A compreensão ideal da Arte é de grande importância, não só para qualquer sociedade, mas para qualquer pessoa individualmente, seja qual for o lugar que viva.
Afinal oque é a Arte se não uma instituição invisível com uma ação silenciosa, enquanto imperceptível na sua atividade e efeitos.
Só vemos parte da mesma, aparentemente já pronta e acabada diante de nossos olhos e exposta aos nossos demais sentidos através de incontáveis objetos, tocamos coisas, sons, visões e formas. Entramos dentro delas, manipulamo-nas, sentimo-las, vestimos-las, etc.
De um modo ou de outro, somos compulsionados a gastar nosso dinheiro, nosso tempo, nossa vaidade e nossas loucuras.
Se não a compreendemos ou se escolhemos não compreende-la de modo mais desastroso continuaremos a sermos por ela ( a Arte ) confundidos, afetados, iludidos e não como seria desejável, iluminados.
( texto de minha autoria, em uma de suas versões, usado como introdução ao assunto em aulas para alunos de sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental em duas grandes escolas de rede pública em Belo Horizonte alcançando mais de 1200 alunos em uma semana )
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?