Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2018

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO LITERATURA

Inicialmente as chamadas HQs ( Histórias em Quadrinhos ) não eram reconhecidas nem como arte nem como alguma manifestação artística de algum valor. Eram vistas inclusive como algo pernicioso à educação. Alçada ao patamar de literatura após mais mais de um século de sua criação, pelo menos no que se refere aos chamados super-heróis, tem como toda literatura o papel diverso, de por exemplo, da matemática como linguagem ou das ciências em geral, mais objetivo e universal tratando do lado pragmático da vida, da realidade, enquanto a literatura se ocupa com o ficcional, a experiência subjetiva e pessoal.

Dessa forma as ciências tratam das coisas mais gerais, mais ou menos imutáveis e universais enquanto a literatura das coisas singulares, locais pessoais e sem a obrigatoriedade da verdade. os quadrinhos dessa forma como literatura se ocupam da ficção, das parábolas, das alegorias. Dessa forma não competem com outras verdades, como por exemplo a verdade religiosa, científica, filosófica, ideológica, transitando eventualmente entre elas sem exatamente lhes opor ou negá-las.

Desse modo também, cumpre o importante papel, de nos tirar da dura e desconfortável realidade desse modo expandir a nossa imaginação, criatividade, uma maior prontidão para o novo, à novas informações, novas realidades, novas coisas, ainda que essas coisas sejam tão diversas e fora da nossa realidade.

Nós como pessoas temos concomitantes duas experiências, a da sobrevivência e a dos sonhos e devaneios. Ambas são absolutamente necessárias.

Pessoas normais tem esse tênue e salutar equilíbrio que as fazem estáveis transitando entre dois mundos. Tal coisa torna capaz o indivíduo, de em um mundo de crescente e complexa informação lide melhor, entenda, compreenda novas inter relações e realidades.

Por Helvécio S. Pereira













Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores