Navegue pelas diversas páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OSCAR NIEMEYER,101 ANOS de vida de um artista, de um gênio, segundo o poeta Ferreira Goulart

.


.



Hoje 15 de dezembro de 2008 Oscar Niemeyer completa 101 anos. Alguns não admiram as suas obras e são cruéis em chamá-las de "grandes cristaleiras de vidro". O interessante é que esses críticos não fizeram nada de excepcional e menos com tanta variedade e quase todos eles não chegarão a 101 anos trabalhando e criando. Pena que em um país de maioria decadente festeja-se o contrato de um craque futebolístico de história interessante sem dúvida, mas muito mais ligada ao lado vão da vida do que efetivamente ao mundo das idéias, sentimento, crenças e utopias. Incrivelmente não vi, após horas diante da televisão, uma repetição exaustiva de tal fato, os 101 anos de Oscar Niemeyer, infelizmente. Ele , Oscar, segundo Ferreira Goulart, é artista e gênio. Muitos podem tentar mas não conseguirão se igualar a ele. Parabéns Oscar Niemeyer. Deus o abençoe...com 101 anos e com plena capacidade mental e física apesar da idade , já é benção de Deus ,sem dúvida alguma!

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração[1]. Seus detratores o acusam de ser ingênuo, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos [2]. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília e o MAC de Niterói.



Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.
— Oscar Niemeyer



.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores