Navegue pelas diversas páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DESENHO E ILUSÃO DE ÓTICA, DO ARTISTA JUSTIN BEEVER ( ATUALIZADO! COM NOVAS IMAGENS E DESENHOS DE RUA )

O leigo confunde desenho com realidade, entretanto o desenho é apenas uma representação de algo que já se conheça. É impossível desenhar algo que nunca tenha sido visto por alguém. No máximo será apenas uma pálida semelhança de algo existente e conhecido. 

Abaixo uma amostra de trabalhos feitos em desenho em calçadas, passeios públicos, que vistos de determinados ângulos produzem a ilusão como fotografada abaixo.

  1. Julian Beever é um artista inglês de Chalk art que cria desenho tridimensionais utilizando giz como material. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose.
    O termo anamorfose (anamorfismo) (do grego ἀναμόρϕωσις, translit. anamòrfoṡis "reformação, retorno da forma, reiteração da forma, reversão da forma", derivado de ἀναμόρϕωσις: "formar de novo"; de ανά, translit. aná: "no alto, em cima; no alto de, sobre; de baixo para cima" + μορφή morphê: "forma") é utilizado em vários áreas do conhecimento - matemática, óptica (com aplicações nas artes visuais), biologia e geologia, com diferentes acepções.
    Processos de transformação, distorção, recombinação, aumento de complexidade, fusões e etc. ocorrem naturalmente, mas também de forma induzida. O conceito de anamorfose aplica-se a qualquer situação onde a base constitutiva transfere suas características para a constituição geral - tal como um fractal, estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala.
    Dada a gama de interpretações que o conceito permite, pôde ser absorvido por diversas áreas.

    Geometria

    Em geometria, anamorfose é a correspondência obtida projetando-se, a partir de um ponto fixo (centro de projeção), os pontos de uma figura pertencente a um dado plano, sobre uma superfície plana ou curva. Sobre esta obtém-se uma figura correspondente ponto a ponto àquela projetada, porém deformada. Correspondências desse gênero se estabelecem, por exemplo, nos fenômenos de reflexão e refração.
  2. ARTISTA: JUSTIN BEEVER
  1. Nascimento: 1959, Reino Unido
  2. Educação: Universidade de Leeds
  3. Obras: Meeting Mr Frog, Push the Boat Out, mais



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores