Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Deslumbramento diante da Arte

.

Aparentemente normal a atitude que muitos de nós temos diante de algo novo, inusitado, desconhecido. Pelo fato da Arte ser pouco compreendida pela maioria das pessoas (elas apenas têm uma vaga e errônea idéia ), por respeito ou conveniência, elas tem uma atitude comtemplativa diante de uma obra tida como artística ou da pessoa física do artista.

Nas minhas primeiras aulas diante de uma turma de alunos novos, sejam de que idade for,
sempre os inquiro sobre a definação do que Arte é de fato. Após discutidas todas as possibilidades e o que é colocado pela classe mais interessada, a dos artistas, curadores de arte, professores, pesquisadores,etc, coloco para todos que a Arte é uma linguagem. A partir daí é demonstrado que todas as linguagens dentro da Arte são desenvolvidas a partir de habilidades que todos os seres humanos saudáveis têm como representação com linhas, uso de cores, capacidade de modelagem, improvisação, fala e sua variação canto, dança, etc.

Conclui-se a partir daí que não há de fato, nada de extraordinário em se desenhar, pintar, dançar, cantar, etc. Todos em tese podem, se quiserem e se dipuserem poderão em alguma medida fazerem algumas dessas
coisas. Por que então ter essa atitude de deslubramento desnecessária diante de algo que alguém faça ou pela
própria pessoa? E em que medida a ob ra feita por alguém mereceria algum destaque ou maior reconhecimento?
Devo olhar para a obra ou para a pessoa do artista? Ou ainda o que é expresso através da obra, a discussão que provoca sejam mais importantes?

Voltamos a esse assunto em outro post enquanto esperamos que haja a mesma discussão e indagação entre vocês.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores