Navegue pelas diversas páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ATUALIZADO!!! A ESTRUTURA DA GRANDE INDÚSTRIA FONOGRÁFICA GLOBAL VISTA POR DENTRO




I
ndústria fonográfica é a grande e poderosa indústria surgida após a invenção do primeiro processo de gravação e reprodução do som que resultou no velho e bom vinil. O fonógrafo patenteado pelo genial e espertalhão Thomas A. Edson ainda na década de XX ( mais exatamente em 1928 ).

Novas invenções e maneiras de gravação e reprodução viria décadas depois mudando o centro de produção, distribuição e de decisão no mundo. Na década de cinquenta, mais exatamente em 1958, foi criada a fita k-7, um afita magnética portátil, regravável e pronta para reprodução. Tratou-se de uma patente europeia, particularmente alemã. Na década de sessenta, mais exatamente em 1968, outra invenção, a do CD, numa colaboração holandesa, alemã e japonesa revolucionaria uma terceira vez o mundo da música mudando o s ventos na global indústria fonográfica.

Atualmente, tanto em pequenas e em médias cidades pelo mundo, e também nas grandes metrópoles indiscutivelmente, há diversos estúdios de gravação musical, servindo tanto a projetos de áudio com propósitos estritamente comerciais e práticos como propaganda como a projetos e produções musicais digamos mais artísticas.

Esses estúdios acessíveis a qualquer pessoa com um projeto musical possibilitam a qualquer aventureiro produzir o que se convencionou por décadas como um disco musical, para massagear o seu próprio ego, jogar dinheiro fora ou arriscar a ter uma sucesso por essa via, algo conseguido apenas por poucos aventureiros independentes. Há casos semelhantes ao de certa banda que o seu líder vendera um fusca para a a produção de seu primeiro disco, tendo hoje destaque no seu gênero musical. Outro caso, também brasileiro é de um sambista que simplesmente vendeu se apartamento e alugou o melhor espaço no Rio de janeiro para um show e alcançou destaque para o seu nome e suas composições. Entretanto essas são apenas honrosas exceções e não uma regra.

Contudo fama, fortune e portanto destaque em um mundo musical complexo e cheio de armadilhas depende de outros fatores e de boa parte mais complexa dessa indústria fonográfica invisível ao consumidor de música inteiramente leigo.

É verdade também que ao lado da poderosa e excludente indústria fonográfica há aventureiros solitários tocando a sua música autoral ou simplesmente arranjos, reinterpretações ou execução mais exata, todas chamadas de "covers", pelas ruas principalmente das grandes cidades. Quem nunca viu algum colombiano, boliviano, chileno em alguma cidade brasileira, em transportes públicos ou esquinas e praças vendendo seus próprios discos instrumentais com instrumentos regionais andinos, com canções em versões instrumentais consagradas regional ou mundialmente.

Mas como é a estrutura  e organização dessa poderosa indústria? a seguir depoimentos em vídeo e o organograma de como nasce uma peça musical até a sua chegada ao consumidor, fluidor final.

1)  Observe o quadro abaixo de baixo para cima.

Trata-se da estrutura da indústria e da produção de música até chegar no consumidor, seja um consumidor de mídia física, digital adquirida no mercado físico ou ainda virtual.




2) Entrevista com o compositor Benito de Paula com mais de sessenta anos de carreira








3)Entrevista com o compositor e cantor Erasmo Carlos







 


4) Entrevista com o compositor e cantor Djavam





5)Um link de um endereço de um estúdio profissional no Brasil

Um estúdio profissional que presta serviços de produção musical


6) Um link de um endereço de uma empresa duplicadora de Cds e mídias físicas no Brasil

Duplicação de CDs

COMO GRAVAR O SEU CD MESMO QUE SEJA UMA PORCARIA


7) Uma duplicadora industrial de Cds




7) Como registrar uma musica?











8) Regis Tadeu fala sobre o criador ( ou um dos ) da Bossanova João Gilberto





9) Tom Jobim entrevistado por Roberto D'Avila





A corrupção na indústria da música, no mundo e no Brasil. Régis Tadeu conta tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE ACHOU DESSE ASSUNTO?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores