Navegue pelas diversas páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

ONDE NÓS ESTAMOS?


.

Não é de hoje que vários futuros professores, pedagogos, fazem seus respectivos estágios nas escolas em que trabalho, tanto na rede estadual como muncipal de Belo Horizonte. Embora tenham todos , óbviamente, sido alunos durante tantos anos ficam ansiosos e na maioria das vezes estranham o ambiente das escolas hoje, principalmente das escolas públicas ( mesmo que os anos que os separe do fundamental a faculdade não tenham sido tantos ).

Semanas atrás mais uma estagiária de pedagogia após assistir várias aulas de
outros conteúdos veio parar em minha aula de arte. Geralmente todos gostam do tipo de aula dada, tanto alunos do ensino fudamental como do ensino médio. Acho que ela também gostou.
O que quero dizer é da sua pergunta para mim após quinze minutos de aula. Foi mais ou menos essa ( em uma turma de segundo ano do ensino médio noturno com adultos na sua totalidade e grande maioria de pais e mães de família):

" - Eles não fazem MANDALA, DOBRADURAS, essas coisas...?"

"- o que fazem?"

Não sei se vocês todos sabem ou se têm observado grande maioria de professores de Arte se ocupam em dar xerox de mandalas ou atividades de dobraduras várias vezes ao ano e todos os anos seguidos. E se algum professor falta as aulas na escola alguém desenterra alguma mandala e sapeca nos alunos .

A Arte é muito mais vasta que isso e além do mais que manai de enganar a si mesmo e não ter consciência da importância de se ensinar alguém a importância dessa linguagem que é a linguagem da Arte e que impacto positivo ou negativo tem na vida das pessoas, no compor tamento , consumo, relações afetivas, valores, crenças, etc.

O pior disso tudo é alguém que teve pelo menos dezesseis anos de escolaridade e boa parete desses anos foi ocupado com algumas aulas de Arte dadas por alguns professores de Arte e a pessoa não tem a menor noção do que a Arte seja. Imagine como essa pessoa ouve uma música, uma canção, assiste um filme...coisas básicas no consumo de produções artísticas. Ufa!!

Aliás a palavra MANDALA em sânscrito significa círculo e representa uma relação geométrica do homem com o cosmo. Interessante como informação, estudo de religião, antropologia, etc. Como ensino de Arte ( !!!). Onde nós estamos?

COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores