Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A ARQUITETURA






Uma das linguagens da Arte menos reconhecida pelo cidadão comum, irreconhecida como arte e menos percebida no seu valor e complexidade é certamente a Arquitetura.

ARQUITETURA O QUE É?


Arquitetura é um substantivo feminino e significa a arte e a técnica de criar espaços, ambientes e edificações para os diversos fins, tendo normalmente uma intenção plástica ou artística de harmonia. A arquitetura também pode ser considerada a arte ou técnica de projetar uma edificação. Seu profissional é o arquiteto.

 Advinda do grego, a palavra arquitetura une os sentidos de principal ou primeira à palavra construção, dando à entender “principal construção” ou “primeira construção”. A arquitetura é complexa, uma vez que não trata somente da edificação em si, mas também da organização de todos os espaços, aliando organização, ordenamento adequado com a beleza estética e artística.

 A arquitetura e arte possuem uma ligação íntima, e isso significa que a arquitetura se manifesta através da arte e do resultado final, com edificações. Ela possui em sua base muitas disciplinas e acompanha o homem desde que ele começou a construir seu próprio lar. A arquitetura engloba conceitos matemáticos, da ciência, das artes, da história, das ciências sociais e outros.

A invenção e a criação da Arquitetura possibilitou ao homem a transformação do espaço natural, a sua melhor adequação e até o resguardo, a conservação, desse mesmo espaço. De fato se manifesta como uma revolução silenciosa e calma, cujos resultados, todos visíveis, embora nem sempre tão compreendidos possam ser percebidos em qualquer lugar e período da conturbada história humana.

A falta de sua aplicação corrente e mais bem elaborada estabelece passiva e ativamente todas as diferenças entre classes sociais e culturas diversas, através do que edificam, como se organizam para habitação, trabalho, produção e deslocamento; como se dá sua sobrevivência e entretenimento; como se manifesta sua crença e descrença.

Do abandono mais turbulento, escondido em cavernas ou se resguardando no topo de árvores com dezenas de metros, em descampados e desertos, em florestas ou regiões gélidas, como solução imediata e sobrevivência bem como ostentação legítima e prazerosa.

Mas o que nos fez, ou mais exatamente os nossos antepassados, deixarem uma vida que consistia apenas em uma sobrevivência dura para uma vida que agregasse uma melhor condição, organização, segurança e até prazer?

Vários fatores e determinismos específicos determinaram uma das mais radicais mudanças no modo de vida da humanidade.

Por Helvécio Santos Pereira*

*graduado emDesenho e Plástica e História da Arte / Pedagogo


NÃO DEIXE DE ASSISTIR ESSE GRANDE DOCUMENTÁRIO E ENTENDA O IMPACTO DE GRANDES CONSTRUÇÕES AO LONGO DA MARAVILHOSA HISTÓRIA HUMANA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores