Navegue pelas diversas páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Arte como a grande ilustração da vida

.



Na imagem acima os círculos olímpicos projetados ao alto no "Ninho de pássaros" em Beijing China, por ocasião da 29ª olimpíadas modernas.

A ilustração consiste em qualquer imagem que nos ajude a compreender um fato ou processo. Uma parábola é uma ilustração. Um relato é feito e os fatos contidos nesse relato refletem uma realidade que se queira apresentar paralelamente. Muito conhecidas as parábolas proferidas por Jesus Cristo eram ilustrações.

Realidades que soavam como novidades e portanto de difícil acesso aos seus ouvintes eram mostradas através de parábolas. Curiosamente as parábolas só eram realmente compreendidas após uma explicação.

Modernamente dependemos do mesmo processo para que as nossas comunicações sejam efetivamente entendidas ou entendidas mais rápidamente.

A arte através de suas linguagens tem importante papel nessa comunicação cuja ilustração consiste no seu principal elemento.

A ilustração por meio de um relato,escultura, desenho ou seja por meio de uma imagem
idealizada completa ou substitui a mensagem verbal, objetiva. A Arte quando compreendida de forma correta, numa relação correta funciona como a grande ilustração da vida por meio da contribuição coletiva de gerações e gerações de artistas de todas as classes sociais, de diferentes etnias, culturas, regiões, etc.

A Arte por si não explica a vida, nem detêm a verdade absoluta das coisas, é apenas resultado do pensar, do sentir e da crença de multidões de indivíduos que erram e acertam, avançam e retrocedem e que tem como galardão, recompensa apenas o sentimento
presunçoso de ser diferente, fazer coisas além do que os outros seres humanos podem fazer.

Olhando para o que se produz através da Arte, para o que é expresso através das obras e produções artísticas posso entender o meu mundo, a minha espécie humana, a mim mesmo. A grande parábola da vida está diante de mim. Sozinha ainda não entendo, não
compreendo, mas tudo que ele me possibilita ver, sentir, ouvir, consiste numa grande
massa ilustrativa de outro discurso mais objetivo, diverso da subjetividade e complexidade da linguagem artística.

A religião pode me falar através de seu discurso verbal acerca da divindade mas as torres dos templos, mudas e solitárias, podem levar-me a supor que exista algo acima do mundo com suas vicissitudes. Sem nenhuma palavra elas me falam. do mesmo modo em outras áreas, tratando de outros assuntos, dilemas individuais ou universais.

Talvez até colocar a prova em um único instante as minhas dúvidas e crenças.


.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores