.
que é um artista, quem é artista, a dificuldade e a confusão é ainda maior. Esse assunto já foi abordado em postagem anterior, ou seja, o trabalho do artista, o fazer artístico, partindo do pressuposto de que a pessoa já compreende o que seja a Arte, compreende duas áreas diferentes.
Essas duas áreas diferentes, poderíamos chamar de estágios diferentes, são o fazer artístico, ou seja o conhecimento e o desenvolvimento de uma técnica, que por si só não faz do executor, um artista, um verdadeiro artista. Para ser um artista pintor, que trabalha com a linguagem da pintura, esse sujeito deve se apropriar da técnica da pintura primeiramente. Conjuntamente ou mais posteriormente tomar conhecimento do já foi feito, do que está sendo feito por outras pessoas, para não correr o risco de reinventar a roda. Aliás esse é um erro muito frequente daqueles que se jactam de serem artista. Isso é História da Arte, estudar e compreender os diversos movimentos, a vida e a morte dos artistas, o lugar e o período em que viveram, etc. Até aí temos um, talvez um professor de pintura, mas não um artista. Para ser agora um artista, ele tem que produzir, com base na técnica adquirida e desenvolvida (quiçá por longos anos, isso e amadurecimento), conhecimento e ainda catalisar em si mesmo o seu tempo, a história e as transformações, angústias e sonhos de seu tempo e transferir isso tudo para a sua obra, seja uma canção, uma música, uma peça de teatro, um filme, uma fotografia, uma pintura, um desenho, um HQ, etc, etc.
E o "artista" de rua? se ele estacionou no primeiro estágio, se avançou até o segundo, se atingiu o terceiro...ele é um artista... se não...não. Entenderam? e não é só o artista de rua...todos os que se propõem a ser "artistas". Ou são, ou não são , por esses simples critérios.
Para ilustrar o que falamos, que tal ver um artista de rua como em todas as grandes cidades do mundo, e também em pequenas cidades. Todos com um trabalho bastante parecido...
.
CARICATURISTA DE RUA
Por Helvécio S. Pereira
Graduado em História da Arte, desenho e plástica pela EBA /UFMG
e em pedagogia pela FAE/UEMG
Professor de duas redes públicas em Belo Horizonte Minas Gerais e ex-formador da GPLI, ligada à Secretaria da Educação da PBH por cerca de seis anos.
Blogueiro desde 2011, professor, compositor, pintor, ilustrador e desenhista