PAISAGENS
NATUREZA MORTA ( Stil Life )
e
RETRATOS
A paisagem, como desenho pintura e legado à fotografia é uma invenção chinesa ocorrida oitocentos anos antes dos europeus terem desenvolvido as suas primeiras pinturas e desenhos de paisagens. O motivo, o motor, para que os chineses criassem esse tipo de registro é que a China, sendo uma grande extensão territorial e possuindo uma expressão natural grandiosa, fez que o seu povo, e seus artistas, desenvolvessem uma espécie de devoção aos monumentos naturais, que lhes davam e nos dão uma ideia de eternidade. Afinal, nós como indivíduos passamos brevemente pela vida enquanto montanhas, florestas, rios e mares são testemunhas silenciosas de gerações de humanos que passam por eles.
As Paisagens podem ser:
PAISAGEM NATURAL
PAISAGEM URBANA
PAISAGEM RURAL
e MARINAS.
Uma paisagem por definição genérica e de fácil apreensão e não menos exata é a visão ou vista de tudo que vemos adiante de nós desde algo mais próximo até o infinito, ou até onde a vista alcance.
llUma paisagem pode conter pessoas e animais, mas esses seres móveis e com singularidade, não ocupam na paisagem, ou se destacam na paisagem como elementos mais importantes que a própria paisagem. Desse modo a paisagem natural tem como elementos na sua composição somente a natureza sem interferência ou construções humanas.
Já a paisagem urbana consiste no ambiente das cidades, seja qual época for, quase sempre com pessoas em seus afazeres e toda a movimentação inerente aos grandes agrupamentos humanos. Mais uma vez as pessoas embora reconhecidas em seus afazeres não roubam da paisagem o foco do espectador.
Já a paisagem rural, o foco é a vida e o trabalho nesse singular espaço, incluindo animais, aparelhamento próprio como construções, pontes, cercas, animais, produção, etc.
As marinas se caracterizam por presença de barcos, botes, navios e portos ou aparelhamento para amarração e manutenção dos mesmos, sendo na maioria das vezes, portos marítimos mas também na sua variação em rios e lagos.
Em todos esses casos as diversas paisagens representam a diferença radical do gosto do artista que as produz e do espectador que as contempla e admira. Possível e certamente cada pessoa, artista ou fluidor de arte, penderá para um tipo de paisagem em detrimento de outro ou outros tipos, refletindo o gosto pessoal ou a carência ou saudade de alguma experiência humana ou geográfica.
Por Helvécio S. Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?