Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

COMO ENTENDER O URBANISMO E A ARQUITETURA NO MUNDO HOJE

Todos nós, habitantes das grandes metrópoles ou não, cidadãos do mundo moderno, descartamos quase que naturalmente, objetos, coisas que por caídas em desuso ou ultrapassadas tecnologicamente ainda mesmo depreciadas por simples modismo e mudança de gosto deixam de agradar uma parcela majoritária de nossos semelhantes.Uma exceção são os nostálgicos, colecionadores e os assumidamente excêntricos.

Desse modo uma jovem dificilmente usará no dia a dia ou publicamente um vestido que seja de uma época muito antiga. Da mesma forma gaguets como celulares, computadores, relógios,etc são facilmente descartados pro serem velhos.

Tal fenômeno não ocorre naquilo que a arquitetura produz socialmente e que resulta concretamente no urbanismo das cidades, expresso nas casas, nos prédios, nas médias e grandes construções e nos espaços públicos ou não.

Na Arquitetura, vemos em todo o mundo, em todas as cidades, médias e grandes, centenárias ou milenares, um misto de coisas antigas e novas: construções centenárias, milenares, lado a lado de modernas, de vanguarda e atuais.

Perceber, observar atentamente os detalhes e as diferenças entre um objeto habitável e outro, entre espaços contíguos ou não, é ler, aprender, o que cada um expressa, no que concerne às CRENÇAS, VALORES, IDEIAS, IDEAIS que cada autor/arquiteto e a sociedade que patrocinara cada uma de suas obras cultivava e tinha.

Por Helvécio S. Pereira

* graduado em Desenho e Plástica/ História da Arte e Pedagogia










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores