Navegue pelas diversas páginas

domingo, 27 de maio de 2018

MAIS UM IMPORTANTE PIANISTA UCRANIANO VEM A BELO HORIZONTE, VADYM KHOLODENKO


A
s pessoas sem informação não entendem que todos os pianistas que trilharam duas décadas obrigatórias de formação em piano, são em tese, capazes de tocar as mesmas peças musicais. É verdade que para todos os músicos, o repertório, tão vasto e impossível de ser esgotado por qualquer instrumentista, leva cada músico, por gosto pessoal, sensibilidade pessoal, a tocar mais e melhor certos compositores, estilos musicais, etc. Igualmente é verdade que a cultura predominante em qualquer país influencia diretamente a identidade e, claro, performance de cada músico.

Desse modo quem será o melhor autor e interprete de country a não ser de Nashiville ou de samba o Rio de Janeiro? Assim se enquadra os pianistas de origem na Europa Oriental. Diferentemente do Brasil, os seus locais e cidades de origem criam o clima favorável a uma grande e maior sensibilidade ao piano clássico ou à música clássica ou de concerto.

Acrescente-se a isso a execução pessoal, que funciona para um ouvido mais apurado, como o detalhe fino, imperceptível a quem não conheça tais composições musicais, tais compositores e cada contexto histórico/cultural no qual cada composição foi realmente feita.

O público de música de concerto é um público que privilegia certo grau de informação relacionada ao que ouve e vê embora até no contexto de música tão complexa, a sensibilidade, a fruição da música seja parcela importante desse complexo e rebuscado prazer.

Recebi essa semana, um pedido carinhoso, para escrever sobre esse pianista que se apresenta em Belo Horizonte, no domingo 03 de junho de 2018, da produção dessa importante apresentação. Confesso que não o conhecia e tive que pesquisar, assistir algumas de suas apresentações e atentar para a sua biografia e carreira. E obviamente a conclusão não poderia ser outra: a de constatar mais um importante talento e virtuose, dono de uma técnica apurada, que é um desafio a todos os que puderem vê-lo e ouvi-lo nesse dia, maiormente pianistas, professores de piano, estudantes de piano ou como eu alguém que embora ame esse magnífico instrumento e o entenda nos seu mecanismo, e entenda a música executada nele explorando toda a sua enorme potencialidade, e por algum motivo não tenha tido a formação para tocá-lo, mas para ouvi-lo possa se deliciar com sua apresentação única.

E por que única? pode-se comprar um CD com as mesmas composições e ouvi-las em casa ou no seu carro, o que também é muito prazeroso entretanto a performance ao vivo é sempre única, por mais que duas apresentações do mesmo instrumentista seja exata e metricamente iguais ( e na verdade o são, a música erudita, clássica ou de concerto é bastante exata! ) há sempre algo que só acontece uma vez! a emoção do músico/ instrumentista, a sua relação com a orquestra e o regente, quando há e com o público espectador e ouvinte. É justamente essa a grande e importante diferença!

Por Helvécio S. Pereira
Graduado em Desenho, Plástica e História da Arte/ Pedagogo


PARA VER



SOBRE VADYM KHOLODENKO



{ Medalha de ouro no Concurso Internacional de Piano VanCliburn em 2013, o pianista ucraniano Vadym Khodolenko abre a "Série Virtuosi- Concertos Internacionais".

Dia 03 de junho, às 19 horas, o Grande Teatro do Palácio das Artes receberá um dos grandes pianistas da atualidade, o ucraniano Vadym Kholodenko. Vencedor da cobiçada Medalha de Ouro do Concurso Internacional Piano Van Cliburn em 2013, um dos mais importantes do mundo, o pianista fará a abertura da temporada de 2018 da “Série Virtuosi -Concertos Internacionais”.Nascido em Kiev em 1986 e formado pelo Conservatório de Moscow (Rússia), Vadym Kholodenko é um dos mais aclamados pianistas da nova geração, tendo sido declarado pela crítica como um artista de interpretações “impecáveis, vibrantes e de bom gosto” (Cleveland Plain Dealer). 


Com uma agenda intensa, Kholodenko estará em junho em turnê pela América do Sul, passando por cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Bogotá e Santiago e, após isso, seguirá para uma turnê por várias cidades no Japão.Ao longo de sua carreira, apresentou-se com importantes regentes, como Yuri Bashmet, Vladimir Spivakov, Mark Gorenstein, Alexander Rudin, Dmitry Liss, Eugeny Bushkov e Alexander Sladkovskiy. Nessa temporada, o pianista lançará pelo selo Harmonia Mundi a gravação dos 5 Concertos para Piano e Orquestra de Prokofieff, atuando frente a Sinfônica de Fort Worth. Além de suas atividades como solista de grandes orquestras, Kholodenko é um dedicado camerista, atuando em parceria com vários grupos, como o Quarteto Brentano. A Série Concertos Virtuosi Promovida pela Virtuosi Produções Artísticas, produtora cultural de Belo Horizonte, a “Série Virtuosi - Concertos Internacionais” tem por finalidade trazer grandes concertos ao Brasil. 

Para a temporada de 2018, estão confirmados grandes nomes, como os pianistas como Vadym Kholodenko e Yeol Eum Sum (vencedores do Concurso Van Cliburn, um dos mais importantes do mundo), a violinista Sarah Chang e a soprano Sumi Jo.De acordo com o diretor da Virtuosi Produções, o pianista Ederson Urias, a série pretende colocar Belo Horizonte no mapa de concertos internacionais de grande porte: "O Brasil é bastante longe da Europa, então são poucos os grandes solistas dispostos a cruzar o oceano para se apresentar aqui. Quando eles chegam, geralmente se apresentam no Rio de Janeiro e em São Paulo e raramente visitam Belo Horizonte, mesmo a cidade estando a apenas 1 hora de avião e tendo uma população grande. É uma pena e estamos fazendo o possível para reverter essa situação ao trazer para a cidade grandes nomes da cena internacional.”

Serviço:
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Dia : 03/06
Horário : 19:00
Ingressos: Entre R$ 30,00 e R$ 100,00.
Endereço : Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte - MG
Informações : http://www.fcs.mg.gov.br/











PARA OUVIR








ACESSE A PÁGINA DA PRODUTORA DO EVENTO PARA TODAS AS INFORMAÇÕES:

CLIQUE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores