YUJA WANG NY CITY, 2017

Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A ARTE ABSTRATA

A ARTE ABSTRATA* se opõe a arte figurativa que em síntese representa o mundoreal com seus seres, fenômenos e objetos. O Nascimento, ou surgimento da arte abstrata se deu quando da invenção da fotografia. Ainda queseu desenvolvimento inicial tenha se dado lentamente, foi logo reconhecida a sua superioridade em registrar o mundo real em comparação com o desenho e a pintura.


Sempre há a pergunta, o que tais obras expressam, como podem ser compreendidas, o que querem dizer, há uma intencionalidade expressa nelas ou simples casualidade. Rapidamente alinhemos abaixo alguns elementos alinháveis e facilmente observáveis em um desenho ou pintura não figurativas:

  1) direção

  2) sentido

  3) textura

  4) temperatura da cor

  5) claro escuro/ contraste

 Diante de uma obra abstrata ou não figurativa esses elementos podem ser   percebidos e analizados pelo expectador um a um ou em conjunto.


Arte abstrata ou obstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou
pessoas são representados, em pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional ( paisagens e realismo ) é deixado de lado na arte abstrata.
Origem:A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.
Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.
Reações contrárias 
Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite européia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.
Estilo 
Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas. 
Arte Abstrata no Brasil 
No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.
 
--> A seguir alguns exemplos em que todos esses elementos já citados podem ser observados.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

"GALHOS SECOS" ( PARA A NOSSA ALEGRIA )

PROVA QUE BRASILEIRO MÉDIO GOSTA MESMO DE ESQUISITICES É QUE A VERSÃO ACIDENTAL E PATÉTICA DESSA CANÇÃO TEVE MAIS DE 16 MILHÕES DE ACESSOS( dados já completamente desatualizados ) E ESSA NÃO!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores