A palavra cinema vem do grego e significa "imagem em movimento", sendo assim, toda animação é em última análise cinema. Os games, parcela mais lucrativa, e que mais exige maior desenvolvimento tecnológico, puxado pelo desenvolvimento crescente da informática, são a ponta do iceberg. Veja a informação veiculada na web, reproduzida abaixo:
Muitos jogos possuem gráficos quase perfeitos, mas nas cenas de diálogos deixam muito a desejar, mostrando bocas travadas e rostos sem expressão.
Fonte: Rockstar Games
Até mesmo no cinema este tipo de falha pode acontecer. Para não precisar resgatar um passado longínquo, basta lembrar-se do filme “Tron” (a regravação de 2010). O vilão Clu realiza movimentos complexos com a boca, mas o resto de seu rosto parece que foi congelado, pois as alterações são mínimas.
Com L.A. Noire (ao menos nos trailers), estas falhas não existem. Utilizando um inovador sistema de captura de imagens, até mesmo pequenos detalhes como o quanto as bochechas inflam ou o quanto sobem as sobrancelhas em situações de nervosismo podem ser transformados em movimentos para os personagens.
Como é feita a captura dos movimentos?
Os equipamentos
Um estúdio foi desenvolvido especialmente para a gravação das cenas de L.A. Noire. Nele, os atores (um de cada vez) ficam dispostos no centro da sala, em uma cadeira, que não pode ser mexida para não atrapalhar a angulação das capturas. Por todos os lados há câmeras direcionadas à cadeira, prontas para capturar cada movimento realizado pelos artistas.
Fonte: Rockstar Games
Ao todo, são 32 câmeras dispostas em pares para filmar os atores em duas angulações diferentes, completando 360 graus de abrangência. Todas elas são Full HD, ou seja, as imagens geradas possuem resoluções de 1920 x 1080 pixels. Estas câmeras Machine Vision podem gravar até 30 frames por segundo e custam 6 mil dólares cada.
Com ou sem marcadores?
Há dois tipos de tecnologias para a captura de movimento facial, os que utilizam (Marker-based) e os que não utilizam marcadores (markerless). Enquanto os primeiros deixam o rosto dos atores repletos de pontos para traçar a movimentação digitalmente, os segundos utilizam apenas câmeras e softwares complexos para movimentar os modelos digitais.
Fonte: Rockstar Games
Filmes como “Expresso Polar” e “Beowulf” utilizaram as tecnologias de captura com marcadores, que deixa um pouco a desejar nos detalhes das expressões. L.A. Noire é produzido com o outro sistema, que utiliza apenas câmeras (32) para capturar a movimentação e criar modelos tridimensionais nos computadores. Mas para a captura dos movimentos corporais, são utilizados marcadores.
A importância dos atores
Como todos os personagens possuem expressões reais, é de suma importância que os atores tenham o comprometimento com o trabalho, o que exige um esforço inédito de grande parte deles. É sabido que as artes cênicas pedem bastante expressão corporal de seus adeptos, mas o MotionScan pede justamente o contrário.
Movimentos de braços, pernas, tronco e até mesmo pescoço não são utilizados pelos desenvolvedores do game, apenas o rosto é aproveitado. Também há o fato de que as câmeras são fixas e focadas em um ponto único, por isso todos os atores precisam ficar praticamente imóveis (o que é bastante trabalhoso).
Fonte: Rockstar Games
Também é necessário que eles utilizem roupas laranja com uma bola verde no peito. Esse contraste é responsável pela focalização aperfeiçoada dos movimentos faciais. Como você pode ver no vídeo que está no topo deste artigo, não há pontos ou eletrodos fixados na pele dos artistas, tudo é feito pelas câmeras e pelos softwares.
E... Ação!
Após todos os detalhes estarem ajeitados: câmeras preparadas e atores com os textos decorados; chega a hora de começar a gravação. Ao mesmo tempo em que o ator fala, o modelo 3D é movimentado e o som é capturado em sincronia. Qualquer movimento da pele é reconhecido, até mesmo a tensão dos olhares e enrugamentos na testa.
Por dia, podem ser gravados até 50 minutos de ação. Para quem acha pouco, outros modelos de captura de movimentos não chegam à capacidade de 20 minutos. A eficiência e a qualidade, somadas, tornam o MotionScan o modo mais avançado de captura para games já lançado. Consequentemente, L.A. Noire terá o que há de mais moderno até o momento.
Fonte: Rockstar Games
A equipe de desenvolvimento do jogo só precisou inserir os rostos e os sons nos corpos já criados e movimentá-los para criar toda a atmosfera do game. Segundo a equipe da Team Bondi (empresa responsável pelo MotionScan), tudo o que a Rockstar precisa fazer é colocar o rosto no corpo e ajustar as inclinações das cabeças.
Fontes: Youtube e Baixaki.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?