alguma forma dotadas genéticamente, para antes dos outros e com uma facilidade intuitiva , perceber detalhes com a profundidade, a perspectiva correta, textura, proporção, cores, formas ,etc. Na verdade o bom desenho só é conseguido com estudo, muita prática e maturidade que fará com que o desenhista tenha uma certa personalidade e o seu traço e estilo sejam reconhecidos como uma assinatura.
De um modo ou outro o desenho oscila entre o realismo, um esforço em registrar fielmente a realidade ( algo impossível mesmo porque o desenho é apenas uma representação da realidade, nunca a realidade ) e uma caricatura daquilo que vemos. Caricatura aqui não é o estilo de desenho nascido entre o final do século XVII e XVIII na França com conotação de crítica social e política. Caricatura é o tipo de desenho que se opõe ao desenho de observação com forte cunho de realidade.
Se o desenhista não tem uma formação completa, ele certamente cometerá erros nos desenhos que faz.O que é diferente quando esse desenhista ópta por registrar de forma diferente, criando uma tendência, uma representação mais sintética ou mais abstrata, ou mais gestual, etc e sabe desenhar como era o caso de Pablo Picasso entre tantos desenhistas importantes dentro da História da Arte. Picaso quando, junto com outros estruturou o cubismo, ele e seus iguais já sabiam desenhar e muito bem, quando optaram pela nova maneira de representação da realidade. O que se vê, no entanto, são pessoas desenhando e ainda que o seu desenho tenha certas características louváveis apresenta erros
de representação que o observador que conheça um pouco mais de perspectiva
de luz e sombra perceberá rápidamente.
Estou dizendo issso para servir de introdução a um assunto atual: a tecnologia e os softwares que possibilitam produzir desenhos com alto grau de realismo. Notem que esses programas não substituem o conhecimento, a técnica e o olhar treinado do desenhista mas agilizam o seu trabalho e o poupam de erros
primários que poderiam ser facilmente cometidos.
Acima uma amostra de trabalhos feitos com o uso dessas tecnologias. EM próximo post estarei falando de alguns desses programas e como usá-los em conjunto para se obter um melhor resultado. Só para adiantar: os dois processos representam vantagens para o resultado final. O desenhista que sabe desenhar pode, sem constrangimento, se socorrer das tecnologias disponíveis para obter um excelente resultado final.
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segunda-feira, 30 de março de 2009
COMO ASSISTIR UM FILME
domingo, 29 de março de 2009
BACH e sua música divina
Há um evento realizado todos os anos intitulado 24 horas cantando J. S. Bach.
A sua música é tão importante, não śo em termos de estética, como fazer música, estabelecendo fórmulas de harmonia, métrica, melodia, etc.
Bach é considerado o último dos clássicos e o primeiro dos românticos e a sua importância na música erudita é incomparável embora não tenha desfrutado de todo o reconhecimento que lhe seria devido em vida. Mas por justiça toda a sua música é louvada e reconhecida em todos os lugares e por todos que amam e estudam a maravilhosa linguagem da música.
Em uma postagem anterior postei um vídeo em que aparecem dezenas de atrizes tidas como musas da sétima arte, o cinema. A música de fundo é um belo solo de violoncello. No momento da postagem eu sabi que era uma de suas comosições para cellos mas não queria errar no nome da peça. Trata-se do prelúdio da suite nº 01 de J.S.Bach.
Dentre os muitos executantes dessa bela peça encontrados no You Tube escolhi
uma. Espero que gostem como eu gosto. O músico do vídeo é o chinês Yo-yo Ma.
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quinta-feira, 26 de março de 2009
A MÙSICA NO CINEMA
A atenção é apenas direcionada à história, que nem é história, para usar um vocábulo menos usado no português atualmente, é estória, pois nem verdade é . É ficção, intencionalmente produzida , sim para provocar uma nova leitura e discussão da realidade de cada um, de todos nós.
Não são as pessoas mais simples a não saber assistir um filme, pessoas com escolaridade incluindo cursos superiores. Quem já não assistiu um suposto filme com um chato ao lado que insiste em lhe contar todo o filme antes que você o assista? que a cada cena diz o que acontecerá a seguir? ou que ainda faça comentários descabidos como : "- esse filme é uma mentirada
danada!" Qual filme é não mentira exatamente? o fato de ser uma ficção, uma reconstrução, um reordenamento dos fatos, possuir preenchimentos para lhe conferir o rítmo ideal, já o faz ser diferente da "verdade".
Falaremos disso tudo em outra hora. Um dos defeitos de muitos filmes brasileiros produzidos as dúzias por certa rede de televisão no Brasil ( entre outros defeitos ) é sem dúvida a música. Música em um filme tem que ser escolhida a dedo, desde o compositor, a orquestra, a canção tema, se houver, tudo! E óbviamente é caro, muito caro. Além do mais, compositores, arranjadores, orquestras, além de cobrarem caríssimo, podem e se dão ao luxo de não emprestarem o se nomes e currículo a qualquer coisa que alguém venha a chamar de filme.
Os filmes brasileiros a que me referi sem citar os títulos, incluem em sua "trilha sonora" sucessos de grupos de axé, new sertanejo, rockzinhos e baladas de quem a época da produção a toque de caixa do filme, figuravam nas duvidosas paradas das rádios e shows populares de televisão. Que diferença das grandes e premiadas produções internacionais! Ainda sonham com o Oscar...!
A música em um filme, a trilha sonora, é uma das últimas coisas a serem colocadas em um filme. Na verdade é colocada depois do filme editado, as cenas colocadas em ordem e já cortadas.
O compositor assiste a película, compõe a música por trás de cada cena e quando a orquestra vai gravar, o maestro a rege diante do filme que passa diante dele. Antes tudo é discutido com os produtores e direção do filme. Trabalho de equipe onde há uma sintonia perfeita entre todos.
É algo sensacional!! Por isso que quem sabe o valor da música no cinema, compra e ouve em separado a trilha dos filmes ou quando assiste o filme uma segunda, terceira vez, atenta para esse importante elemento da obra cinematográfica.
NOTA: todas as imagens são da produção musical do excelente filme King Kong e mostram o compositor da trilha sonora, parte dos estúdios da gravação, orquestra, músicos, etc.
Saiba mais assistindo os extras do filme que mostram cada detalhe da enorme e trabalhosa produção de King Kong (2003).Lembrando que filmes de qualidade semelhante demanda o mesmo empenho e trabalho de todos que fazem parte de sua produção. Um bom filme é algo que traz a marca da excelência desde a sua concepção até a sua finalização incluindo a trilha sonora que pode valorizar o que já foi feito ou jogar tudo por terra.