Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

QUAL A IMPORTÂNCIA E A UTILIDADE DO DESENHO?

Muitas as vezes a capacidade mais natural de desenhar é vista como algo tão singular que aparentemente outras pessoas podem se sentir inconscientemente desestimuladas em tentar fazê-lo.

Se é verdade, por um lado, que as pessoas apresentam e até precocemente capacidades e habilidades bem específicas para determinadas atividades, também é verdade, que dentro de certos limites razoáveis, a imensa maioria das pessoas se ensinadas podem aprender uma série de coisas e fazê-las tão bem que poderia ser confundida com uma capacidade, digamos, "natural".

Desenhar portanto é uma atividade ou capacidade humana a ser aprendida e desenvolvida, como todas as demais, como nadar, andar de bicicleta, pilotar um Boeing, mergulhar, saltar de paraquedas, etc. Uma atividade a ser aprendida e desenvolvida como outra qualquer, inteiramente acessível a todas as pessoas, ou pelo menos à maioria delas.

Se desenhar é uma habilidade ou capacidade a ser facilmente desenvolvida tendo-se tempo e foco, qual a utilidade ou vantagem em se aprender a desenhar?

Antes de responder essa questão, devemos nos lembrar que nem todo desenho é "artístico", na verdade a maioria dos desenhos não são desenhos artísticos, mas desenhos aplicados, utilitários, meio de comunicação gráfica e visual.

Artistas produzem desenhos e fazem que esses desenhos produzidos por eles por um leque complexo de razões seja de fato artístico mas a maioria dos desenhos servem apenas a nossa complexa e urgente necessária necessidade de comunicação.

Tantos os desenhos artísticos como os não artísticos, chamados de desenhos aplicados, precisam ser entendidos, compreendidos, por razões diversas, e desse modo quando nos propomos a aprender a desenhar ( codificar imagens e formas ) ou decodificar esses vários e diversos desenhos captamos racionalmente o que está sendo dito através deles ( artísticos e não artísticos ).

Alguns nesse processo que não é curto na maioria das vezes e nem com um ponto final, se especializam profissionalmente como desenhistas, outros, a  imensa maioria passará a ver coisas que não captavam a sua atenção no mundo, na realidade, no que é visto ao seu redor diariamente.

Há ainda o fato de que compreensões de realidade abstratas expressas em outras linguagens ou demonstradas teoricamente através de outros processos podem agora ser muito mais facilmente entendidos através da visualização ou virtualização demonstrada graficamente através do desenho.

Finalmente, desenhar ou aprender a ver um desenho, compreende-lo em sua complexidade ou síntase, é ter um olhar mais rebuscado e atento ao mundo, às coisas e aos seres ao seu redor.


Por Helvécio S. Pereira


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores