Navegue pelas diversas páginas

terça-feira, 4 de julho de 2023

A MÚSICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES IMPORTANTES

 


Q
uando pesamos em música pesamos em duas coisas momentos solenes como cerimonias militares, religiosas e festas. Ou seja a música apenas que funcione como elemento decorativo ou simples entretenimento. Primeiramente em cerimônias ocasionalmente importantes social ou politicamente ou lazer para as massas.

Há também parte de uma pseudociência que parece atribuir à música poderes miraculosamente supostos curativos como no caso do placebo da musicoterapia. O que se sabe cientificamente é que a música melhor elaborada pode causar efeitos substanciais, desejáveis e louváveis em quem a produza e quem a ouça. Pode proporcionar desde uma maior percepção e sensibilidade não só a sons mas também maio r capacidade de organização,elaboração, expressão de ideias além da imaginação em geral.


Estudar ou não estudar Música?

Entender ou não entender realmente de música e a música?

São decisões totalmente pessoais e que cada um deva tomar e ter objetivos mais amplos a serem alcançados pois trata-se de um conhecimento que alguns saberão mais e mais corretamente, mais corretamente lincados a todas as coisas e a uma realidade mais ampla e importante e outros não.

Como vemos a música em nosso próprio país?


Como já vimos a música funciona como elemento secundário embora importante apenas para valorizar algo que se deseje ou com puro e fugaz entretenimento, ou seja um passa tempo e nada mais.

Mas seria só e somente isso e nada mais?

A Música como linguagem,sofisticadamente elaborada e construída, poderia efetivamente contribuir para algum desenvolvimento pessoal e coletivo?o que se ganha ou se perde com o conhecimento musical ou sem ele?


Se examinarmos mais acurada e atenciosamente toda a história humana, constataremos surpresos,que sempre que um povo, uma nação,uma cultura,uma etnia, desenvolve uma arte mais sofisticada,elaborada, isso resulta inegável inexoravelmente, em um maior,melhor e mais decisivo desenvolvimento tecnológico e humano.

Algo como melhor e maior percepção não só dos sons musicais mas de detalhes mais finos ou sutis da própria realidade;maior capacidade de compreensão e de abstração; maior criatividade e domínio das próprias emoções, auto organização, autoconhecimento, de auto crítica etc,  são habilidades realmente notáveis além do espírito colaborativo e sociabilidade.  


Então, já foi dito em outras postagens e textos que há uma importante ligação entre um desenvolvimento artístico mais complexo e um desenvolvimento tecnológico ou seja: todo povo que concebeu uma arte mais elaborada consequentemente desenvolveu uma tecnologia que mereceu destaque. Foi assim com os egípcios e com povos e culturas antes deles que legaram a eles tecnologias importantes. Isso tem ocorrido em toda a história humana, da antiguidade à modernidade. Esse fato ou fenômeno ocorre ainda hoje e francamente visível em nações e países que se destacam hoje pela riqueza,organização social e tecnologia de ponta. 

Isso é mais notório quando se observa pessoa,indivíduos, que oriundos de um lugar e cultura se apropriam dessa arte mais sofisticada. A grande China que passou dois séculos no ostracismo,saltando de um feudalismo atrasado para uma industrialização forçada, colhe hoje avanços tecnológicos surpreendentes após ter rejeitado os livros e conhecimento ocidentais e ter voltado e decidido se apropriar de tudo que tinha desprezado.    

A verdadeira Arte, ou mais precisamente o seu desenvolvimento verdadeiro, proporciona avanços no pensamento abstrato,na imaginação,na criatividade e na correta relação do que se imagina e do que se tem.