Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 31 de março de 2023

VOLTANDO A FALAR SOBRE A CARICATURA

 O QUE SÃO CARICATURAS?




Caricaturas são retratos, geralmente de pessoas, em que o desenhista, no caso chamado de caricaturista, faz um desenho fiel às características físicas do retratado porém ampliando os presumíveis "defeitos" faciais, corporais, vícios de comportamento, com propósitos claros de desconstrução ( geralmente e novamente de uma figura pública, uma personagem amplamente conhecida ) para mostrar os seus defeitos ou reduzi-lo a condição da mais comum e contraditória das pessoas.

A boa caricatura é de fato impiedosa, não poupando expor o lado mais ridículo que qualquer pessoa possa apresentar. Igualmente não é algo absolutamente justo, pois não pressupõe ser um julgamento público justo com a finalidade de punir quem deva ser punido.

Em geral o desenhista, no caso o caricaturista, escolhe um lado, seja esse lado ideológico ou politico ou de algum outro juízo de valor e quase sempre a caricatura é uma arma impiedosa embora cômica, usada por pessoas, mídias, revistas, jornais, web, para combater e denegrir adversários pois afinal, infelizmente é muito mais eficiente e rápido fazer uma piada do que elaborar argumentos sólidos, factuais para defender os seus próprios pontos de vista em detrimento dos pontos de vistas e opiniões alheias.

A história da caricatura bem como das charges remontam aos séculos XVII e XVIII, variando de região para região, como primeiramente na Europa e depois nas Américas, incluindo o próprio Brasil. Na ausência da fotografia, só inventada posteriormente, os desenhistas retratavam os poderosos e a ilustração acompanhavam os textos com críticas e denúncias ou mesmo defesas ( mais raras ) das personagens de quem se falava.

Modernamente, mesmo com a facilidade e a qualidade das fotografias e toda sorte de imagens as caricaturas embora maldosas e ácidas são bastante apreciadas pelo público em geral que ri das pessoas caricaturadas justamente pela sua aparência denunciadora e patética. Os próprios caricaturados, fonte desta ácida arte, riem de si mesmos ou as fingem ignorar porque afinal, falem bem ou falem mal mas falem de mim. A caricatura lembra, promove e leva a pessoa caricaturada a novos públicos, geralmente mais jovens ou menos afeitos a detalhes e a informações mais consistentes. 

Finalmente a caricatura pode ser somente do rosto ou do corpo inteiro. Quando a cena representa uma ação ou um pensamento mais completo chama-se charge, uma piada, uma anedota em forma de ilustração, geralmente um único quadrinho.Vale ainda lembrar que uma mesma celebridade pode ser caricaturada por caricaturistas diferentes e as caricaturas resultantes serem bastante diversas, representando cada uma apenas um ponto de vista e dando mais ênfase a uma característica "negativa" da pessoa retratada.

A seguir uma galeria de caricaturas de algumas celebridades brasileiras e internacionais.












                                                                              














 


 


 
Helvécio S. Pereira
Graduado em Desenho,Plástica e História da Arte pela UFMG e em Pedagogia pela UEMG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores