Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO



H
á frenquentemente uma confusão entre o que seja Arte e o que não seja, particularmente no que se refere à linguagem do desenho. Considera-se erroneamente que o desenho seja sempre "arte" embora isso seja longe de ser verdade e o reconhecimento desse fato seja, as vezes, uma divisão muito tênue.

Primariamente o desenho se divide entre desenho artístico e não artístico. O desenho não artístico pode ser chamado de 'desenho aplicado', ou seja o desenho que cumpre uma comunicação, digamos, objetiva ( um mapa, um sinal de trânsito, uma letra do alfabeto, um algarismo, etc ).

Sem dúvida a maior contribuição do desenho para o desenvolvimento humano é certamente a Escrita nas suas várias modalidades.

Mas o que é a Escrita?

Um conjunto restrito de sinais, desenhos, inteligentemente utilizados, sob regras inteligíveis e lógicas que registram a fala humana com enorme e satisfatória exatidão.

Além da complexa comunicação oral utilizada por nós seres humanos, forma de comunicação que antecede inclusive a própria escrita e a linguagem da Arte em uma nível mais alto, temos certamente mais primitiva, "natural" e intuitiva, talvez produzida por certa carga de informação genética, é a linguagem gestual e por consequência o próprio maneirismo biológico e cultural.

Graças à Escrita é que certamente, as diversas culturas, representadas por tribos e nações, conseguiram os consideráveis avanços tecnológicos  e transferências de conhecimento e a conservação de suas próprias memórias e portanto histórias.

Atualmente são 6.912 idiomas no mundo. No Brasil cerca de 190 línguas e dialetos catalogados. Embora esse número seja fonte de dúvidas variando de 900 a 912, passando por 909, algo irrelevante, devido ao fato de algumas serem consideradas conforme estudos uma ou não duas línguas alterando no compto final.

Há de se lembrar que cada forma de escrita inventada segue uma lógica diversa, por exemplo, algumas formas de escrita se escrevem da esquerda para a direita como a nossa escrita com base no alfabeto latino e outras inversamente, da direita para a esquerda, como o árabe e o hebraico.




Mais nos links:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_sistemas_de_escrita

https://www.certaspalavras.net/viagem-pelos-seis-alfabetos-do-mundo/


https://www.todamateria.com.br/tipos-de-alfabeto/


https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/origem-escrita.htm










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores