As pessoas sempre tiveram uma ideia bastante errônea acerca de quem é um artista e que prerrogativas implicam no seu trabalho. Normalmente e mais do que outras profissões atribui-se uma ligação direta entre um pressuposto talento ou habilidade e a profissão de "artista".
Se é verdade que certas habilidades e inteligências favorecem a escolha e um bom desempenho profissional, há repetidos casos, de por exemplo cegos que são mecânicos automotivos apesar que visão não é a única habilidade necessária à referida profissão.
De uma forma geral, um desenhista ao fazer um desenho complexo, é reconhecida a sua habilidade para fazê-lo, seja no manejo dos diversos instrumentos e materiais como na acuidade visual necessária para se desenhar em geral.
O que se ignora ou se esquece é que um desenhista, desde tempos imemoriais, sempre usou de artifícios que agilizassem e minimizassem erros em seus trabalhos, ou seja: o uso excludente de uma "habilidade", de uma habilidade pessoal e acima da média, raramente foi a única coisa exercitada laboralmente pelo artista como se fosse um sacrifício do qual não pudesse se eximir sob o entendimento externo de uma pressuposta inabilidade.
Isso entendido, fica mais facilmente compreendido, que técnicas e procedimentos sempre foram usados como estratégia facilitadora do trabalho de desenhistas bem como pintores.
As imagens dessa postagem são exemplos de imagens, fotos, transformadas em desenhos a lápis digitalmente.
FOTOS E DESENHOS
OS DESENHOS ABAIXO ESTÃO MISTURADOS, MANUAIS E DIGITAIS. TENTE IDENTIFICAR CADA UM DOS TIPOS.
hh
hh