Navegue pelas diversas páginas

domingo, 4 de abril de 2010

DESENHANDO USANDO EDITORES DE IMAGENS










O ato de desenhar está intrissicamente ligado à capacidade  principalmente de ver e observar de quem desenha. O desenhista tem uma mente capaz de registrar o que é observado e dependendo de seu temperamento poderá traduzir essa observação sintética ou analíticamente. Analítica se registra através de suas linhas e traços o máximo de detalhes, aproximando o seu registro da realidade, sendo uma cópia da mesma o mais exato possível. Sintética se capta detalhes, julgados por ele mais importantes e inconfundíveis.

O senso comum indica que desenhistas e demais artistas nascem com um "dom especial". Isso é apenas verdade em parte, pois se entendermos que certas caracterísiticas mentais e motoras são importantes para que o indivíduo desenhe, por outro lado alheia a cultura e a contribuição de outros que produzam desenhos, antes dele e ao seu redor, a sua produção gráfica e maneira portanto de desenhar podem ficar indefinidas. Por outro lado, guardadas as proporções, qualquer pessoa pode, é passível do aprendizado do desenho, assim como dirigir um automóvel, andar de bicicleta, nadar, ler e escrever, aprender um outro idioma.

Hoje o computador e aplicativos instalados em seu sistema operacional podem automatizar os processos mentais do desenho a partir de fotografias, simulando estilos e os muitos elementos que se cruzam em um trabalho artístico, como tipo de lápis, de pincéis, de papéis e outros suportes. Além da correção, rearranjo, corte, adição, sobreposição, etc. Abaixo um exemplo de uma fotografia de moda "transformada" em desenho. Um desenhista pode conseguir o mesmo resultado do mostrado abaixo mas é impossível não se reconhecer o resultado artificial atingido pelo uso do aplicativo, por não conter "erros" ou decisões variáveis que certamente um artista tomaria. É um desenho "sem emoção" demais, mas mesmo assim bonito e inteirametne apropriado a certas aplicações. Usou-se, no caso, alguns filtros e o programa usado foi Editor de Imagens GIMP 2.68, um editor de imagens de código aberto, gratuito, tanto para as plataformas Windows, Linux e Mac.

Trata-se apenas dos quase infinitos resultados passíveis de serem conseguidos a partir da mesma fotografia ou imagem. O gosto e a sensiblidade final do artista é que possibilitam a escolha final. Vale a pena dizer que esses editores de imagem possibilitam que sabe ver mas não tem o treino ou a acuidade manual para o desenho. Entretanto o resultado melhor só obtido por quem além de saber usar o programa como ferramenta que agilisa o trabalho sabe desenhar também com lápis e papel.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores