YUJA WANG NY CITY, 2017

Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A COMPLEXIDADE DA LINGUAGEM DAS ROUPAS ( 1 )


Uma das menos compreendidas pelo senso comum, dentre todas as linguagens humanas e especificamenTe, dentre as linguagens da Arte é indubtavelmente a linguagem das roupas, ou modernamente a linguagem da MODA.

Um dos sinais mais perceptíveis no decorrer da história humana, longa e multi-espacial, é o sinal de gênero. Trata-se de um sinal visível da construção e do desenvolvimento das roupas e da moda na cultura construída penosa e complexamente pela humanidade.

Em toda a história humana, desde a tribo ou grupo humano mais isolado ( há vários ainda hoje em pleno século XXI ) até a mais rica e com maior volume de conhecimento tecnológico e de maior complexidade cultural, o fenômeno e processo é o mesmo.

Das roupas mais externas, às roupas íntimas, passando pelos uniformes profissionais, roupas para tarefas específicas ou paramentares ( religiosas, filosóficas, do exercício da magistratura, esportivas, militares, etc ) a diferenciação de gênero, ocorre mais clara, mais discreta e às vezes quando conveniente como elemento atenuante.

O gênero do indivíduo revelado nas roupas é sem dúvida, uma das sinalizações mais enfáticas e permanentes na moda.

Por Helvécio S. Pereira

* Em breve parte do livro ( em E-book ) "A Complexidade das Roupas"













Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, parabéns!
    http://www.portraitart.com.br/

    ResponderExcluir

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

"GALHOS SECOS" ( PARA A NOSSA ALEGRIA )

PROVA QUE BRASILEIRO MÉDIO GOSTA MESMO DE ESQUISITICES É QUE A VERSÃO ACIDENTAL E PATÉTICA DESSA CANÇÃO TEVE MAIS DE 16 MILHÕES DE ACESSOS( dados já completamente desatualizados ) E ESSA NÃO!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores