Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

RECORD NEWS x FOLHA DE SÃO PAULO ...UMA PALAVRA RÁPIDA SOBRE O IBOPE

.

Não é o espaço adequado para fazer uma abordagem maior sobre o assunto. Entretanto essa semana o jornal Folha de São Paulo ( e isso é público ) alardeou que a Record News dá traço no IBOPE e que está fora da lista de Tvs pagas com maior audiência. E daí? A Record News foi criada para ser primeiramente uma TV de notícias 24 horas por dia aberta e de graça!

Essa semana morreu o estilista Clodovil Hernandez. Durante uma aula da tarde , numa turma de ensino fudamental, no intervalo, uma aluna de sétima série estava sintonizada a Record News no seu celular com Tv e todos nós ficamos sabendo! Professores colegas meus, estão assistindo o canal e gostando da sua programação. Ontem a noite assisti ao vivo um importante debate sobre o problema das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras. Ontem também estive em uma clínica com consultórios particulares e em um restaurante e estavam lá os televisores ligados na Globo o tempo todo e com o som tão baixo que eram impossível alguém até mais próximo dos aparelhos ouvir alguma coisa. O que se conclui? televisores ligados em shopings, consultórios, restaurantes e inaudíveis valem para o IBOPE e programas que as pessoas assistem e referem-se aos assuntos abordados neles não contam? É claro que para o IBOPE não contam.

Aliás a crítica nem é tanto pelo IBOPE, empresa, instituição, que naturalmente usa metodologia de pesquisa e de estatística reconhecidamente sérios e aceitos. A observação é sobre esse poder mágico dos números que parecem decidir por nós o que é melhor e o que não é.

Por que ainda , se fosse totalmente verdade, um jornal tão importante como a FSP se ocuparia em dar essa notícia para não telespectadores? Aliás diga-se de passagem e poouca gente se recorda e muito mais gente não sabe, a extinta Rede Manchete teve durante um tempo um projeto de Tv só com notícia que durou um certo tempo já próximo a sua falência que veiculava durante todas as manhãs notícias com um âncora. A Tv Manchete tinha excelente qualidade e
poderia superar a Globo, não pode fazê-lo, por ter dívidas, e nem como saudá-las,sem apoio governamental. E por que não o teve? ( !!! ). Nem sempre, na maior parte das vezes não é, honesta a guerra no meio empresarial. E na imprensa então... é bem pior.

Por concorrência, por mais opções, pela quebra de paradígmas, por novos horizontes. A essa turma que a décadas faz uma leitura conveniente do mundo como se fosse a única verdade digamos: fora! queremos ser livres e que as pessoas aprendam e se habituem a serem livres.

E que relação há com a Arte que falamos sempre aqui no blog? Qualquer imposição de pensamento vai contra o verdadeiro trabalho do verdadeiro artista que é o de propor o novo, denunciar e desmitificar, provocar novos pensamentos, novas idéias, colocar a prova o que é aceito sem nenhuma crítica, afirmar o que vale ser reafirmado.

Os canais públicos são mantidos com os nossos impostos , sem audiência, sem retorno social palpável e ninguém nos pergunta se queremos que o tal dinheiro sejam gastos com eles ( e olhem não são poucos milhões por ano, ao contrário, muitos milhões !) . Veja o caso da Rede Brasil... Outros , confessionais como a Rede Vida, se mantém com recursos próprios, o que é absolutamente legítimo, mais será que não algumas benesses no governo ou alguém duvida?

A grande vantagem da internet é que o público pode ter acesso a tudo, incluindo novas opiniões, iguais ou divergentes da de alguns pouco jornalistas que se impuseram a si mesmo como donos da verdade por intermédio de algum órgão de imprensa e que muitas vezes se colocam acima
de tudo e de todos. E eles ainda são pagos para isso.

.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores