Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"OUR BODY" A ARTE INCOMPREENDIDA, PROIBIDA NA FRANÇA




Mais uma vez a exposição de corpos humanos reais, dissecados e colocados convenientemente em blocos de acrílicos transparentes, provoca acirrada polêmica, resistência por parte de certos setores, e é proibida em um segundo país, a França vanguarda em setores como tecnologia, astronomia, Arte, etc. A exposição havia sido vetada uma vez antes na Venezuela, justificadas por declarações nem um pouco sutis do próprio presidente Hugo Chaves.

Afinal seriam esculturas feitas com técnicas pouco convencionais expressando uma visão artística de nossa própria existência ou não? Seja como for cumpre um papel certamente artístico, o de provocar polêmica, discussões e medo, muito medo por parte de pessoas e setores, que passam a combatê-la como foram combatidos artistas em várias ocasiões importantes da história humana, por religiosos, por regimes polítiocos partidários de certas ideologias.

Afinal o que é "Our Body"?

Trata-se da mostra intitulada "Our Body". Abaixo imagens da mostra e recortes da repercussão da mostra na imprensa em geral.

Exposição de corpos humanos proibida em Paris

A exposição de cadáveres humanos "Our Body, à Corps Ouverts" foi proibida em Paris, esta terça-feira.


Um juiz parisiense ordenou a suspensão do evento que decorria desde 12 de Fevereiro no Espaço Madeleine, na capital francesa, em nome da defesa dos Direitos do Homem.

O magistrado baseou a sua decisão numa lei de Dezembro de 2008 que alarga os direitos das pessoas aos cadáveres. O responsável, citado pelo Le Monde, acredita que "o espaço destinado pela lei aos cadáveres é o cemitério" ou a cremação. O juiz acrescenta que a comercialização dos corpos é "um atentado ao respeito dos cadáveres".

Exposição de corpos humanos proibida em Paris

A exposição deverá encerrar em 24 horas, tendo uma multa de 20 mil euros por cada dia de atraso. A decisão também implica a condução dos 17 corpos de homens e mulheres chineses às autoridades públicas. A multa acresce mais 50 mil euros por dia de atraso na sua entrega.

Esta decisão vem após a chamada de atenção de duas associações francesas contra a pena de morte, que temem que estes sejam cadáveres de pessoas condenadas à morte na China.



O gerente da empresa organizadora, refere estar "estupefato". Segundo o responsável, "não existe nenhum atentado ao respeito dos mortos, uma vez que o evento não é uma exposição artística"(segundo ele em defesa da mostra) mas sim "pedagógica".

A organização explica que tem toda a documentação necessária sobre os corpos e que foi a China que os doou à ciência.














A Our Body, à Corps Overts já percorreu várias cidades do mundo, entre elas as localidades francesas de Lyon e Marseille. Os organizadores afirmam que 30 milhões de pessoas já visitaram esta exposição.

Mais:
Our Body é apresentada com 17 cadáveres humanos reais que foram
submetidos a uma técnica de conservação com polímeros, o qual evita o processo de decomposição natural.
Os corpos se apresentam dissecados em diferentes posições que
permitem apreciar os diferentes órgãos.
Trata-se de uma amostra anatômica educativa com caráter científico, segundo seu empresário, Pascal Bernardin, quem disse que apelaria a decisão.
Apresentada nesta capital desde 12 de fevereiro último, a
exibição devia finalizar no dia 10 de maio para ser exposta no Parque Floral, situado nos arredores de Paris, até agosto próximo.Desde sua inauguração, organizações de direitos humanos franceses realizaram protestos levando-as aos tribunais com o argumento que os mortos devem ser tratados com dignidade e decência.
Our Body teve apresentações prévias em Marselha (sudeste), e Lyon (centro-este).

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores