Desde a invenção da primeira filmadora como consequência da evolução da câmera fotográfica até a popularização e vulgarização da mesma fotografia, da filmagem em vídeo através de filmadoras portáteis, aparelhos celulares, canetas e relógios espiões, passando pelas grandes produções premiadas com o Oscar e outros prêmios; até as produções caseiras, projetos que ensinam jovens de periferia a fazer "cinema", redes de televisão pública que veiculam essas mesmas e medíocres produções, patrocinadas compulsoriamente com dinheiro público como se fosem , na maioria das vezes obras de algum valor; sob o pretesto de democratização do cinema como linguagem, etc. Que tal vermos duas produções em vídeo com qualidade técnica realmente, ótimo roteiro e mensagem relevante?
"Ocupado", aviso em porta de toalete de avião, ônibus,é título desse sensacional curta, provavelmente de natureza institucional ( radicalmente diferente de um vídeo como comercial na natureza e nos objetivos ) que toca no comportamento contraditório do fumante e por analogia a demais viciados em drogas socialmente ilícitas. Genial o roteiro, a edição e perfórmace da atriz.
"O Buraco Negro", sensacional a criatividade usada no roteiro e filmagem desse vídeo. Vale também a perfórmace do ator. A mensagem central fica entre a ética na descoberta ou a incapacidade de gereciamento daquilo que é individualmente novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?