Navegue pelas diversas páginas

sábado, 9 de agosto de 2008

CHINA ...A Arte no seu esforço de descrever a realidade

*



Na postagem anterior falei sobre o papel da Arte juntamente com outras áreas do conhecimento humano de levar-nos a conhecer o lugar que ocupamos na existência quem e o que somos.

Não falarei mais sobre isso por agora mas quero que vejam um bom exemplo disso através do teatro, cuja palavra originalmente, siginificava "ver".

Que melhor exemplo, que exemplo mais atual que o grande espetáculo da abertura das olimpíadas na China ocorrida recentemente?

Particularmente a parte do espetáculo em que o veterano atleta chinês corre voando em uma grande volta ao estádio apelidado de "ninho do pássaro", corre com a tocha acesa na mão enquanto um rolo de pergaminho se desenrola sob os seus pés simbolizando o grande esforço humano pela excelência e a fixação em atingir um objetivo nobre, exaltado, dignificante.


Vale lembrar que o diretor e responsável pelos grandes efeitos da abertura foi o mesmo diretor do exepcional filme " O clã das adagas voadoras". O seu nome é Zhang Yimou.
Cerca de 91 mil espectadores assistiram o espetáculo cuja cuminância foi o acendimento da pira olímpica que permanecerá acessa até o ultimo dia dos jogos,
vinte e quatro horas por dia na cidade de Beijing, China.


Delicie-se com esse vídeo dando os devidos descontos a algumas abobrinhas ditas por Galvão Bueno durante a transmissão da rede Globo e corroboradas por seu colega de transmissão.

Pena também, é que "teatro","espetáculo teatral" é para ser visto somente. Deve prestar-se atenção devida a riqueza de elementos trabalhados conjuntamente. Parece apenas um detalhe, mas um detalhe sem dúvida alguma, importante. Ignorá-lo faz com que o espectador perca bastante do espetáculo da forma como os seus realizadores o idealizaram.

Os locutores deveriam ficar mudos ou falar o menos possível, o espetáculo é a grande mensagem, fala por si mesmo...com tudo que ele traz consigo, a música,os diversos elementos simbólicos,o próprio ritmo, etc.

Os chineses conseguiram realizar um grande espetáculo teatral cuja abordagem central
é o homem, o ser humano na sua busca pela excelência.

*

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores