Navegue pelas diversas páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Artista...artista de rua

.



 As pessoas já têm alguma dificuldade em ter uma noção mais próxima do que seja a Arte. O
que é um artista, quem é artista, a dificuldade e a confusão é ainda maior. Esse assunto já foi abordado em postagem anterior, ou seja, o trabalho do artista, o fazer artístico, partindo do pressuposto de que a pessoa já compreende o que seja a Arte, compreende duas áreas diferentes.

Essas duas áreas diferentes, poderíamos chamar de estágios diferentes,  são o fazer artísitico, ou seja o conhecimento  e o desenvolvimento de uma  técnica, que por si só não faz do executor, um artista, um verdadeiro artista. Para ser um artista pintor, que trabalha com a linguagem da pintura, esse sujeito deve se apropriar da técnica da pintuura primeiramente. Conjuntamente  ou mais posteriormente tomar conhecimento do já foi feito, do que está sendo feito por outras pessoas, para não correr o risco de reiventar a roda. Aliás esse é um erro muito frequente daqueles que se jactam de serem artista. Isso é História da Arte, estudar e compreender os diversos movimentos, a vida e a morte dos artistas, o lugar e o perído em que viveram, etc. Até aí temos um , talvez um  professor de pintura,mas não um artista. Paraq ser agora um artista, ele tem  que produzir, com base na técnica adquirida e desenvolvida ( quiçás por longos anos, isso e amadurecimento ), conhecimento e ainda catalizar em si mesmo o seu tempo, a história e as transformações, angústias e sonhos de seu tempo e transfoerir isso tudo para a sua obra, seja uma canção, uma música, uma peça de teatro, um filme, uma  fotografia, uma pintura, um desenho, um HQ, etc, etc.

E o "artista" de rua? se ele estacionou no primeiro estágio, se avançou até o segundo, se atingiu o terceiro...ele é um artista... se não...não.Entenderam? e não é só o artista de rua...todos os que se propõem a ser "artistas". Ou são, ou não são , por esses simples critérios.


Para ilustrar o que falamos , que tal ver um artista de rua como em todas grandes cidades do mundo, e também em pequenas cidades. Todos com um trabalho bastante parecido...

.

CARICATURISTA DE RUA


.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores