Navegue pelas diversas páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

COMO ASSISTIR UM FILME



A jornalista e escritora Ana Maria Bahiana deu uma excelente entrevista, que foi ao ar no dia 30 de março na Record News no programa Mulheres em Foco, dizendo para os telespectadores como assistir um filme corretamente. Quais devem ser os elementos do filme que o expectador deve direcionar a sua atenção, quais espectativas e qual a  atitude  correta diante de uma obra fílmica?

O que ela está fazendo e é muito bom  e muitas outras pessoas façam isso, é de uma importância enorme para todas as pessoas e para a sociedade. Por que? porque as pessoas não sabemn assistir um filme. Em geral os jornais em suas colunas sobre cinema, as revistas das tvs a cabo com as suas cansativas sinópses, e os necessários e repetitivos dados sobre as produções prestam um enorme desserviço à ignorância das massas porque dão às pessoas a sensação de que elas conhecem a linguagem do cinema. 

No progama ela falou rápidamente sobre a importância da música e da edição no cinema além de enfatizar que o filme quer dialogar com você expectador.  Faço o mesmo a mais de quinze anos anônimamente para alunos do ensino fundamental e médio e para professores em formações em tecnologia de informática. Não pude gravar o programa, pois já tinha perdido um bloco por estar assistindo, por mais uma vez, um excelente filme: "O preço da coragem" com Angelina Jolie.

Ana Maria Bahiana viveu em Los Angeles muitos anos, três décadas pelo menos, convivendo com os artistas e produtores, vendo de perto, toda a indústria do cinema americano.

O curso ministrado por ela tem como título "Como ver um filme". Imagino a surpresa das pessoas ao descobrirem novas atitudes diante de um filme. É o que também percebo em meus alunos a cada aula sobre o assunto.

Ana Maria Bahiana possui um blog no portal UOL. Você deve achá-lo e saber mais detalhes sobre os cursos ministrados por ela e sobre os seus livros.
.

domingo, 29 de março de 2009

BACH e sua música divina

.

Há um evento realizado todos os anos intitulado 24 horas cantando J. S. Bach.
A sua música é tão importante, não śo em termos de estética, como fazer música, estabelecendo fórmulas de harmonia, métrica, melodia, etc.

Bach é considerado o último dos clássicos e o primeiro dos românticos e a sua importância na música erudita é incomparável embora não tenha desfrutado de todo o reconhecimento que lhe seria devido em vida. Mas por justiça toda a sua música é louvada e reconhecida em todos os lugares e por todos que amam e estudam a maravilhosa linguagem da música.

Em uma postagem anterior postei um vídeo em que aparecem dezenas de atrizes tidas como musas da sétima arte, o cinema. A música de fundo é um belo solo de violoncello. No momento da postagem eu sabi que era uma de suas comosições para cellos mas não queria errar no nome da peça. Trata-se do prelúdio da suite nº 01 de J.S.Bach.

Dentre os muitos executantes dessa bela peça encontrados no You Tube escolhi
uma. Espero que gostem como eu gosto. O músico do vídeo é o chinês Yo-yo Ma.






.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A MÙSICA NO CINEMA






























James Newton Howard foi o compositor da trilha sonora de King Kong. Ele e mais de uma dezena de profissionais são a linha de frente de toda a produção da música que valoriza cada cena e sequência do filme.

Fico abismado, embora já devesse estar acostumado em ver, o fato das pessoas não saberem assistir filmes. As pessoas simplesmente assistem os filmes da mesma maneira que assistem folhetins nas tvs ( novelas ) e da forma mais simplória.
A atenção é apenas direcionada  à história, que nem é história, para usar um vocábulo menos usado no português atualmente, é estória, pois nem verdade é . É ficção, intencionalmente produzida , sim para provocar uma nova leitura e discussão da realidade de cada um, de todos nós.

Não são as pessoas mais simples a não saber assistir um filme, pessoas com escolaridade incluindo cursos superiores. Quem já não assistiu um suposto filme com um chato ao lado que insiste em lhe contar todo o filme antes que você o assista? que a cada cena diz o que acontecerá a seguir? ou que ainda faça comentários descabidos como : "- esse filme é uma mentirada
danada!" Qual filme é não mentira exatamente? o fato de ser uma ficção, uma reconstrução, um reordenamento dos fatos, possuir preenchimentos para lhe conferir o rítmo ideal, já o faz ser diferente da "verdade".

Falaremos disso tudo em outra hora. Um dos defeitos de muitos filmes brasileiros produzidos as dúzias por certa rede de televisão no Brasil ( entre outros defeitos ) é sem dúvida a música. Música em um filme tem que ser escolhida a dedo, desde o compositor, a orquestra, a canção tema, se houver, tudo! E óbviamente é caro, muito caro. Além do mais, compositores, arranjadores, orquestras, além de cobrarem caríssimo, podem e se dão ao luxo de não emprestarem o se nomes e currículo a qualquer coisa que alguém venha a chamar de filme.
Os filmes brasileiros a que me referi sem citar os títulos, incluem em sua "trilha sonora" sucessos de grupos de axé, new sertanejo, rockzinhos e baladas de quem a época da produção a toque de caixa do filme, figuravam nas duvidosas paradas das rádios e shows populares de televisão. Que diferença das grandes e premiadas produções internacionais! Ainda sonham com o Oscar...!
A música em um filme, a trilha sonora, é uma das últimas coisas a serem colocadas em um filme. Na verdade é colocada depois do filme editado, as cenas colocadas em ordem e já cortadas.
O compositor assiste a película, compõe a música por trás de cada cena e quando a orquestra vai gravar, o maestro a rege diante do filme que passa diante dele. Antes tudo é discutido com os produtores e direção do filme. Trabalho de equipe onde há uma sintonia perfeita entre todos.
É algo sensacional!! Por isso que quem sabe o valor da música no cinema, compra e ouve em separado a trilha dos filmes ou quando assiste o filme uma segunda, terceira vez, atenta para esse importante elemento da obra cinematográfica.

NOTA: todas as imagens são da produção musical do excelente filme King Kong e mostram o compositor da trilha sonora, parte dos estúdios da gravação, orquestra, músicos, etc.
Saiba mais assistindo os extras do filme que mostram cada detalhe da enorme e trabalhosa produção de King Kong (2003).Lembrando que filmes de qualidade semelhante demanda o mesmo empenho e trabalho de todos que fazem parte de sua produção. Um bom filme é algo que traz a marca da excelência desde a sua concepção até a sua finalização incluindo a trilha sonora que pode valorizar o que já foi feito ou jogar tudo por terra.

domingo, 22 de março de 2009

A BELEZA FEMININA NO CINEMA ATRAVÉS DOS TEMPOS

.


Já disse, embora rápida e superficialmente, da materialidade da beleza feminina no cinema. Trata-se na verdade de uma consequência natural da forma como todos nós aspiramos as
relações entre sêres humanos durante a vida. Qualquer homem normal ao se interessar por
uma mulher e vice versa busca no parceiro atributos estéticos mínimamente desejáveis. Há
exceções? aparentemente sim, mas talvez o processo de alguma forma seja único para todos.
O homem normalmente procura uma parceira de estatura menor do que a dele. A mulher faz
normalmente o contrário, Um homem um pouco mais alto e de compressão física que lhe dê a sensação de segurança. Altura, peso, tipo de cabelo, tez da pele, tipo de sorriso, boca, queixo,
olhar, etc.


O cinema exagera na busca de um homem , ou no caso, uma mulher que reúna, em determinada
época, para determinada geração, um maior número de atributos que impactem o público expectador. Cria esteriótipos ou expõe publicamente uma beleza que alguém já possuía e que era apenas anônima? É um dilema...doce dilema.


Achei no You tube, um vídeo curto com dezenas de rostos de atrizes ao longo da história do cinema. eu gostei, espero que gostem também e reconheçam o maior número de mulheres belas
da sétima arte. Além do mais o solo de violoncelo enquanto vemos as imagens de cada uma das belas mulheres ao longo do tempo, loiras, morenas, ruivas e negras... é magnífico! A música executada é o prelúdio da suite nº01 de J.S. Bach.


A BELEZA FEMININA NO CINEMA

As belas mulheres que aparecem nos filmes que gostamos de ver...na sua maioria loiras mas há
também belíssimas morenas, ruivas , orientais e negras. Não esquecendo também daquelas que
apresentam uma inigualavel beleza mestiça.






















.

Certa vez um aluno de ensino médio perguntou-me por que a estátua da liberdade era uma mulher ( e não é porque "liberdade" é uma palavra feminina em algumas línguas ). Bem, entre outras coisas disse que na Arte, até porque a maioria dos artistas são homens, a mulher é um tema repetidamente explorado e imagem fácil de ser idealizada .

A ficção revela o inconsciente, buscamos e associamos algo a nossa experiência baseados naquilo que sonhamos em ter, bem lá no fundo. Daí a heroina ser bela, e muitas vezes a vilã que se opõe
a ela também o é. Ninguém iria se envolver emocionalmente ao assistir um filme com uma heroina sem atrativos estéticos e notem que não é culpa do cineasta e nem tão pouco do público que assiste o filme,
todos nós somos assim, funcionamos assim. Mulheres almejam homens bonitos, másculos, protetores, inteligentes, etc. Homens reparam em belas mulheres pelos mesmos motivos. Ambos homens e mulheres têm
a sua atenção chamada para um par de heróis igualmente atraentes e merecedores um do outro. Os vilões muitas vezes são concebidos assim,belos , inteligentes como os mocinhos mas opostos no caráter. A trama nos envolve porque ficamos perdidos entre os diversos atributos de uns e de outros. Como pode ser tão bela e tão má...alguém salve essa jovem tão bela e frágil e etc, etc. Assim a trama , a história, nos envolve emocionalmente.

Nas fotos dessa postagem uma atriz canadense ( Rachel Roberts de S1MONE )
e uma australiana: Naome Watts que fez a bela Ann em King Kong de 2005. Ambas belas e feitas mais belas em seus respectivos papéis. É a beleza feminina na bela Arte do Cinema.

CINEMA uma linguagem excepcional


Você gosta de um bom filme como eu gosto? Estarei falando muito sobre cinema nas próximas postagens.

Que tal para aguçar a curiosidade ou a memória um pouco das imagens do filme "Capitão Sky e o mundo do amanhã" ? Trata-se de um filme simplório ou aborda um dilema recorrente e que deva ser discutido pelas pessoas? Tal tema e sua discussão é importante para as futuras decisões mundiais, por parte dos cidadãos e dos governos do mundo? Que registros importantes são feitos no filme? A que público destina-se essa obra fílmica ou é endereçada a todas as pessoas?











.
A Arte é uma linguagem que dentro de si possui outras linguagens que funcionam como variantes da linguagem principal. Elas são inventadas, se desenvolvem ao longo dos tempos adquirem uma gramática própria, adepetos e artistas que as desenvolvem ao máximo almejando a perfeição. O cimema é uma delas. Nas próximas postagens estarei falando aquilo que falo nas minhas aulas sobre cinema extraindo as mensagem de cada um deles e dessa forma ensinando aos alunos como podem "ler" um filme. Embora as sinopses liberadas pelos produtores e encontradas em jornais, sites, revistas especializadas,etc tenham alguma informação a ser sabida, elas como as críticas usualmente encontradas, estatísticas e comparações entre filmes no caso de Oscars, Globos de Ouro, etc, não são suficientes e nem se atêm ao mais importante de um filme.

O ideal é esperar a poeira baixar da época de lançamento, da ida do público aos cimemas e depois com calma fazer uma análise mais isenta e atenta da obra fílmica.

sábado, 21 de março de 2009

CINEMA



CINEMA, do grego " imagem em movimento". A forma de Arte mais
complexa. Tanto que não pode ser executada convenientemente por um só agente, uma só pessoa. A frase de um cineasta brasileiro que ficou para as diversas gerações de futuros cineastas, embora poética, é inconsistente com a excelência técnica do cinema: "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão "( Glauber Rocha). Tanto que desde a sua concepção até a sua realização, inúmeros profissionais emprestam o seu conhecimento e talento para que finalmente se concretize como obra acabada e pronta mas ainda sujeita a idéia que a originou. Pode-se questionar e se criticar a indústria do cinema e o que a move mas os bons filmes não seriam o que são sem a busca da perfeição técnica, da perfeição em cada detalhe,
do conhecimento de cada agente em cada setor da produção do filme, da sinópse a finalização do mesmo.










.



Estaremos falando sobre alguns filmes importantes não exatamente pelo seu valor como produto da grande indústria do cinema mas mais exatamente pelo conteúdo de cada um deles. Coisa que
já fazemos nas escolas que em que dou aulas de Arte, bem antes de dos espaços para cinema -comentado
( que é algo legal e bom de ser feito principalmente quando é bem feito ).

Fazemos isso nas escolas porque faz parte do ensido de Arte e principalmente porque todas as pessoas consome esse tipo de Arte praticamemte sem entendê-la corretamente. Alguém pode reclamar diante de uma escultura contemporãnea, de uma pintura abstrata mas dificilmente dirá em público que não entende o filme. Ainda mais poque todos parecem se ater somente a história do filme que é a coisa menos importante.

Professores, pessoas com curso superior também carecem muitas vezes das informações certas para compreederem corretamente um filme. Se atêm muitas vezes as sinópses que desviam o foco para tudo aquilo que de fato se deva prestar atenção.

Nas próximas postagens um filme importante e interessante será escolhido e estaremos falando coisas bastante interessantes sobre o mesmo. Muito dos resultados e frutos obtidos
nas aulas serão aqui compartilhados com todos que se interessarem.

Como assistir um filme? a que elementos devo estar atento? é a história um elemento importante para se dar toda a atenção a ela ou não?





.

sexta-feira, 20 de março de 2009

RECORD NEWS x FOLHA DE SÃO PAULO ...UMA PALAVRA RÁPIDA SOBRE O IBOPE

.

Não é o espaço adequado para fazer uma abordagem maior sobre o assunto. Entretanto essa semana o jornal Folha de São Paulo ( e isso é público ) alardeou que a Record News dá traço no IBOPE e que está fora da lista de Tvs pagas com maior audiência. E daí? A Record News foi criada para ser primeiramente uma TV de notícias 24 horas por dia aberta e de graça!

Essa semana morreu o estilista Clodovil Hernandez. Durante uma aula da tarde , numa turma de ensino fudamental, no intervalo, uma aluna de sétima série estava sintonizada a Record News no seu celular com Tv e todos nós ficamos sabendo! Professores colegas meus, estão assistindo o canal e gostando da sua programação. Ontem a noite assisti ao vivo um importante debate sobre o problema das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras. Ontem também estive em uma clínica com consultórios particulares e em um restaurante e estavam lá os televisores ligados na Globo o tempo todo e com o som tão baixo que eram impossível alguém até mais próximo dos aparelhos ouvir alguma coisa. O que se conclui? televisores ligados em shopings, consultórios, restaurantes e inaudíveis valem para o IBOPE e programas que as pessoas assistem e referem-se aos assuntos abordados neles não contam? É claro que para o IBOPE não contam.

Aliás a crítica nem é tanto pelo IBOPE, empresa, instituição, que naturalmente usa metodologia de pesquisa e de estatística reconhecidamente sérios e aceitos. A observação é sobre esse poder mágico dos números que parecem decidir por nós o que é melhor e o que não é.

Por que ainda , se fosse totalmente verdade, um jornal tão importante como a FSP se ocuparia em dar essa notícia para não telespectadores? Aliás diga-se de passagem e poouca gente se recorda e muito mais gente não sabe, a extinta Rede Manchete teve durante um tempo um projeto de Tv só com notícia que durou um certo tempo já próximo a sua falência que veiculava durante todas as manhãs notícias com um âncora. A Tv Manchete tinha excelente qualidade e
poderia superar a Globo, não pode fazê-lo, por ter dívidas, e nem como saudá-las,sem apoio governamental. E por que não o teve? ( !!! ). Nem sempre, na maior parte das vezes não é, honesta a guerra no meio empresarial. E na imprensa então... é bem pior.

Por concorrência, por mais opções, pela quebra de paradígmas, por novos horizontes. A essa turma que a décadas faz uma leitura conveniente do mundo como se fosse a única verdade digamos: fora! queremos ser livres e que as pessoas aprendam e se habituem a serem livres.

E que relação há com a Arte que falamos sempre aqui no blog? Qualquer imposição de pensamento vai contra o verdadeiro trabalho do verdadeiro artista que é o de propor o novo, denunciar e desmitificar, provocar novos pensamentos, novas idéias, colocar a prova o que é aceito sem nenhuma crítica, afirmar o que vale ser reafirmado.

Os canais públicos são mantidos com os nossos impostos , sem audiência, sem retorno social palpável e ninguém nos pergunta se queremos que o tal dinheiro sejam gastos com eles ( e olhem não são poucos milhões por ano, ao contrário, muitos milhões !) . Veja o caso da Rede Brasil... Outros , confessionais como a Rede Vida, se mantém com recursos próprios, o que é absolutamente legítimo, mais será que não algumas benesses no governo ou alguém duvida?

A grande vantagem da internet é que o público pode ter acesso a tudo, incluindo novas opiniões, iguais ou divergentes da de alguns pouco jornalistas que se impuseram a si mesmo como donos da verdade por intermédio de algum órgão de imprensa e que muitas vezes se colocam acima
de tudo e de todos. E eles ainda são pagos para isso.

.

ONDE NÓS ESTAMOS?


.

Não é de hoje que vários futuros professores, pedagogos, fazem seus respectivos estágios nas escolas em que trabalho, tanto na rede estadual como muncipal de Belo Horizonte. Embora tenham todos , óbviamente, sido alunos durante tantos anos ficam ansiosos e na maioria das vezes estranham o ambiente das escolas hoje, principalmente das escolas públicas ( mesmo que os anos que os separe do fundamental a faculdade não tenham sido tantos ).

Semanas atrás mais uma estagiária de pedagogia após assistir várias aulas de
outros conteúdos veio parar em minha aula de arte. Geralmente todos gostam do tipo de aula dada, tanto alunos do ensino fudamental como do ensino médio. Acho que ela também gostou.
O que quero dizer é da sua pergunta para mim após quinze minutos de aula. Foi mais ou menos essa ( em uma turma de segundo ano do ensino médio noturno com adultos na sua totalidade e grande maioria de pais e mães de família):

" - Eles não fazem MANDALA, DOBRADURAS, essas coisas...?"

"- o que fazem?"

Não sei se vocês todos sabem ou se têm observado grande maioria de professores de Arte se ocupam em dar xerox de mandalas ou atividades de dobraduras várias vezes ao ano e todos os anos seguidos. E se algum professor falta as aulas na escola alguém desenterra alguma mandala e sapeca nos alunos .

A Arte é muito mais vasta que isso e além do mais que manai de enganar a si mesmo e não ter consciência da importância de se ensinar alguém a importância dessa linguagem que é a linguagem da Arte e que impacto positivo ou negativo tem na vida das pessoas, no compor tamento , consumo, relações afetivas, valores, crenças, etc.

O pior disso tudo é alguém que teve pelo menos dezesseis anos de escolaridade e boa parete desses anos foi ocupado com algumas aulas de Arte dadas por alguns professores de Arte e a pessoa não tem a menor noção do que a Arte seja. Imagine como essa pessoa ouve uma música, uma canção, assiste um filme...coisas básicas no consumo de produções artísticas. Ufa!!

Aliás a palavra MANDALA em sânscrito significa círculo e representa uma relação geométrica do homem com o cosmo. Interessante como informação, estudo de religião, antropologia, etc. Como ensino de Arte ( !!!). Onde nós estamos?

segunda-feira, 16 de março de 2009

ATUALIZADO: A PAISAGEM NA ARTE









.

A faculdade humana de poder traduzir através da linha ou traço o que vê diante de si ou ainda o que imagina em sua mente possibilitou o gosto por um tipo de representação: a paisagem. Desenhada ou pintada ela funcionou, antes da invenção da fotografia, como o registro e a descrição do horizonte visto diante de nós. Teve papel fundamental no registro das novas terras descobertas, contato com novos povos antes desconhecidos e como eram a sua aparência e costumes.

O registro através do desenho da paisagem pode ser fruto de uma memória afetiva. Por exemplo, pessoas que vivem nas grandes cidades colocam em suas salas de estar e de jantar uma paisagem com montanhas, rios, vales, pastagens, etc. Tudo o que sabemos das cidades em um período anterior a invenção da fotografia se deve ao registro através de desenhos e -pinturas de paisagens urbanas de cidades como Paris, Rio de Janeiro, Nova York, Londres, etc. Há de ser lembradas ainda as Marinas, paisagens onde o mar e barcos pesqueiros se fazem presentes.

Nos filmes, histórias em quadrinhos, ilustrações de livros, vale destacar a criação de paisagens fictícias importantes na ambientação das histórias, na construção do mundo necessário para que as personagens ganhem vida. Outra variedade de registro desse tipo seriam os casarios e paisagens rurais.

Entretanto, na pintura, a introdução e o gosto pela paisagem, foi um processo não tão rápido. Após a Reforma Protestante, pintores e desenhistas deixaram de ter a representação de santos católicos como um tema explorado na pintura. Daí nos países protestantes como Holanda, entre outros, os pintores passaram a pintar paisagens e também natureza morta. Porém tais obras só eram encontradas em residências humildes.


A aceitação e um novo status da paisagem e da natureza morta demandou mais duzentos anos só sendo aceita e tendo um novo valor artístico por volta do século XVIII. Prova disso é a extensa obra de Van Gogh que consta de natureza morta, retratos e paisagens.


Por Helvécio S. Pereira




















































COMPARTILHE ESSE POST!

AS MAIS VISTAS NO BLOG

AMADORES...quando vídeo e música se fundem

GALERIA DE ARTE

GALERIA DE ARTE
Retrato de mulher Artista Henrique Maciel BH/MG técnica Grafite sobre papel
Powered By Blogger

Estamos cadastrados no BlogBlogs!

Marcadores