Navegue pelas diversas páginas

quinta-feira, 26 de março de 2009

A MÙSICA NO CINEMA






























James Newton Howard foi o compositor da trilha sonora de King Kong. Ele e mais de uma dezena de profissionais são a linha de frente de toda a produção da música que valoriza cada cena e sequência do filme.

Fico abismado, embora já devesse estar acostumado em ver, o fato das pessoas não saberem assistir filmes. As pessoas simplesmente assistem os filmes da mesma maneira que assistem folhetins nas tvs ( novelas ) e da forma mais simplória.
A atenção é apenas direcionada  à história, que nem é história, para usar um vocábulo menos usado no português atualmente, é estória, pois nem verdade é . É ficção, intencionalmente produzida , sim para provocar uma nova leitura e discussão da realidade de cada um, de todos nós.

Não são as pessoas mais simples a não saber assistir um filme, pessoas com escolaridade incluindo cursos superiores. Quem já não assistiu um suposto filme com um chato ao lado que insiste em lhe contar todo o filme antes que você o assista? que a cada cena diz o que acontecerá a seguir? ou que ainda faça comentários descabidos como : "- esse filme é uma mentirada
danada!" Qual filme é não mentira exatamente? o fato de ser uma ficção, uma reconstrução, um reordenamento dos fatos, possuir preenchimentos para lhe conferir o rítmo ideal, já o faz ser diferente da "verdade".

Falaremos disso tudo em outra hora. Um dos defeitos de muitos filmes brasileiros produzidos as dúzias por certa rede de televisão no Brasil ( entre outros defeitos ) é sem dúvida a música. Música em um filme tem que ser escolhida a dedo, desde o compositor, a orquestra, a canção tema, se houver, tudo! E óbviamente é caro, muito caro. Além do mais, compositores, arranjadores, orquestras, além de cobrarem caríssimo, podem e se dão ao luxo de não emprestarem o se nomes e currículo a qualquer coisa que alguém venha a chamar de filme.
Os filmes brasileiros a que me referi sem citar os títulos, incluem em sua "trilha sonora" sucessos de grupos de axé, new sertanejo, rockzinhos e baladas de quem a época da produção a toque de caixa do filme, figuravam nas duvidosas paradas das rádios e shows populares de televisão. Que diferença das grandes e premiadas produções internacionais! Ainda sonham com o Oscar...!
A música em um filme, a trilha sonora, é uma das últimas coisas a serem colocadas em um filme. Na verdade é colocada depois do filme editado, as cenas colocadas em ordem e já cortadas.
O compositor assiste a película, compõe a música por trás de cada cena e quando a orquestra vai gravar, o maestro a rege diante do filme que passa diante dele. Antes tudo é discutido com os produtores e direção do filme. Trabalho de equipe onde há uma sintonia perfeita entre todos.
É algo sensacional!! Por isso que quem sabe o valor da música no cinema, compra e ouve em separado a trilha dos filmes ou quando assiste o filme uma segunda, terceira vez, atenta para esse importante elemento da obra cinematográfica.

NOTA: todas as imagens são da produção musical do excelente filme King Kong e mostram o compositor da trilha sonora, parte dos estúdios da gravação, orquestra, músicos, etc.
Saiba mais assistindo os extras do filme que mostram cada detalhe da enorme e trabalhosa produção de King Kong (2003).Lembrando que filmes de qualidade semelhante demanda o mesmo empenho e trabalho de todos que fazem parte de sua produção. Um bom filme é algo que traz a marca da excelência desde a sua concepção até a sua finalização incluindo a trilha sonora que pode valorizar o que já foi feito ou jogar tudo por terra.

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores