YUJA WANG NY CITY, 2017

Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Arte, Debates

.


Debates são contribuitivos, na maioria das vezes, quando pelo menos provocam reflexão relacionada a um problema.Qualquer debate se torna desnecessário quando algo funciona bem, reconhecidamente bem. E esse funcionar bem não é baseado em opiniões mas em através de claros resultados. Ninguém reclama da economia se todos tem dinheiro no bolso,relativo poder aquisitivo e nenhum conflito familiar resultante de carências matteriais.

Todos, ou pelo menos, boa parte dos artistas verdadeiros, profissionais que se ocupam da educação artística ( não a matéria, a disciplina mas da necessidade natural das pessoas de conhecerem esse fenômeno humano que é a produção de obras que fazem parte do dizer artístico,sabem que algo não vai bem. Cada vez mais distante é o conhecimento artístico das pessoas que foi substituido pelas colunas de fofoca acerca de celebridades, facilmente confundidas como artistas pela população em geral. Nem de longe isso é conhecer e compreender a Arte.

Por outro lado a dúvida entre o fazer artístico, o pensar a Arte e "ler" a Arte, a sua produção como um todo. Esquece-se ou desconhece-se o embate histórico entre produzir novos artistas, entre usar a Arte como elemento terapêutico e entre fornecer informações acerca da Arte. A primeira opção é improvável ou seja de forçar a todas as pessoas a serem artistas,produzirem como artistas, desenharem, comporem, executar música em algum instrumento,etc.


No segundo caso a cada dia uma atividade livre, da moda, alienada de qualquer contexto que a arte poderia ser inserida. No terceiro casofornecer ao aluno uma enxurrada de informações sem uso prático acerca de obras , biografia de artistas, críticas acerca de produções artísticas, movimentos, novidades, etc. Em medida errada não produz a educação e a compreensão desejável. Tem-se a imprensão que foi ensinado Arte as pessoas e que esse aprendizado se tornou algo construtivo nas suas vidas, e isso de fato não aconteceu. Repito: é pelos resultados que se afere o trabalho feito.Temos e ainda teremos uma geração de adultos e jovens que não sabem,não entendem absolutamente nada acerca da Arte e pior: muitas vezes tiveram uma orientação completamente estapafurdia acerca da Arte. Ccompreender a Arte, pensar a Arteoisa difícil de consertar depois.

Afinal o que ensinar? O que aprender? Que significado e importância tem a Arte na vida de cada um de nós? O que é a Arte afinal de contas?

.

COMPARTILHE ESSE POST!

"GALHOS SECOS" ( PARA A NOSSA ALEGRIA )

PROVA QUE BRASILEIRO MÉDIO GOSTA MESMO DE ESQUISITICES É QUE A VERSÃO ACIDENTAL E PATÉTICA DESSA CANÇÃO TEVE MAIS DE 16 MILHÕES DE ACESSOS( dados já completamente desatualizados ) E ESSA NÃO!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores