Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

O IMPACTO REAL DA ARTE ATUAL NAS PESSOAS HOJE

 


A INFLUÊNCIA DA ARTE NA ATUALIDADE 

  ou

A INFLUÊNCIA DA ARTE HOJE  ( ALGUMAS VERSÕES DE COMO ABORDAR O TEMA )



 

Certamente, ao estudarmos História ou especialmente História da Arte, a maioria das informações se referem ao passado mais distante ou até ao passado mais próximo, mas nunca ao presente e aos impactos da Arte atual.

 

O sentimento que se tem é que tudo a meras curiosidades e velharias. Aparentemente, também, não parece haver nenhum olhar importante e útil ao se debruçar sobre a Arte atual. Quase sempre acriticamente venerada, como se tudo produzido na Arte hoje seja inocente, divertida. Lúdica, boa e automaticamente útil, estando longe se ser a mais pura verdade.

 

 

1)Primeiramente, temos que reconhecer a Arte como fenômeno e instituição social. Um fenômeno porque simplesmente a Arte surge na sociedade humana independentemente do desejo, planejamento ou de uma pessoa, ou um grupo de pessoas. Ela simplesmente existe. Também pode ser reconhecida como fenômeno, pelos mesmos aparentes motivos e baseada em uma necessidade humana, aparentemente universal. Em ambos os casos, sob as duas óticas, a Arte independe de nossa simpatia ou mesmo antipatia.

 

Essa Arte está em todos os lugares, manifestando em todas as possibilidades. Contradizendo a ideia de que é necessário ir a um lugar específico para ter contato com alguma Arte. De fato, vemos a Arte em todos os lugares e espaços. Entramos dela. A vestimos. A ouvimos e vemos. Às vezes a vemos e ouvimos juntamente. Entramos de obras de arte, vestimos criações artísticas, ao olhamos de longe, admiramos detalhes minúsculos; ouvimos arte, vemos arte, nos movemos artisticamente.

 

 

2) A Arte em geral se caracteriza por uma natural subjetividade e complexidade intelectual, por simples e simplória que aparente, técnica ou conceptualmente. É necessário o conhecimento de um contexto e de detalhes sobre cada obra para se chegar proximamente ou mais exatamente ao que o artista ocasionalmente quis expressar. Isso nos faz pensar e reforça a ideia de que qual quer coisa produzida na Arte deva ser feita, para de alguma forma, ser compreendida. A Arte, qualquer manifestação artística, não deve e não se limita a ser decorativa ou funcional.

 

 

 

VERSÃO 4

 

A IMPORTÂNCIA E IMPACTO DA ARTE ATUAL, HOJE.

 

 

Certamente, ao estudarmos a História Geral ou mesmo a mais particular História da Arte, o que vemos, em termos de informações, são predominantemente informações passadas. Isso é natural e plenamente compreensível,   mesmo porque é impossível uma “história futura”.

 

A sensação que se tem, e que também é bastante óbvia, é que nos faz perguntar a nós mesmos: que impacto têm essas obras de arte tão distantes no tempo de nossa própria experiência. Afinal, vivemos em outros tempos com outros problemas, nossos próprios problemas, desafios e soluções que, convenhamos, achamos bem melhores que a deles e mais inteligentes.

 

A Arte, ou as Artes, em todas as suas formas, expressões e gêneros, sempre explica o que somos, SENTIMOS, CREMOS, PENSAMOS, SONHAMOS, TEMEMOS E DESDENHAMOS. A Arte funciona como uma radiografia de um tempo, das pessoas daquele tempo, daquele lugar, com aquelas características. Nossos antepassados tiveram a sua arte e a sua radiografia. Nós tempos a nossa que poderá ser estudada e reconhecida no futuro. Os futuros humanos saberão quem fomos pela nossa arte, feita e difundida hoje.

 

 

A IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS DA ARTE ATUAL, HOJE.

 

 

Certamente, ao estudarmos a História Geral e em particular a História da Arte, o que se percebe, com todas as informações que nos são repassadas, é que tudo, óbvia e naturalmente, se refere ao passado próximo ou ainda mais distante. Essas informações, de um passado diferente, na verdade, parecem ser somente curiosidades e excentricidades e pouco ou em nada relacionadas às nossas vidas, nossas vivências e a nosso tempo. De um modo objetivo, essa multidão e variedade de obras artísticas produzida por uma multidão incontável de artistas dos passados, tanto distante como próximos, enche os nossos olhos. É muita informação e cada vez maior a cada dia. Com o advento da invenção dos processos de gravação e de reprodução, esse volume de informações chega a ser alucinante invadindo os nossos sentidos. Antes era somente a visão, hoje nossos ouvidos ou ambos.

 

Obviamente, objetivamente, essa multidão de obras produzidas por artistas de todos os tempos bem antes de nós, nada tem a ver conosco mesmos e dessa forma impacto nenhum, benefício nenhum pode nos causar. Mas o que dizer da Arte contemporânea, aquela produzida exatamente em nossos dias e não décadas atrás, a chamada Arte moderna. A moda é um exemplo disso, em menos de uma década, ou muitas vezes, bem menos, roupas e acessórios são abandonados, esquecidos. O que já foi “moderno” e “novo”, agora é desprezado e ninguém ousa usá-los. O mesmo ocorre com móveis, automóveis, raras exceções, eletrodomésticos, etc. Muitos se esquecem que “Arte” não é aquela estranha em galerias e exposições, mas expressões visuais e estéticas que nos rodeiam por meio de objetos, arquitetura, marcos culturais e históricos, expressões de beleza e de valores em determinado tempo e espaço.

 

 

Certamente, ao estudarmos História Geral ou ainda especificamente a História da Arte, percebemos o óbvio: a história só pode ser referente ao passado, seja ao passado mais distante ou ao mais próximo. Uma história futura é impossível, seria somente ficção. Essas informações do passado, aparentemente inúteis, a não ser pelo enciclopedismo ou pela curiosidade (informação pela informação). Afinal, eram outros tempos, outras pessoas, outros desafios e outras soluções.

De forma geral, o que a multidão de coisas produzidas constantemente pelos mais diferentes artistas, em diferentes gêneros e tipos de obras, têm a ver conosco e como de alguma forma influenciam as nossas vidas individuais ou em grupo?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores