Navegue pelas diversas páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A MELODIA NA MÚSICA. APRENDA A IDENTIFICÁ-LA E AÍ SIM, VOCẼ TERÁ APRENDIDO A OUVIR MÚSICA MELHOR! ATUALIZADO! UMA AULA OBRIGATÓRIA!

Vimos anteriormente sobre os três elementos da Música: o Ritmo, a Melodia e a Harmonia.

Vale lembrar que antes dos gregos criarem a sua música como sistema musical, ela já ocorria como fenômeno humano em outras culturas com diferentes estagios de desenvolvimento. Também é bem possível e quase certo, que os próprios gregos quando inventaram a sua música, e nos legaram como sistema musical, já tinham se beneficiado de experiências e invenções anteriores, entre as quais dos egípcios certamente.

Dessa forma a música já existe em mais 1.500 a 2.000 anos antes da invenção dos gregos e certamente muito mais, pois na Bíblia é mencionada como uma invenção de um dos decendentes de Caim!



Entretanto, em qualquer estágio da invenção da Música ou de um dos sistemas criados em culturas diferentes, esses três elementos sempre estiveram e no futuro estarão presentes:

A MELODIA que é um aproveitamento da fala humana;

O  RITMO que é uma pulsação, uma divisão de tempo, estritamente ligada à nossa biologia, tanto o ritmo mais lento como o mais rápido é limitado pelos diversos ritmos capazes do corpo humano: o ritmo cardíaco humano, a corrida, o caminhar, o escalar calculado, o salto, os rolamentos, etc.

A HARMONIA, uma espécie de ligação, desde uma ligação mais simples até uma mais complexa, entre as notas musicais ( as sete notas ) que são em síntese o tudo na Música.


Em qualquer peça musical, as notas mais agudas tocadas sucessivamente, isto é um após a cessação da anterior é constituem a melodia. Assim como não podemos emitir na fala mais de uma sílaba, fonema, etc, a não ser após o silêncio da ou do anterior, assim também ocorre na melodia na música.


Você já viu sobre as notas musicais ( do,ré, mi, fá, sol, lá e si ), ao compormos uma melodia qualquer, só a título de exemplo nós as colocamos em uma ordem fora dessa ordem, como por exemplo:
dó, sol, mi, ré, dó, la, ré, mi, dó

ou ainda:

dó ( silencio ) mi, mim, mi, (silêncio ) fá,fá ( silêncio ) sol, mi, ré , dó ( silêncio ) e/ou repete-se tudo ou junta-se à primeira sequência, e assim vai indefinidamente.


Ao se criar qualquer fila de notas musicais se está criando uma melodia, que pode ser tocada em qualquer instrumento musical, harmônico ou somente melódico ( uma flauta é um instrumento melódico, um violão ou um piano, um instrumento harmônico! ).

Toda peça musical tem uma melodia principal e outras melodias secundárias, mas como o nome já diz, a principal é a essência de uma peça musical, as outras são enfeites ou ornamentos e podem quase sempre serem esquecidas, ou não executadas e até modificadas, quase livremente.



A própria fala tem enorme influencia na melodia principalmente e no CANTO! a língua portuguesa não favorece grandes vozes, grandes vozes de cantores internacionais ao cantarem em português as mesmas melodias cantadas em sua língua nacional, há um decaimento de potência na voz bastante perceptível. Por isso o rock nacional ser uma mediocridade, no quesito vocalistas. A razão é que no português há muitas vogais abertas que forçam o grito,  a voz de peito e menos a voz de cabeça. ( a gente vai aprender isso lá na frente, ok? )

Já a lingua inglesa e a língua italiana favorecem em muito os grandes cantores e cantoras. Entretanto melodias e estilos mais intimistas como a bossa nova são imbatíveis na nossa lńgua portugesa. A divisão também em certos gêneors musicais são desfavoráveis como samba em alemão, em japonês, em coreano, não soa muito bem, entre tantos outros exemplo.


Logo MELODIA e FALA HUMANA, têm toda uma ligação e dependência.

Como então identificar uma melodia em qualquer peça musical? se você puder transformar um trecho executado por uma flauta, guitarra, piano, sanfona, em uma imitação baseada em "lá-rá-lá-lá", você indentificou a melodia.

Tudo que cantamos nas canções  ( gênero musical que consite na união de uma melodia com um poema/ poesia )  é basicamente melodias.


Na próxima aula falaremos sobe o RITMO e a HARMONIA, ok?

Desculpe mas você acha que iríamos ver e ouvir a péssima música das rádios e tvs no Brasil? há um mundo e muita coisa interessante fora e longe da Rede Globo de televisão ( que junto com a Record, anterior à Rede Globo, ambas já promoveram em períodos diferentes boa música popular no Brasil, isso há muito tempo, para quem não sabe! )

Assista e ouça cada nota musical na apresentação da jovem pianista japonesa, Hirome Uehara:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores