Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 13 de março de 2019

A ARTE E A PERCEPÇÃO DA REALIDADE, QUANDO A ARTE SE RENDE À REALIDADE E QUANDO A NEGA ( PARTE 1 )

Diferentes movimentos artístico ora investem no registro da realidade como ela é vista ou negam essa percepção. No primeiro esforço, texturas, propriedades físicas são registradas e resolvidas da melhor maneira tanto no desenho como na pintura.

Outros movimentos artísticos abdicavam numa conveniência e mesmos por opção ou ideologia, do registro fiel em prol de um ativismo de uma negação da realidade. Embora a falta de fidelidade à realidade seja um artifício para uma revelação supra real.

Bastante constatável, na prática, os diversos movimentos artísticos optam entre uma e outra coisa: fluição da realidade ou negação  da mesma.

Talvez precedendo os Movimentos Artísticos a própria personalidade de cada artista determina sua prioridade no desenho ou na pintura.

Importante ainda ressaltar que antes de desconstruir uma realidade tal artista, desenhista ou pintor ( que se baseia em um desenho que preceda a sua pintura ) é sempre tecnicamente capaz de executar um bem desenho realista.

Por Helvécio S. Pereira*

Graduado em Desenho, Plástica e História da Arte/ Pedagogo

*The Stone Breakers foi uma pintura de 1849 do pintor francês Gustave Courbet. Foi uma obra de realismo social, retratando dois camponeses, um jovem e um velho quebrando pedras. A pintura foi exposta pela primeira vez no Salão de Paris de 1850.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?