Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

"ERHU" UM ANCESTRAL DO VIOLINO E DE ORIGEM CHINESA







 

P
ode parecer estranho o título dessa postagem. Porém eu explico.Há um tempo atrás em minha postagem intitulada " polêmica na UFBA...isso não é música", eu citava as declarações do médico e então coordenador do curso de medicina da UFBA dizendo que " baiano toca berimbau porque ele só tem uma única corda, se tivesse mais cordas, duas, três, já virava uma cítara e aí baiano não tocaria..." ( rs-rs-rs-rs ) Na época,afirmara eu, após toda a polêmica, do ponto de vista musical, descontadas o desconforto e a pouca delicadeza com a qual o referido doutor colocou as suas idéias - decorrente de uma pergunta feita por um jornalista,em um programa de rádio, da razão pela qual os estudantes do curso de medicina tinham se saído tão mal em uma avaliação governamental ( nota 2 em 10 )- que realmente o BERIMBAU, vilão da história junto com todos os baianos, seria realmente um instrumento bastante primitivo e portanto limitado. Que não se compara nem de longe, por exemplo ao piano, o instrumento mais completo do universo musical. Disse também que um pianista de formação erudita encontraria, em princípio, dificuldades em tocar o tal berimbau. Exatamente pelo simples fato de que um instrumento musical pode ser primitivo e simples mas isso não significa que seja exatamente fácil tocá-lo. E o título dessa postagem? 

  ERHU é o nome de um instrumento chinês, unicorda como o BERIMBAU, com aperfeiçoamentos mas da mesma família de intrumentos musicais de origem bastante remota. Ambos de mesma origem porém levados para povos, regiões e culturas diferentes o ERHU recebeu aperfeiçoamentos técnicos que o BERIMBAU não se beneficiou. Para comprovar tal fato basta observar-se a forma de ambos os instrumentos e prestar atenção a cada elemento da estrutura e a função de cada um deles. O BERIMBAU permaneceu com sua função apenas rítmica oferecendo a possibilidade dos cantores entoarem a melodia em apenas uma tonalidade enquanto o ERHU possui a função melódica. Como instrumento não temperado o ERHU pode executar melodias em qualquer escala musical, seja na música ocidental ou na própria música chinesa. Seria absolutamente interessante ver esses dois instrumentos tocando juntos.O ERHU executando a melodia e o BERIMBAU a percussão. Assista dois virtuoses, pai e filho, executando uma peça musical intitulada "HORSES" ( CAVALOS ). O jovem pianista chino-americano, LANG LANG e seu pai em Nova York em um encontro estupendo para amantes da boa música.


 


O erhu é uma espécie de violino de duas cordas e seu som lembra o canto de uma mulher. Historicamente, o erhu era tocado nas ruas e não fazia parte das elites. A peça é considerada ainda uma obra de  arte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores