Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O DESENHO - USO DAS TECNOLOGIAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS I




.

Nas centenas de aulas que dou todos os anos para as mais diferentes turmas de alunos é notória a facilidade que alguns têm para o desenho. Essas pessoas são, de alguma forma dotadas genéticamente, para antes dos outros e com uma facilidade intuitiva , perceber detalhes com a profundidade, a perspectiva correta, textura, proporção, cores, formas ,etc. Na verdade o bom desenho só é conseguido com estudo, muita prática e maturidade que fará com que o desenhista tenha uma certa personalidade e o seu traço e estilo sejam reconhecidos como uma assinatura.

De um modo ou outro o desenho oscila entre o realismo, um esforço em registrar fielmente a realidade ( algo impossível mesmo porque o desenho é apenas uma representação da realidade, nunca a realidade ) e uma caricatura daquilo que vemos. Caricatura aqui não é o estilo de desenho nascido entre o final do século XVII e XVIII na França com conotação de crítica social e política. Caricatura é o tipo de desenho que se opõe ao desenho de observação com forte cunho de realidade.

Se o desenhista não tem uma formação completa, ele certamente cometerá erros nos desenhos que faz.O que é diferente quando esse desenhista ópta por registrar de forma diferente, criando uma tendência, uma representação mais sintética ou mais abstrata, ou mais gestual, etc e sabe desenhar como era o caso de Pablo Picasso entre tantos desenhistas importantes dentro da História da Arte. Picaso quando, junto com outros estruturou o cubismo, ele e seus iguais já sabiam desenhar e muito bem, quando optaram pela nova maneira de representação da realidade. O que se vê, no entanto, são pessoas desenhando e ainda que o seu desenho tenha certas características louváveis apresenta erros
de representação que o observador que conheça um pouco mais de perspectiva
de luz e sombra perceberá rápidamente.

Estou dizendo issso para servir de introdução a um assunto atual: a tecnologia e os softwares que possibilitam produzir desenhos com alto grau de realismo. Notem que esses programas não substituem o conhecimento, a técnica e o olhar treinado do desenhista mas agilizam o seu trabalho e o poupam de erros
primários que poderiam ser facilmente cometidos.

Acima uma amostra de trabalhos feitos com o uso dessas tecnologias. EM próximo post estarei falando de alguns desses programas e como usá-los em conjunto para se obter um melhor resultado. Só para adiantar: os dois processos representam vantagens para o resultado final. O desenhista que sabe desenhar pode, sem constrangimento, se socorrer das tecnologias disponíveis para obter um excelente resultado final.

.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores