Navegue pelas diversas páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

ASSISTA 25 MINUTOS DO NOVO FILME DO HOMEM ARANHA QUE ESTRÉIA NESSA SEXTA-FEIRA NO BRASIL

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FEMEN MOVEMENT DE GAROTAS DA UCRÂNIA, MOVIMENTO NEOFEMINISTA DE MAIOR IMPACTO NA ATUALIDADE

Como três jovens ( com pouco mais de vinte anos ) conseguem se organizar de forma criativa, levantarem as suas vozes, denunciando e exigindo uma atitude por parte do governo de seu país, e hoje confrontam outros poderes como o da economia europeia, a igreja católica romana, bem como a de outros países, tudo em defesa das mulheres.  Pelas mulheres da Arábia saudita, muitas delas ricas e estudadas, bradam: "Carros para as mulheres, Camelos para os homens"; pelas mulheres italianas: "Não precisamos de sexo já somos abusadas pelo governo todos os dias"; pelas mulheres da Bulgária após tomarem conhecimento da situação de violência das mulheres do Brasil: " Mulheres não são saco de pancada" e "prisão aos espancadores".

Somos os primeiros a escrever sobre elas e levá-las a sério na blogosfera brasileira, a cerca de dois anos ou mais. As apoiamos enviando-lhes quase diariamente palavras de estímulo por serem merecedoras de pelo menos solidariedade na sua luta que longe do que se imagina, seja fácil e gratuita. O cérebro de tudo e a origem desse movimento é pequena ruiva Anna Hutsol, economista a que primeiro percebeu a exploração, a falta de opções, e a desvalorização não só da mulher ucraniana perante o mundo mas por consequência a desvalorização de seu próprio país e a oposição a tudo isso foi sintetizada nos bordões aos gritos em via pública ostentando os seios jovens de suas militantes: "Ucrânia não é um Bordel" e Não  somos Prostitutas".

Por tudo isso os milhares de leitores ocasionais ou não desse blog que se propõe como ofício relacionado a minha carreira de professor de Artes se transformou em um palanque indireto, de divulgação no Brasil e apoio a causa legítima das jovens ucranianas. Por essas e por outras, resolvemos criar um blog que buscará reunir pessoas que se alinhem a uma proposta de criar um movimento diferente e sem nenhuma ligação legal, somente afetiva com os ideias das FEMENs ucranianas. 

O link desse novo blog, especificamente criado para defender a causa feminina é:

 http://femembr.blogspot.com/

A primeira e segunda postagens são dedicadas, a primeira aos devidos esclarecimentos, e a segunda trás um dos melhores documentários feitos sobre o grupo de ativistas ucranianas, com legendas em inglês. Você é convidado (a) a seguir esse novo blog e acompanhar as últimas medidas em favor  das mulheres no Brasil e no mundo e como as mais contundentes injustiças cometidas contra as mulheres em pleno século XXI.

Por Helvécio S. Pereira

Graduado em História da Arte, desenho e plástica pela EBA /UFMG

e em pedagogia pela FAE/UEMG

Professor de duas redes públicas em Belo Horizonte Minas Gerais e ex-formador  da GPLI, ligada à Secretaria da Educação da PBH por cerca de seis anos.

Blogueiro desde 2011, professor, compositor, pintor, ilustrador e desenhista

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

REI DAVI, ASSISTA AQUI O PRIMEIRO CAPÍTULO DE UMA EXCELENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA!



SIGA OS PASSOS PARA LOGIN OU INSCRIÇÃO GRÁTIS NO R7.COM 


Fonte : R7.com

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TELEVISÃO BRASILEIRA E A TELEVISÃO NORTE AMERICANA?

A televisão brasileira é baseada na experiência do rádio, mídia de importantíssimo alavancamento da integração nacional e de informação. Já a  televisão norte americana se desenvolveu com base no cinema americano. Essa diferença de referências causa importanrtes diferenças no que essas duas televisões produzem finalmente, emtermos de dramaturgia por exemplo.

No Brasil das radionovelas as novelas ( folhetins televisivos ) se desenvolveram de modo a terem qualidades próprias como em nenhum outro lugar do mundo. Tanto que os filmes brasileiros tendem a desenvolver um grande esforço para que o seu ritmo seja de cinema e não de novela televisiva. Filmes da Globo filmes tem ainda um forte ranso de novela das oito.

As minisséries, tanto produzidas pela Rede Globo e agora pela Rede Record, primam pela excelência da qualidade, de texto, de atuação, de imagem e de temas ( infelizmente as melhores minisséries da Rede Globo não tenha sido premiadas com a audiência que mereciam pelo seu valor, um exemplo "Os Maias" ).

A Rede Record por motivos óbvios, por ter ligações com a IURD, mas nem por isso algo que  atentem contra o valor dos temas, produziu até o momento três excelentes minisséries: Esther, Sansão e Dalila e agora Davi.

Assista aqui ao primeiro capítulo de uma minissérie de vinte e nove capítulos que mostra já no seu primeiro capítulo o que o expectador pode esperar de emoção, informação bíblica e história universal.


WHAT IS THE DIFFERENCE BETWEEN A BRAZILIAN AND TELEVISION AMERICAN TELEVISION?



Brazilian television is based on experience of radio, media important leverage for national integration and information. American television developed based on the American cinema. In Brazil the soap opera novels (TV serials) have developed in order to have their own qualities as anywhere else in the world. Both Brazilian films that tend to develop a great effort so that your pace is not film and television soap opera.Movies Globe film also has a strong rans of eight novel.



The miniseries, both produced by Globo TV Network and now for the Record, excel by high quality, text, performance,images and themes (unfortunately the best miniseries of Rede Globo has not been rewarded with the audience they deserved for their value, an example "The Mayas").



Rede Record for obvious reasons, for having links with the UCKG, but by no means something that threaten the value of the themes,so far produced three excellent mini-series: Esther, Samson and Delilah and now David.



Wath the first chapter of a miniseries of twenty-nine chapters that already shows in its first chapter the viewer can expect excitement, information and biblical history



QUEM FOI DAVI?

David ou Davi (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود ) foi o segundo monarca do reino unificado de Israel, de acordo com a Bíblia hebraica. Foi retratado como um rei bondoso, embora dotado de alguns defeitos, bem como um guerreiro, músico e poeta talentoso, que recebe tradicionalmente crédito por alguns dos salmos presentes no Livro de Salmos.

O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C.[1] Os livros bíblicos de Samuel, I Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível sobre sua vida e seu reinado, embora a estela de Tel Dan registre a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada de "Casa de David".

A vida de David é particularmente importante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo David, ou Melekh David ("Rei Davi"), é o Rei de Israel e do povo judaico; um descendente direto seu será o Mashiach, o Messias judaico. No cristianismo David é mencionado como um ancestral do pai adotivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação. Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra os filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.

Seu nome é citado 1.139 vezes na Bíblia

Por Helvécio S. Pereira


domingo, 22 de janeiro de 2012

TEATRO... A LINGUAGEM, A ARMA DO FEMEN EM DEFESA DAS MULHERES: MULHERES NÃO SÃO SACO DE PANCADA DOS HOMENS!

Após o não reconhecimento como grupo ativista político na Ucrânia, algo justificado pelo governo ucraniano, por ser o grupo tido como extremista, as garotas do FEMEN, nesse início de 2012, coloca em sua agenda a luta contra a violência doméstica e gratuita contra as mulheres, alinhado ao apontamento feito aqui no artecompontovoc* em postagem anterior.

Dessa vez foi na Bulgária e felizmente as belas garotas do FEMEN ucraniano não foram molestadas e nem presas, ao contrário fizeram muito sucesso por sua beleza, perfórmace e expressão. Não menos contudentes foram as palavras de ordem e o bordão: "MULHERES NÃO SÃO SACO DE PANCADAS!"," DERRUBEM A VIOLÊNCIA!" e "PRISÃO AOS ESPANCADORES!"

Quando é que no Brasil as mulheres olharão distantes para um abuso contra uma mulher em um reality show famoso? E as mortas todos os meses, para não falar todos os dias, as deformadas, as humilhadas, as abusadas e descartadas, as oprimidas anônimas? Até quando se cultuará no Brasil as mulheres frutas, as poposudas ( de bunda, nádegas, glúteos grandes ) artificiais, as saradas burras ( idiotas ), as celebridades infantilizadas incluidas aí algumas novas mulheres eleitas como celebridades gospels?



After the non-recognition as a political activist group in Ukraine, something justified by the government ucarniano, being seen as extremists, the group in early 2012, put on its agenda the fight against domestic violence against women and free, aligned with the appointment made artecompontovoc on here in previous post.This time it was in Bulgaria and thankfully the beautiful girls from Ukraine Femenia not been arrested nor molested, unlike enjoyed great success for its beauty, and expression performace. No less contudentes were the watchwords, and the staff: "WOMEN ARE NOT Heavy Bag", "Tips VIOLENCE!" and "PRISON FOR BEATING!"
Inna Shevchenko uma das ativistas do FEMEN-UK


When did women in Brazil will look to a distant abuse against a woman in a popular reality show? And killed every month, not to mention all the day, the deformed, the humiliated, the abused and discarded, the oppressed anonymous? Even when women worship in Brasil fruits, poposudas (backside, butocks, big ass, large ass) artificial healed the dumb (idiots), the celebrities there included some new infantilized women elected as celebrities gospels?

By Helvécio S. Pereira

Veja:





FEMEN'S GIRLS, VERY WELL! CONGRATULATIONS ON MANIFESTATION AND FIGHT!










COMENTE ESSA POSTAGEM



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

NO BRASIL A CADA MINUTO QUATRO MULHERES SOFREM ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA INCLUÍDAS A SEXUAL. O QUE FOI UMA NOSSA HOMENAGEM AO GRUPO FEMEN DA UCRÂNIA ( QUE HOJE INFELIZMENTE NÃO SE ATÉM AO QUE PARECIA DEFENDER COMO IDEAL NO SEU INÍCIO )

Só no ano passado ( 2011) nos últimos dois meses, não poucas mulheres com promissoras carreiras e vidas foram mortas, assassinadas por pseudo amantes, assaltos, maridos, etc. Fazem parte de uma horrorosa estatística que a cada dia é adicionada a ela novas vítimas. A sociedade as lamenta, a imprensa as lamenta, as famílias,  as lamentam, mas somente até a próxima vítima. A igreja católica romana encomenda igualmente as almas da mulheres vítimas, dos seus amantes assassínios e as vezes suicidas, e não poucas vezes fugitivos e inalcançados  da justiça.

Ainda nessa estatística estão as mulheres motoristas, as mulheres caronas ao lado de um amante motorista alcoolizado e irresponsável. Por outro lado as as centenas que se safam em parte desse fadado destino ditado pelo gênero, transformadas em celebridades pelo valor artificial e patético do "bumbum" e pelas ofertas milionárias das revistas masculinas e da exposição dos realitys shows televisivos.



"Last year alone (2011) in the last two months, not a few women with promising careers and lives have been killed, murdered by pseudo lovers, assaults, husbands, etc.. They are part of a horrifying statistic that each day is added to it new victims. The company the regrets, regrets the press, families, mourn,but only until the next victim. The Roman Catholic Church also order the souls of women victims, murders her lovers and sometimes suicidal, and are often unreached and fugitives of justice.

Although those statistics are women driverswomen rides next to a drunk driver and irresponsible lover. On the other hand the hundreds who get away with this doomed fate in part dictated by gender, celebrities transformed into the value of the artificial and pathetic "butt" and offers the millions of men's magazines and television shows realitys exposure."

No porão social, nos guetos, há todo o tipo de prostitutas, nos bairros que nem são mais boêmios, mas de sexo self-service. Na relação prostitutas-clientes sabe-se que para maior lucro, nada de conversas, carinhos, mas direto ao ponto, ou seja a cópula em troca de pagamento rápido e em espécie. Segundo um importante médico especialista conceituado no Brasil, a Sífilis retorna a níveis de contaminação nunca alcançados em mais de trinta e seis anos. A igreja é patética  no combate a tudo, particularmente a católica romana, pois se vê a si mesmo evergonhada por parte de seus religiosos criminosos do crime sexual mais hediondo, o crime da pedofilia.

Por essas e por outras, apoio, me alinho, pelo menos na paixão e no sentimento, que motiva as garotas do FEMEN MOVEMENT da Ucrânia, terra natal de uma de nossas maiores escritoras, vinda para o Brasil ainda pequena,  Clarice Lispector.  As garotas do FEMEN se sentem profundamente incomodadas em terem o seu país, a sua terra, com lindas mulheres loiras, castanhas e hoje também mulatas e orientais, ser conhecido como o Bordel da Europa. 

Nas palavras de Inna, uma das integrantes do grupo, filha de professora, as mulheres ucranianas têm diante de si duas opções: serem professoras ou prostitutas. Ela certamente poderia ser as duas coisas, se desejasse, por sua beleza e inteligência, mas ela e suas amigas não só não querem esse futuro para si mesmas, imposto por circunstâncais cada vez mais determinantes, como nem para as suas futuras filhas.

Gostaríamos que no Brasil, mulheres tivessem maior sensibilidade e consciência sobre essas questões. Não é o caso de imaginar um mundo sem bordéis, prostituas e usuários. Seria o mesmo que imaginar um mundo sem alcoólatras, sem fumantes, sem religiosos que não de sua religião, sem ateus, etc. O que não se quer que haja condições que não possibilitem as pessoas serem o que não gostaria de serem se pudessem escolher. Afinal quem contabilisa as multidões de infelizes, de suicidas, de depressivos, de dependentes, viciados em drogas, viciados em sexo, espancadores e espancados? Ou será que todos se safam e atravessam uma vida de prostituta ativa sem traumas, sem queixa, sem abuso?

Oxalá outros grupos no mundo surgissem e lutassem contra as mesmas coisas em seus países de origem. Boas idéias são indiscutivelmente boas idéias: A Cruz Vermelha, A Lua Crescente, Médicos  Sem Fronteiras, Sociedades Bíblicas, Os Gideões Internacionais, Exército da Salvação, As Santas Casas de Misericórdia, As Pontifícias Universidades Católicas ( PUCs ), A Voz dos Mártires, etc.

Fizemos um ensaio em homenagem as FEMENs, como em português as palavras terminam com "m" e não "n" criamos o FEMEM.BR.




"We would like in Brazil, women had greater sensitivity and awareness of these issues. Not the case to imagine a world without brothels, prostitutes and users. It would be like to imagine a world without alcoholics, no smoking, no religious not of their religion, not atheists, etc..What we do not want there to be conditions that do not allow people to be what I would not be if you could choose. After all who contabilisa crowds of unhappy, suicidal, the depressed, dependent, drug addicts, sex addicts,beaters and beaten? Or will all get away and go through an active life of a prostitute without trauma, without complaint, without abuse?

I hope other groups in the world arose and fought against the same things in their home countries. Good ideas are unquestionably good ideas: The Red Cross, The Moon Crescent, Doctors Without Borders, Bible Society, Gideons International, the Salvation Army, The Holy House of Mercy, The Pontifical Catholic Universities (PUCs), The Voice of the Martyrs, etc..."

We did an essay in honor of the FEMENs, as in Portuguese words ending in "m" and not "n" to create FEMEM.BR. "



DEDICADO ÀS BRAVAS E BELAS GAROTAS DO FEMEM DA UCRÂNIA










Por Helvécio S. Pereira

Graduado em História da Arte, desenho e plástica pela EBA /UFMG

e em pedagogia pela FAE/UEMG

Professor de duas redes públicas em Belo Horizonte Minas Gerais e ex-formador  da GPLI, ligada à Secretaria da Educação da PBH por cerca de seis anos.

Brogueiro desde 2011, professor, compositor, pintor, ilustrador e desenhista



DEPOIMENTO:


" Me tocou profundamente a declaração de Inna sobre o fato de sua mãe ser professora e ganhar 200 dólares e que a ela, Inna como as demais ucranianas jovens só restaria isso ou ganhar 100 dólares por noite sendo "puta". Sou professora, pedagoga, e a ofensa sexual contra a mulher aqui no Brasil é real inclusive nas escolas, sendo recorrente a ofensa de gênero às mulheres. 

Soube de uma professora grávida por volta dos seus sete meses que teve que ouvir de um pirralho de 11 anos uma ofensa sexual infame. A violência contra a mulher no Brasil é institucionalizada em todos os níveis sociais e econômicos. Para o homem latino, mulher é para sexo sempre ou eventualmente para sexo. Nós mulheres, para esses, somos um sexo com braços, pernas, intelecto as vezes, em volta. A violência e toda injustiça contra qualquer mulher é apenas o resultado de tudo isso. As mulheres sofrem violência até em igrejas. Há sempre homens caçando-as em todos os lugares, para abusá-las ou vendê-las de alguma forma, na tv, nas revistas masculinas, etc.  Por isso emprestei a minha imagem a essa postagem, sem intenção maior do que me solidarizar  com as valentes meninas do FEMEM. A elas e aos nobres homens que as apóiam na sua luta arriscada, suas famílias, um mais feliz 2012. " 

Por Rose, pedagoga, teóloga e mulher!

Há quatro anos apoiamos o FEMEN da Ucrânia e suas reivindicações públicas contra a violência contra às mulheres e juntos ( eu e minhas postagens em um blog criado em apoio a elas, criamos o mito Sarah Winter ( e ela a Sarah sabe muito bem disso ).

O movimento que era contra a pornografia e a prostituição impingida às mulheres em várias sociedades se corrompeu e passou a defender o direito ao aborto ( algo diferente da legalização do aborto para casos específicos ) o ativismo anticristão e o homossexualismo, encampando o pior do pior dos ativismos modernos.

Entretanto a triste e dramática situação de todas as mulheres, em todas as classes sociais não mudou muito, aliás, minorias com exigências esdruxulas tem a dianteira e são ouvidas socialmente, como homossexuais, negros, índios, tendo suas reivindicações e financiamentos às suas demandas prontamente atendidas e com grande repercussão na mídia.

As mulheres em todos os setores permanecem como coadjuvantes, convidadas e usadas conforme interesses desses setores, sejam políticos, ideológicos e até religiosos.



COMENTE ESSA POSTAGEM



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FEMEN CONTRA TODA INJUSTA EXPLORAÇÃO FEMININA: FELIZ 2012

Elas poderiam ser modelos ou prostitutas, que no Brasil, infelizmente alguns têm como palavras e ocupações remuneradas sinônimas. Perguntadas sobre isso exatamente em um programa de televisão, Sacha respondera que nem modelos nem prostitutas, apenas mulheres interessadas em lutar pelos seus direitos como mulheres, contra a prostituição institucionalizada, contra a  pornografia facilitada e por condições mais justas para todas as mulheres, ucranianas e do mundo. Eu como tive uma mãe que padeceu boa dose de injustiças nesse mundo, tenho uma esposa que vivenciou também parte dessa condição injusta imposta pelo gênero, e tenho uma filha que poderia ter a mesma dose de injustiças, não me omito em apoiá-las.





Como afirmara dizendo uma minha colega de faculdade: "elas são lindas" poderiam ter escolhido o caminho mais fácil, da omissão e da acomodação pessoal, mas não, se expõem, ganham inimigos, se sujeitam a uma boa dose de retaliações possíveis. No vídeo, nota-se que não são e não querem ser ricas, são família e têm justamente apoio de quem acredita no que elas acreditam, como tantas outras pessoas em todos os lugares que acreditaram em coisas ideais como liberdade, justiça, respeito, igualdade.

ANNA HUTSOL FUNDADORA DO FEMEN MOVEMENT

Pergunta: POR QUE AS GAROTAS DO FEMEM OPTARAM POR TOPLESS EM PLENO INVERNO DE 0º C OU MENOS?

RESPOSTA: Por causa de sua luta contra a prostituição, a pornografia na internet, a discriminação contra mulheres no trabalho. Para serem notadas e ouvidas.

Segundo elas:

FEMEM ou FEMEN? – Uma mistura de fêmea e homem, em ucraniano, é um grupo de mulheres ativistas que protesta contra a corrupção, o turismo sexual e pela liberdade das mulheres na Ucrânia. Hoje reúne cerca de cem ativistas, universitárias, que , desde 2008 vêm participando de movimentos que defendem a participação das mulheres na política nacional, a reforma do sistema previdenciário, entre outros.

Uma das maiores lutas atualmente, é impedir a realização da copa Euro 2012 no páis, pois isso geraria, por iniciativa do governo, esquemas de prostituição devido ao fluxo de turistas.

Segundo entrevista de Inna Shevchenko, “ser uma garota na Ucrânia é muito difícil. Ninguém ensina as mulheres daqui que elas têm direitos e possibilidades…só há duas possibilidades de trabalho: ser professora e ganhar 200 dólares por mês, como minha mãe, ou ser puta e ganhar cem dólares por noite. Somos contra a copa em 2012 ( portanto nesse ano ) na Ucrânia. O senso comum diz que seria bom para nosso país , criaria infraestrutura. Não acreditamos nisso.”

Inna ainda afirma que este tipo de protesto, exibindo o próprio corpo, é um novo jeito, que as pessoas andam apelidando de novo feminismo.

Em outra declaração de uma das integrantes do FEMEN:

Queríamos combater o sexismo. Por que o sexismo? porque o atentando para as nossas ações com um subtexto erótico. Para demonstração decidimos topless em 2010, quando o governo da Ucrânia mudou e os restos da democracia desapareceram. Não havia lugar para qualquer mulher na política - agora no governo ucraniano são apenas homens. Nós tivemos que agitar este país, para mostrar às mulheres que elas devem estar ativas e sensíveis a essa situação.



EM QUE CONSISTE DE FATO A AÇÃO DAS MENINAS DO FEMEN, SAIBA MAIS

Há muito tempo que, infelizmente, a Bielorrússia convive com a repressão severa de um regime absolutamente anacrônico e bizarro. E, ainda infelizmente, ninguém no mundo parece se importar. Recentemente, uma ‘primavera’ foi sufocada com violência em Minsk e, novamente, ninguém deu a menor importância. Claro, não há nem petróleo nem grandes riquezas na Bielorrússia. E, ainda por cima, Lukashenko é um aprendiz de Putin. Se você se mete com ele, se mete com Putin. E ninguém quer isso.

Untitled from FEMEN Video on Vimeo.


E há muito tempo que o Femen briga em seu país contra um sistema político também neossoviético, corrupto e cruel com o povo. Se a forma é correta ou não, não me cabe julgar. Mas pensemos: elas lutam com o que tem, protestam veementemente e levam isso a sério. Isso é protestar e exigir liberdade política e de expressão.

Os protestos que acontecem em Moscou – e nas outras cidades russas – são teatros. Não tenha dúvida, não vão mudar nada. Todos são autorizados pelo governo, acontecem com hora marcada, nos dias em que Putin permite. O clima é sempre de carnaval, de feriado – e a maioria da população inclusive encara como tal, um feriado.

O que o Femen faz, creiam, é protestar, é ser oposição, na verdadeira acepção da palavra. É como os que lutaram contra a ditadura aqui e em todos os países do mundo. Gente que está disposta a dar a vida pela liberdade em seu país. Gente que quer mudar. Elas estão arriscando tudo para mudar uma realidade absolutamente patética e surreal. E não medem esforços para isso. Isso é protestar e ser oposição.

FELIZ ANO NOVO FEMEN!!

Por Helvécio S. Pereira







COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores