Navegue pelas diversas páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

TALENTO? AULA 014, BLOCO 02 ( ESSE É O MEU CURSO, OU PARTE DELE, DAS AULAS À DISTÂNCIA, NESSE PERÍODO DE PANDEMIA EM UMA DAS ESCOLAS QUE MINISTRO AULAS DE ARTES HÁ VINTE ANOS! )

Há basicamente duas maneiras de se reagir diante da Arte, ou do que os artistas de todos os tipos e tendências produzem:

(assista a perfórmance dessa incrível baterista japonesa de apenas 24 anos )



Se maravilhar compreendendo cada detalhe, inferência, significado, a complexidade, a expressão e a ntenção do artista em sua obra de arte;

ou

Se maravilhar sem entender nada ( é o que na maioria das vezes ocorre com quase todas as pessoas! )

Nessa fluição ( relação entre o expectador, ouvinte, vivenciador ) com a obra de arte, as pessoas definem rasamente como "talento".


Talento, a grosso modo, seria alguém fazer algo que eu não consiga fazer, ou que poucos consigam fazer!

Talento tem muito a ver com a inventabilidade, a capacidade de criar algo novo, algo que curiosamente, ninguem teve a ideia primeiro, pode ser algo complexo como o contracanto ou algo mais simples como a batida, o ritmo do "funk" ( diferente da música, gênero musical "funk"), ou mesmo a batida do samba, ou ainda a invenção do piano ou da bateria ( como conjunto de instrumentos ritmicos tocados por um único músico ).

Curioso é que justamente da ignorância das pessoas que a "arte" sobrevive! os artistas guardam um "segredo", fazendo parecer que grande parte do seu fazer artístico é realmente inalcançável.

É verdade, que muita coisa na Arte demanda anos de dedicação e desenvolvimento pessoal, muito estudo e não pode ser aperfeiçoado ou ao menos alcançado sem esse grande esforço, por exemplo, um pianista erudito, clássico, um harpista, um maestro ou arranjador, um tenor clássico, um guitarrista de rock especializado em solos de guitarra, um ecritor de romances, de bons romances, um poeta, etc, etc. E muitos outros exemplos de linguagens artísticas que por ecomomia não citei nesse momento.

Mas se todos soubesem tudo sobre a arte e suas linguagens e seus artistas, muitos "artistas" em nosso páis, o Brasil não teriam jamais a projeção que tiveram, justamente por não serem nem tenicamente bons e nem telentosos verdadeiramente.

Isso explica como os artistas permanecem em seus guetos e raramente criticam uns aos outros mesmo sabendo dentre eles quem tem valor e quem não tem! e isso não tem nada a ver com princípios éticos ou educação, respeito, etc.

Porque assim como os mágicos, o segredo na Arte é justamente o segredo do negócio!

Outra estratégia colocada em prática inconscientemente é a mútua bajulação e a falsa eleição, ao melhor nisso, à melhor naquilo, e os prêmios, quase sempre direconados e com cartas praticamente marcadas,

Mick Jeger, vocalista dos "The Rolling Stones" declarou em uma ou mais entrevistas: " Não sabemos como ficamos famosos, havia pelo menos umas duzentas bandas tocando como nós na Inglaterra!"

Por outro lado, uma pianista clássica coreana, disse também em uma entrevista, que é muito difícil se destacar como pianista na Coreia do Sul, pois depois da Segunda Guerra, todasas meninas na Coreia do Sul esudam eaprendem a tocar piano nas ecolas públicas, enquanto todos os meninos aprendem compulsoriamente computação.


Logo um público em que todos sabem algo, por que ainda admiram um artista, no caso, um pianista?

Por que veem aquele tocar como algo distante e ficam maravilhados? não! apenas reconhecem a dedicação maior do artista, pois cada um desses ouvintes e expectadores, têm outras profissões.

Meu pai foi advogado, mas por hobby, estudou e aprendeu a tocar violão clássico! sempre soube tanto quanto qualquer violonista clássico que viva em qualquer país do mundo, tocando inclusive as peças mais difíceis. Também foi escritor, ecrevendo livros de mais de quatrocentas página, mas nem a ocupação de violonista como a de escritor foram a sua ocupação principal ou de sobrevivência. Por isdo não ficava deslumbrado ao ler um livro de um outro escritor, mesmo famoso ou assistir um concerto de violão em algum lugar. Ele apenas, como eu, fluia, aproveitava a boa arte produzida por outros artistas sem um falso deslumbramento.

Eu posso pintar uma cópia perfeita da Mona Lisa, posso falcificá-la, ela não é impossivel de ser  repintada, mas não vou fazê-lo, apenas admirá-la, não como algo imposível de ser feito, mas por ter sida feita pelo grande Leonardo da Vinci, por tudo que viveu, pensou, sentiu e deixou marcado na história humana. Só isso!



VOCÊ SE INTERESSAR PODE REVISITAR TODAS AS AULAS ANTERIORES APENAS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO:



AULA 001


AULA 006


AULA 007


AULA 008


AULA 009


AULA 010





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores