A jovem e virtuose pianista russa Sonya Belousova
Muitos não sabem, inclusive músicos, a Melodia, como um dos três ( e segundo alguns musicistas e estudiosos, um dos quatro, quando se pensa na afinação como elemento da música ) elementos básicos da Música é sem dúvida o elemento que dá a música a sua materialidade, os outros dois ou três elementos a enobrecem, a adornam, lhe dão uma gramática.
A Melodia origina-se na fala pátria de cada povo, o que ratifica o fato de algumas línguas nacionais aparentemente se prestarem ao canto ( à melodia nas canções ) mais do que outras. Isso se dá também porque a Música que ouvimos e criamos constantemente em todo o mundo, em todos os lugares, se baseiam apenas em um dos vários modelos musicais inventados pela humanidade em toda a sua história, sendo portanto apenas um, o mas bem sucedido, reconhecido como Música Ocidental, cuja origem e invenção se deve aos matemáticos e filósofos na antiga Grécia. Sendo as línguas de origem diverso e anterior e posterior a essa Música é completamente compreensível que casualmente umas se adéquem mais que outras a essa linguagem musical com sua gramatica.
Já a Harmonia segue regras rígidas que podem ser "burladas" com bastante genialidade sem ferir a sua gramática. Já o ritmo não dá oportunidade real a ser o músico inovador, apenas troca seis por meia dúzia, um instrumento, um timbre, um efeito por outro, sempre no mesmo lugar, divide o tempo até o quanto não seja desprazeroso, incômodo, ouvi-lo, não havendo muito o que fazer. A Afinação é rígida, oferecendo apenas determinado número de modelos para certos instrumentos, particularmente os de cordas e temperados.
Desse modo o que há de mais promissor no que se refere à alguma criatividade e novidade é de fato a melodia. Boas melodias são inspiradas ou criadas para vozes femininas ou juvenis. Se uma melodia fica bem em uma voz feminina ou juvenil, há sim uma boa chance dessa melodia ser agradável e menos monótona, jovial e mutante.
Não é novidade que a Música erudita e a Música popular se tenham realimentado ao longo da história da música, se a primeira empresta qualidade, a segunda empresta o risco da criatividade. Talvez seja esse o aparente motivo pelo qual, em todo o mundo, virtuoses em instrumentos de concerto, tenham graças a sua sensibilidade musical, capacidade técnica, se voltado para certas melodias que musicaram canções até sem muita relevância poética ou temática. Ou seja: a canção pode ser tematicamente idiota, de poesia sofrível, mas cuja melodia seja uma peça musical de genialidade percebida.
É o que você ouvirá e poderá perceber nos vídeos e nos grandes instrumentistas dessa postagem,
Divirta-se! ( como eu! )
Por Helvécio S. Pereira
O jovem pianista húngaro e virtuose, Peter Bence
Dino Kartsonakis
Peter Bence
Vikawind
Sonya Belousova
Peter Bence
Peter Bence
Dino kartsonakis
Jarrod Randich
Sonya Belousova
Sonya Belousova
Peter Bence
Sonya Belousova
Harry Völker
The Piano Guys
Sonya Belousova
Lara Melda
Sonya Belousova
Vikawind
Jarrod Radnich
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?