“TODOS DEVERÍAMOS
PROCURAR SABER O PORQUÊ DAS COISAS E DA VIDA”
A
DANÇA
Olá,
aqui estamos novamente.
Bem na próxima segunda-feira, 05 de outubro, as aulas presenciais estarão de volta, e certamente em nossa escola, o Celso Machado. Da minha parte tentei proporcionar conhecimento, informação e senso crítico aos meus alunos, de todas as minhas turmas, contra a definição patética e burocrática de que a Arte e a educação física" pertencem às matérias recreativas".
Certamente,
os gestores, os políticos e todos com o poder de decisão nesse assunto,
não tiveram em toda a sua vida aulas de artes minimamente decentes e
realmente esclarecedoras sobre as artes, infelizmente e infortunadamente
não cruzaram nesse caminho, provavelmente de décadas com alguém que
lhes pudesse colocar algum mínimo juízo. Espero sinceramente que alguns
de meus alunos e futuros visitantes desse blog que a partir de outubro
será totalmente aberto ao grande público da web, tenham construído para
si mesmos uma visão minimamente diferente do fenômeno chamado Arte.
Olhando
o contador do blog são hoje, mais de quatro mil visitas, a do Blog ( Compreendendo a Arte ),pelo Blogger entretanto, dá
um número menor pois por questões de algum pagamento não computa reentradas no mesmo IP, mas mesmo assim um número muito bom para
abordagens tão direcionadas e específicas. Muito obrigado.
Talvez a última abordagem sobre a dança. Não porque o assunto se
esgote rapidamente, ao contrário, dançarinos e bailarinos
dedicam-se toda uma vida para se tornarem profissionais nessa
modalidade artística, muito mais tempo que o normalmente dedicado à
formação de uma outra profissão.
Primeiramente porque fomos dotados
biologicamente, programados para fazê-lo, para dançarmos. Mesmo
quem não dança nada, como eu, por nunca ter dedicado a aprender,
entende e é sensibilizado por um tipo de dança específico. Há a
dança para se dançar e dança para ser vista, como o Balé e o
Tango por exemplo.
A Dança é a linguagem do corpo, uma
pessoa em silêncio pode “falar” dançado. Provavelmente
aprendemos com os pássaros e sua dança do acasalamento. Não é à
toa que nas danças de salão ( danças em que um homem dança com
uma mulher ) o homem conduz a dança e a mulher se deixa ser
conduzida.
Uma Dança, daqui para frente compreendida como
COREOGRAFIA, PODE EXPRESSAR ALEGRIA, RAIVA, FORÇA, TRISTEZA, VITÓRIA
OU DESISTÊNCIA, VIDA E MORTE, JUVENTUDE E VELHICE, DESCRENÇA E
FÉ.
Mas a DANÇA não surgiu somente aos pares, entre um
homem e uma mulher, em diversas ocasiões e culturas foi grupal, de
grupo de homens ou de grupo de mulheres, ou ambos.
Em
certas regiões da África, grupos de homens auto paramentados,
enfeitados, uma vez por ano dançam em frente as mulheres solteiras
para que essas os escolham como marido. Em culturas orientais como
chinesa, japonesa e coreana, grupos de mulheres se especializam em um
determinado de dança em grupo para admiração dos homens e de todas
as pessoas., o mesmo na milenar Índia. Na Grécia e entre árabes,
também entre israelitas, homens dançam festivamente em um só grupo
em casamentos e outras festas importantes, separadamente das
mulheres. O mesmo no Egito.
A Dança era frequente nas
guerras na antiguidade, antes das batalhas e depois em comemoração
às vitórias.
Nas religiões a Dança acompanhava não só
as expressões de alegria e devoção a alguma divindade como ajudava
a memorização de cânticos e de ritos. Mais recentemente no
cristianismo protestante, evangélico, foi incorporada a partir do
balé e da dança moderna, como expressão de louvor, por exemplo
para quem não toca um instrumento musical, não canta, ou que tenha
pendor natural para dança.
Em todas as situações
descrita acima e anteriormente a Dança expressa coisas ( ideias,
opiniões e crenças ), algo que é sempre usado para DIZER ALGO e
que TENHA ALGO A SER ENTENDIDO!
Assim como devemos
ou deveríamos compreender uma pintura ( o que o pintor quis dizer
através de um quadro ), um compositor através da letra e melodia de
uma canção, um escritor através de um romance, deveríamos
entender o que cada dança, passo, gesto, enfim COREOGRAFIA, tenha
igualmente a nos dizer.
Uma COREOGRAFIA pode ser rica
expressivamente, sensual ( quando valoriza as diferenças sexuais
entre homens e mulheres, o que chamamos de dimorfismo sexual
secundário ) ou pornograficamente grosseiras.
É fato que
o “funk brasileiro”, algo completamente diferente do funk
original, ritmo e gênero musical negro americano, é perniciosamente
pornográfico e grosseiro e em nada recomendável para adultos e
muito menos para adolescentes e crianças.
Na Arte, em
todas ela é sempre possível se tirar coisas boas e ruins, criar e
fazer coisas boas e ruins, na dança não é diferente.
Só
com o conhecimento podemos ter escolhas, lembre-se sempre disso.
Para responder:
1) Por que como seres humanos, “dançamos”?
2)
Qual a provável origem da DANÇA?
3) Quais as
quatro modalidades de dança, ou onde e quando são usadas como
expressão?
4) Há danças realmente menos
recomendáveis, por quê? Dê um exemplo.
AULA 020
ALÉM DESSAS VINTE AULAS, HÁ AINDA AS AULAS DE 021 A 033 ( essa é a de número 34 ), NÃO DEIXE DE VÊ-LAS, CADA UMA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?