Navegue pelas diversas páginas

sábado, 13 de agosto de 2016

VIOLONCELO OU SIMPLESMENTE CELLO, UM INSTRUMENTO POUCO VISTO E OUVIDO COMO PROTAGONISTA NA MÚSICA COM A CELISTA NATALIE CLEIN




O Violoncelo teve origem no esplendor musical do Século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas. Esse singular instrumento musical foi usado principalmente como instrumento acompanhante até o século XVIII, quando passou a ser importante como instrumento solista nos quarteto de cordas. Bach e Beethoven foram os primeiros a usar o violoncelo em grande parte de suas composições. A partir daí, o violoncelo se tornou popular entre as famílias reais. Andrea Amati foi um fabricante de violoncelo que se tornou primeiramente conhecido. Ele fez violoncelos para Charles IX, o rei francês.

Os filhos de Amati, Girolamo e Antonio, também se tornaram fabricantes de violoncelo. Nicolo Amati, neto de Andrea Amati, ensinou ao lendário Antonio Stradivari o processo de feitura do instrumento. Embora mais conhecido por seus violinos, Cellos Stradivari fez bem, e os seus violoncelos valem milhões de dólares hoje. Quando o violoncelo foi fabricado pela primeira vez, ele não tinha um pino de suporte na parte inferior. Acrescentou-se depois uma vara esculpida de madeira para segurar o violoncelo, enquanto ele tocava. Para tornar o cello mais fácil de tocar, o seu tamanho também foi aumentado em altura e largura. O tamanho do violoncelo que você vê hoje foi padronizado por Antonio Stradivari.

O papel do violoncelo foi muito diversificado em seus primeiros duzentos anos, geralmente participando no acompanhamento e na execução da linha de baixo de várias formas de música. No XV, XVI, XVII e séculos, os membros da família do violino foram considerados particularmente apropriado para a música sacra. No entanto, os cellos não foram utilizados exclusivamente nesses papéis e representações artísticas e pesquisas indicam que eles foram usados ​​para todos os tipos de eventos, desde casamentos até música estridente nas tabernas da aldeia.

A discrepância entre o grande volume de música para o violino no século XVII, e a falta dele para o violoncelo pode ser melhor entendida à luz de dois fatores. Primeiro, a escrita idiomática para um instrumento específico estava apenas começando a se desenvolver, e em segundo lugar, mesmo a escrita idiomática utilizada antes para o violino não necessariamente exclui as vozes mais profundas da família do violino. Violoncelistas, considerando-se “violinistas” (embora ‘violinistas baixo’), muito naturalmente adotavam o repertório de violino como seu próprio (transpondo-a para baixo uma oitava), não fazendo distinção entre as várias vozes dentro da família dos violinos como é feita hoje com seu repertório solo.

Não foi até o final do século XVII que as primeiras peças para violoncelo solo ou violoncelo acompanhado foram escritas. A forma mais comum para tal peça era o ricarcare. O ricercare barroco era uma peça instrumental, não muito estensa, e em muitos casos pora apenas um instrumento. Ele teve várias funções diferentes na sociedade musical da época: em primeiro lugar, como um veículo para a expressão instrumental secular, e em segundo lugar no culto da igreja em alternância com o coro, seja durante o ofertório ou antes ou depois da leitura dos salmos. Durante estas apresentações, o organista improvisava livremente em uma melodia sagrada ou secular em uma fantasia ou prelúdio.

Às vezes, isto envolveu um toque do profano invadindo o culto na igreja, se não fosse uma melodia sagrada ou linha de canto usado pelo organista. Às vezes, a ricercare consistia de uma peça para mais de um instrumento, caso em que o tema era passado de uma parte a outra em contraponto imitativo sem muito enrequecimento. Não é possível estabelecer uma forma perfeitamente consistente para essas peças. O elo de ligação entre elas era a presença de um tema simples em uma clave definida e ritmo que estabelecia a tonalidade e o estilo musical.

De todos estes desenvolvimentos, o violoncelo se tornou o brilhante solo e instrumento de câmara que é hoje.Durante os séculos XV e XVI, os músicos vieram não só de aceitar, mas para admirar o som do instrumento. Depois, no século XVII, os artistas alcançaram um nível de virtuosismo para inspirar os compositores da época para escrever, idiomáticamente, para eles. Muitos grandes obras foram a seguir, incluindo os seis Suites de JS Bach, desde o início do século XVIII. Os concertos de Franz Joseph Haydn seguiu, e em pouco tempo, o repertório para o violoncelo era de um tamanho a ser contada com.

Hoje a  importância do violoncelo foi garantida no mundo da música ocidental definitivamente. O violoncelo é verdadeiramente um instrumento espetacular para ter sobrevivido por centenas de anos e para ter constantemente ganhado popularidade no séc. XXI. Há uma longa história do instrumento e seus componentes – do arco , da resina , e demais partes do Cello.

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas,

primeira corda-LÁ, segunda-, terceira-SOL e quarta- .



Natalie Clein

Natalie Clein (born 25 March 1977, Poole, Dorset) is a British classical cellist. Her mother is a professional violinist. Her sister is the actress Louisa Clein.



 
Clein started playing the cello at the age of six, and studied with Anna Shuttleworth and Alexander Baillie at the Royal College of Music where she was awarded the Queen Elizabeth the Queen Mother Scholarship. She has also studied with Heinrich Schiff in Vienna. 

Clein came to prominence after winning the BBC Young Musician of the Year competition in 1994 with her performance of the Elgar Cello Concerto. She was the first British winner of the Eurovision Competition for Young Musicians in Warsaw, playing the Shostakovich Sonata and Elgar's concerto. Her other awards include the Ingrid zu Solms Cultur Preis at the 2003 Kronberg Academie and the Classical BRIT Award for Young British Performer of 2005. Clein made her concerto debut at The Proms in August 1997, performing the Haydn Cello Concerto in C major with Sir Roger Norrington and the National Youth Chamber Orchestra of Great Britain. 
In 1999 she was invited as one of the first artists to join the BBC Radio 3 New Generation Artists scheme. She is also a regular chamber musician with such musicians as Julius Drake, Charles Owen and Kathryn Stott, as well as the Belcea Quartet, Jerusalem Quartet, Takács Quartet, and the Nash Ensemble. Clein has collaborated with author Jeanette Winterson on a performance piece which utilises Bach's Goldberg Variations in conjunction with Winterson's text. Clein played at the ceremony of Winterson's wedding to Susie Orbach in 2015. She has also worked with choreographer and dancer Carlos Acosta.Clein released an all-Kodály recording in 2009 on Hyperion Records. 

Previously, she recorded for EMI Classics where her debut recording, a recital disc of Brahms and Schubert cello sonatas with Charles Owen was released in October 2004 on the EMI 'Classics for Pleasure' imprint and her recording of the Chopin and Rachmaninov Cello Sonatas with Charles Owen was released on 25 September 2006. Her EMI recording of the Elgar Cello Concerto, in honour of the 150th anniversary of Elgar's birth, was released in September 2007. Clein joined the professorial staff at Trinity College of Music, London in September 2009. She plays on the "Simpson" Guadagnini cello (1777). 





O violoncelo é um instrumento rico, profundo, que emite sons potentes, não é de admirar que o instrumento tenha sido tão bem sucedido e continua a ser um dos instrumentos musicais mais elegantes e respeitados do mundo de hoje. 

O inventor do violoncelo, foi Andrea Amati da Itália, no início dos anos século XVI, a evolução do violoncelo se deu até o meio do mesmo século, e seu status na sociedade moderna. Músicos famosos são apresentados, incluindo Francesco Alborea (1691-1739) , que foi o primeiro conhecido violoncelista usar posição polegar ; Luigi Boccherini (1743-1805) , que era a único violoncelista excepcional que foi também um distinto compositor. 

Uma grande e recente contribuiçãp se deve à violoncelista contemporânea Yo-Yo Ma , cujo talento e inovação têm chamado a atenção sem precedentes ao violoncelo, enquanto enriquece a música de várias maneiras e une pessoas e culturas em todo o mundo com a beleza da música executada nesse instrumento musical.

Tradução e revisão por Helvécio S. Pereira


fotos de Natalie Clein







Natalie Clein created 'a tapestry of music, all for solo cello, written between 1730 and 2012' during her time in Artangel's boat installation – A Room for London. Watch her performance here:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores