Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

O ARTISTA E A CARREIRA... ATUALIZADO!!! NOVOS CONCERTOS DA BELA E SIMPÁTICA YUJA WANG, INCLUINDO SÃO PAULO, BRASIL





Enquanto outras profissões, ou certas profissões, dependem de uma certificação ( diploma ), embora haja certificação e claro, formação, para a área artística, e muitas vezes com um grau de exatidão, exigência e complexidade maiores que certas áreas profissionais, o artista é reconhecido somente devido a algo singular: UMA CARREIRA.

A Carreira artística se sobrepõe à formação específia de, por exemplo: cineasta, ator, atriz, fotógrafo, músico, etc.

Para entender: O falecido músico, cantor, bailarino, estadunidense, Prince, teve uma carreira de quarenta anos, iniciada aos dezessete anos. Não é pública a formação do artista, mas o que torna seu nome no cenário musical importante foi a sua CARREIRA. Vicent Van Gogh durante sua curta vida conturbada e perturbada por uma má saúde mental não vendeu um quadro sequer... afirmam alguns historiadores de Arte que um chegou a ser realmente vendido, fato que é o reconhecimento de sua obra, o valor de cada quadro sobrevivente à sua morte precoce, só seria reconhecido quando vistos como um todo muito tempo após a sua morte. As suas obras representam igualmente a sua CARREIRA. J.S. Bach, seguramente o músico mais reconhecido e justamente reconhecido não só para a música erudita mas para toda a harmonia musical praticada em nossos dias, seu reconhecimento, sua CARREIRA, apenas foi valorizada trezentos anos após o seu falecimento.

Inúmeros são os exemplos no passado mas no próprio presente, artistas que exercitaram e exercitam a sua expressão nas mais diferentes linguagens da própria Arte. O seu legado só se torna real e evidente através de um fenômeno que como tal na maioria das vezes foge ao seu próprio controle, à sua CARREIRA.

Por Helvécio S. Pereira



























Prince







Yuja Wang









Vicent Van Gogh























YUJA WANG INTERVIEW























YUJA WANG PIANIST





YUJA WANG, EM APRESENTAÇÃO EM SÃO PAULO, BRASIL





YUJA WANG 





sábado, 18 de junho de 2016

AFINAL: O QUE É ARTE?






O que é Arte e o que não é... Há dois conceitos bastante importantes que devem ser apropriadamente lembrados:

1) Há notável e patente diferença entre o que o senso comum entende como “arte” e o que verdadeiramente seja ARTE.

2) Há artistas verdadeiros e “artistas” segundo esse mesmo senso comum. Por exemplo, segundo esse senso comum: - qualquer pessoa da mídia é uma “artista”; - basta uma “boquinha” e uma celebridade se torna automaticamente artista, mesmo que tenha se tornado famosa por uma bizarrice qualquer. - “cantor” é “artista”; -”dançarino” é um “artista”; - desenhista é um “artista”; -qualquer desenho é automaticamente “arte”; etc. Nenhuma das afirmações anteriores corresponde ao conceito real de Arte e de artístico.


Artistas são profissionais que se expressam sofisticadamente através de alguma linguagem da Arte, seja ela qual for ( fotografia artística, cinema, pintura, desenho, música, etc. ) São criadores de mensagens, de reflexões, fomentadores de debates, são perguntadores que se colocam no lugar do expectador ou do ouvinte trazendo novas visões, compreensões, dúvidas...

Por Helvécio S. Pereira














eee















COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores