Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ATUALIZADO!! HISTÓRIA EM QUADRINHOS, SEU LEGADO E POTENCIAL

O registro visual antecede em muito a invenção da escrita. Das cavernas passando pelos templos, criptas, malsoleus, adornos corporais, passando por todos os desenhos, paisagens e retratos em toda a história da Arte, captação de imagens e cenas reais como na fotografia e cinema.

Desse modo a HQ ( história em quadrinhos ) influenciada pelo retrato e paisagem e hoje reconhecida como literatura resulta numa linguagem visual, constituída de imagens organizadas e ilusoriamente dinâmicas que complementam narrativas e diálogos tem textos, verbais. Desse modo também ao leitor médio é mais fácil e agradável, ler uma HQ que uma cronica, um conto, um romance, etc.

Sem a necessidade do exercício da imaginação visual ou do prévio conhecimento também visual de algum ser, lugar ou coisa, a leitura de uma HQ é portanto facilitada a todas as faixas etárias, principalmente as mais jovens, sendo de agrado maior por parte de crianças, e demais jovens.

Antes criticada pela qualidade dos textos e menor exatidão linguística hoje há um maior cuidado por parte dos autores e editoras na adequação linguística, ocorrendo que os temas, pelo esgotamento de décadas e pelo esforço em manter vendas com estórias que se contradizem na sua continuidade, oferecendo versões dos mesmos personagens decididamente em manter certos números de vendas.

Como toda linguagem artística, as histórias em quadrinhos sofrem de um esgotamento natural, pelo tempo, décadas e mais décadas de produção e de exploração das personagens e dos virtuais conflitos engendrados para o também natural embate entre o bem e o mal, entre heróis e vilões.

Com os avanços digitais e editoriais o desenhar tem se tornado mais fáceis e o número de desenhistas, até brasileiros, os desenhos da estórias perderam em muito a identidade gráfica dos desenhistas antigos que primeiramente imprimiram o seu estilo no desenho de muitas personagens e suas estórias, muitos delas os criadores originais desses super-heróis e vilões.

Finalmente as HQs ( histórias em quadrinhos ) ao lado de todas as demais formas de literatura, tem o valor e o poder de contribuição de ajudar leitores e aficionados nessa modalidade artística e de literatura na identificação de bem e mal, de heróis e vilões ( uma invenção dos gregos ) além de proporcionar o equilíbrio, quando sadio, entre a fantasia e a realidade. Ou seja o importante aprendizado, e necessário, em ligar e desligar, selecionar e desselecionar a ficção e selecionar a realidade e vice-versa.

Stan Lee, desenhista, roteirista de quadrinhos, empresário do ramo do moderno entretenimento, morreu em 12 de novembro passado ( 20018 ) tendo sido reconhecido como um gênio desse ramo de literatura praticamente nascido no seculo XX. A sua contribuição é bastante moderna pois é dada na década de 60, como a criação do Quarteto Fantástico ( Fantastic Four ) seguindo-se a eles vários personagens originais que mais que inexistentes representam a alma humana e seus dilemas universais.


Por Helvécio S. Pereira*


*graduado em Desenho e Plástica e História da Arte / Pedagogo






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores