Navegue pelas diversas páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

TRABALHO DE EQUIPE, PROFISSIONAIS CAPAZES E TALENTOSOS, MODELOS BELÍSSIMAS E LOCAÇÕES INCRÍVEIS... A FOTOGRAFIA DE MODA







*Esta postagem foi modificada pois a postagem anterior foi perdida por exclusão do vídeo por parte do detentor do canal original em que o vídeo fora postado. Entretanto , o tema a moda é retomado nesta atualização.

Esta é uma postagem resultante das aulas dadas neste bimestre/ trimestre de 2023 em duas escolas nas  quais ministros aulas de Artes para adolescentes num total de mais de mil alunos a cada semana.

Mas o que é a moda ou a linguagem das roupas?

A moda, a linguagem das roupas é um fenômeno humano, uma instituição social  e uma linguagem com suas próprias especificidades.

Como fenômeno humano significa que só nós seres humanos, criamos, usamos  e dependemos das roupas não só para ocultar a nossa nudez mas para estabelecer inter-relações entre nós e nossos semelhantes.

Como instituição social é algo maior que se estabeleceu em nossa existência e da qual não conseguimos abrir mão dela, mesmo os considerados povos isolados e permanecidos como primitivos usam algum tipo de acréscimo ao corpo que primitivamente indica um tipo de roupa.

Como linguagem após uma longa história e o acréscimo de muitas tradições culturais há uma certa gramática, há um leque de coisas a serem feitas que são identificadas e reconhecidas como determinadas mensagens que são compreendidas e acatadas culturalmente e podemos mesmo dizer como um discurso universal, global.

Mas afinal por que usamos roupas?

Assustadoramente ou pelo menos surpreendentemente não é para não "andarmos nus" mesmo porque andar ou não nus é uma circunstância: se todos em um grupo humano decidem ou têm a prática de andarem ou viverem nus ( os naturalistas e nudistas ) todos conseguem conviver e se respeitarem mutualmente, mesmo sendo de sexos opostos, faixa etárias diferentes. Aliás nós como grupos humanos de "vestidos" é que surpreendentemente parece termos perdido esta capacidade bastante louvável.

Logo a principal razão pela qual usamos roupas, a primeira razão é:

ADORNO

Nos vestimos para sermos melhor vistos pelos nossos semelhantes, para sermos melhor aceitos pelas outras pessoas, sejam todas ou particularmente do nosso gênero, faixa etária, condição social, cultura.

A primeira "roupa" a ser inventada pelo ser humano possivelmente foi um adorno, um enfeite, um ornamento. Possivelmente, na verdade bem possivelmente, Adão e Eva antes de haverem sentido vergonha pela nudez de suas genitalhas, possivelmente se adornaram com algum tipo de cinto, pulseira ou colar. Foi assim no princípio de nossa existência e é tão verdade hoje em pleno século XXI, nos vestimos pela mesma e primitiva razão.

PROTEÇÃO

A segunda original razão e uma razão ainda persistente hoje a cada geração é que circunstancialmente as condições de sobrevivência, de trabalho, de ocupação mudam e para preservação de nossas próprias vidas e conforto, evitando acidentes, as roupas e acessórios, são constituídos adequadamente para proteção de nossos corpo e nosso conforto diário.

PUDOR

Esta é definitivamente a última e menos importante razão pela qual usamos roupas. Claro que em nosso mundo civilizado se alguém não usa publicamente roupas esperadamente adequadas será preso por "atentado ao pudor" significando que as outras pessoas não são obrigadas e devem até antes serem protegidas de verem detalhes pouco decorosos dos corpos de outra pessoa, seja do mesmo sexo ou gênero e muito menos do sexo oposto. Claro que este pudor naturalmente desaparece em situações de socorro a vida de qualquer pessoa e especificamente em ocasiões de salvamento e parto.

Entretanto as roupas ou o uso, emprego e utilidade delas vão ainda além destas três justificativas ou motivos.

Nas relações interpessoais as roupas expressam e comunicam as outras pessoas muito do que acreditamos, valorizamos, nosso temperamento e nível de intimidade ou de distanciamento que naturalmente pretendemos ter com as demais pessoas. De fato estabelecem certos caminhos, links automático de como as pessoas nos recebem, se aproximam de nós ou nos rejeitam, se afastam e até nos opõem.

Roupas podem ser indicativos importantes de 

FUNÇÃO / OCUPAÇÃO

ATIVIDADE

HIERARQUIA ( em uma agremiação, instituição religiosa ou não, militar, etc )

SACRALIDADE ( indicação de santidade, separação espiritual, status, estado ou grau de espiritualidade )

Sendo estes exemplos os mais vastos e inquestionáveis.

INDICATIVOS DE GÊNERO ou de SEXO.

Deste modo acenando e tornando mais imediatas e compreensivelmente ágeis todo este tipo de informação importante tão necessárias a nossa convivência em qualquer sociedade ou grupo humano.


Um desfile ao vivo



Finalmente, o estilista ou figurinista, como é chamado tanto no cotexto de um desfile como na produção de um filme, novela de tv, programa humorístico para tv, filme de época ou desfile alegórico de escola de samba, ou mesmo para criação de roupas e acessórios para nós pessoas comuns, trata-se de um artista de um trabalho constante, relevante, silencioso, quase anônimo excetuando os grandes nomes e grandes marcas do mundo da moda. Por isto a indiferença, desconhecimento e falta de compreensão justa e maior de seu relevante trabalho.

Helvécio S. Pereira
Sou graduado em Desenho, Plástica e História da Arte pela UFMG;
Graduado em Pedagogia e com vários cursos especializados na área de desenho incluindo desenho de moda
UEMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores