Navegue pelas diversas páginas

domingo, 18 de fevereiro de 2018

A ARTE PODE SER FONTE DE COMPREENSÃO DO MUNDO E DO PRÓPRIO SER MAS ISSO NÃO É UM VALOR DELA MESMA. COMO COMPREENDER TAMANHA VARIEDADE E COMPLEXIDADE?













C
omo já visto e algo a ser reiterado, o caráter da Arte é o de ser uma linguagem complexa que sempre ultrapassa, vai além da maneira ou modo comum, corriqueiro da comunicação humana, indo, dessa forma além da comunicação oral, gestual ou escrita direta.

Logo estudar ( e compreender ) a Arte significa direta e objetivamente compreender algo complexo, não simplório, simples,quer gostemos ou não e que influencia decisiva e fortemente as nossas vidas.

Significa desse modo também compreender através da Arte quem somos e o também o mundo em que vivemos.

Entretanto a Arte vem a existência mediante artistas, na verdade todo tipo de artistas e de fazedores de Arte, com pouca profundidade, nenhuma profundidade ou com grande genialidade e conhecimento das coisas. Desse modo há todo tipo de resultado, resultados que ajudam a compreensão das coisas que expandem a criatividade ( inclusive na ciência e na tecnologia ) e o inverso

A Arte tem também indiscutivelmente ligações com as diversas formas de organização humana, sejam políticas, ideológicas, religiosas ou comportamentais.

Presente em todas as áreas e manifestações humanas socialmente construídas e desse modo servindo cega e servilmente a todos os propósitos.




Mas a Arte, sob essa compreensão é mesmo útil, recomendável, quase obrigatória pelo seu benefício, benefício esse controlado, não gratuito ou automático?

Sim. A Arte apreendida em toda a sua totalidade complexa, torna uma pessoa de compreensão rasa mais sofisticada, com pensamentos e ideias mais duradouras e capazes de alcançarem mais pessoas por mais tempo e quase sempre positivamente.

As peças musicais do grande compositor alemão  J. S. Bach, o personagem Tarzan de Edgar Rice Burroughs, a personagem do Batman ( 1939 ) ou do Superman ( 1938 ) as canções dos Beatles, Água de Março de Tom Jobim, Caetano Veloso com a sua singular canção Sampa, a animação Avatar, os filmes de John Cameron ou as performances da grande e jovem pianista chinesa Yuja Wang, os romances de Jorge Amado, todos são manifestações artísticas de autores artistas que registram e transmitem um conjunto complexo de percepções e ideias acerca de nós mesmos e da nossa passageira e multifacetada história no mundo.

Finamente o reflexo dessa complexidade enorme produz resultados amplos e diversos em um contingente incalculável de pessoas. Reflexos benéficos, patéticos e até negativos. Mas é infinitamente preferível termos uma melhor compreensão da Arte e da vida a não se ter nenhuma.


Por Helvécio S. Pereira




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores